SóProvas


ID
2600335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço, não possuem uma grande admiração por ele.


Nessa situação hipotética, de acordo com os conceitos de poder e liderança,

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Aldo: Delegado de policia (poder legitimado pela lei) / repeitar e consierar (poder referência)

    Paulo: Agente de policia (nada) / Conhecimento (poder competência)

  • Poder de referência ou referente: baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma.
    Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

    Poder legítimo (de posição ou legitimidade): representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.
    (RIBBAS)
     

     

  • Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

    Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.

     

     

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

     

     

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

     

     

    Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

    Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

     

     

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

  • PODERES (FRENCH E RAVEN)

    - Legítimo: autoridade formal, poder do cargo ocupado;

    - Coerção: poder de punição, temor;

    -Recompensa: poder de recompensar as atituldes, baseado nas necessidades;

    -Referência: carisma, identificação com o líder;

    -Perito/ Conhecimento/ Competência: baseado na competência técnica, especialidade e aptidão.

     

    **: depende do cargo

    **: depende do indivíduo

  • Segundo gabarito oficial da Cespe letra C é a correta.

  • "Errei" a questão marcando exatamente a C pelo seguinte: em nenhum momento a questão diz que o Aldo possui competência entre as suas características. Desta forma, exclui-se a A e a D. Paulo não é admirado pela equipe. Portanto, não pode ser a B. Já na letra E, o termo "legítimo" remete ao direito do chefe e não do líder. O chefe lidera através da legitimidade que o cargo lhe dá. Já o líder o faz através autoridade que lhe é conferida pela sua equipe, à qual o faz por vários motivos.

     

    Quanto a letra C, à qual considero correta, o enunciado diz que o Paulo possui competência e isso não se discute. Em relação ao termo "coerção", é só ler essa parte " muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia". Ele não assume esse comando por conta própria. Na polícia, isso deve ser delegado a ele.

  • Errei a questao (marquei a A) por nao lembrar que COMPETENCIA em Administraçao tem o sentido de competência técnica e em direito administrativo, atribuição imposta pela lei. (se esse raciocínio estiver errado, por favor, me corrijam)

     

  • GAB: E

     

    Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular (poder legítimo) , sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas (poder de referência). Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço (poder de competência), não possuem uma grande admiração por ele.

     

     

    Por meio das palavras destacadas fica nítido que Aldo tem o poder legítimo e o de referência.... Segue explicação de cada um abaixo:

     

    PODER LEGÍTIMO = vem da posição que uma pessoa detém. Isto está relacionado com o título de uma pessoa e responsabilidades de trabalho. É o poder que determinada pessoa recebe como resultado de sua posição hierárquica formal da organização.

     

    PODER DE REFERÊNCIA= existe quando a pessoa é bem-querida, respeitada e admirada.

     

    PODER DE COMPETÊNCIA/ CONHECIMENTO/ TALENTO= é quando alguém possui conhecimentos (know-how), competências ou habilidades específicas que fazem de si um especialista. 

     

     

    Fonte: Administração geral para concursos - Giovanna Carranza, pág. 197, ed. 2016.

     

  • Provavelmente os agentes da delegacia jogam um futebolzinho no final de semana com o Aldo, paragenizam-no pela nova caminhonete 4x4 e, principalmente, curtem as fotos da pescaria do Aldo com o filho no Facebook.

  • Tem duas perguntas dessa uma gabarito C e essa Gabarito E ?

  • A questão trata das fontes de poder.

     

    Analisando as características de Aldo e Paulo, pode-se destacar, em cada uma, dois tipos de poderes. Vejamos:

     

    Ø     a equipe assim visualiza Aldo: é delegado titular (poder legítimo), respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas (poder de referência);

     

    Ø     a equipe assim visualiza Paulo: seguem suas orientações pelo seu grande conhecimento, mas não o admiram (poder de competência).

     

    Assim, a única alternativa que possui combinação exata para a análise é a letra e.

     

    by neto..

  • Gab E

    Tem uma questão igual a essa porém foi para a prova de Investigador, por isso as alternativas trocadas.