SóProvas


ID
2600683
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público que visa a obtenção de estabilidade deverá atentar para o cumprimento de alguns requisitos. Analise as assertivas e aponte a sequência CORRETA, de acordo com os pressupostos elencados na Lei nº 8.112/90 e na Constituição Federal de 1988.


( ) Aprovação em concurso público.

( ) Nomeação para cargo de provimento efetivo.

( ) Dois anos de efetivo exercício.

( ) Três anos de efetivo exercício.

( ) Aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão constituída para essa finalidade.

Alternativas
Comentários
  • Letra: C

    São quatro os requisitos para a aquisição da estabilidade, vejamos:

     aprovação em concurso público;

     o cargo deve ser de provimento efetivo;

     três anos de efetivo exercício;

     aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade

    Lei nº 8.112/90.

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19).

    Art 41: § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Correta, C

    Requisitos para a aquisição da estabilidade:


    - Aprovação prévia em concurso público;


    - O cargo deve ser de provimento efetivo (ou seja, não pode ser cargo em comissão)


    - Três anos de efetivo exercício (o prazo de 2 anos da 8.112/90 é inconstitucional)

    - Aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    Complementando:

    Não confundir Estabilidade com Efetividade:

    Estabailidade > é direito do servidor EFETIVO, após cumprido o período de estágio probatório de 3 anos e que sua avaliação de desempenho seja aprovada por comissão instituida para essa finalidade.

    Efetividade > é o servidor que é aprovado em concurso público de provas ou de provas e titulos para cargo de provimento efetivo.

  • Art 41: § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Mas se ele já é servidor público, como pode precisar ser aprovado em concurso público?

    Minha resposta letra D

  • Li até 8.112/90 .. Já viram né ..

  • só precisava saber da aprovação e três anos de exercício

  • Alternativa C

    O estágio probatório coincide com a aquisição de estabilidade.

     

  • A questão inicia dizendo o seguinte "O servidor público...". Sendo assim, estaríamos falando de alguém já aprovado em concurso público!

    Minha resposta: D

  • Tem como um servidor público conseguir a estabilidade sem ser aprovado em concurso público?! Absolutamente, Não! Portanto, não interessa se a questão afirma que "O servidor público que visa a obtenção de estabilidade". O concurso público é uma condição obrigatória para a estabilidade. Logo, podemos afirma que é a leta "C".

  • Caso a questão não falasse em constituição a alternativa certa seria a letra A, pois falou a luz da lei 8112, como falou da constituição e da lei a constituição prevalece, está aí o motivo da letra C ser a correta.

  • GABARITO: C

    Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

    Art 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade

  • Analisemos as assertivas propostas:

    ( V ) Aprovação em concurso público.

    De fato, somente servidores que tenham sido aprovados em concurso público podem vir a adquirir estabilidade no serviço público, o mesmo não se podendo dizer daqueles nomeados para cargos em comissão ou contratados temporariamente.

    Neste sentido, o teor do art. 41, caput, da CRFB:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Na mesma linha, o art. 21 da Lei 8.112/90:

    "Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício."

    ( V ) Nomeação para cargo de provimento efetivo.

    Os mesmos dispositivos normativos acima colacionados demonstram o acerto em se sustentar ser necessário que o servidor ocupe cargo de provimento efetivo para que possa adquirir estabilidade, não bastando que o cargo seja de provimento em comissão ou que o servidor esteja no exercício de função temporária.

    ( F ) Dois anos de efetivo exercício.

    Embora o texto da Lei 8.112/90 ainda disponha no sentido de que a estabilidade é adquirida após 2 anos de efetivo exercício, fato é que esta regra não mais se mostra compatível, do ponto de vista material, com o teor do art. 41 da CRFB, que estabelece o prazo de 3 anos para a aquisição da estabilidade. Logo, incorreto este item.

    ( V ) Três anos de efetivo exercício.

    Os mesmos fundamentos acima esposados são bastantes para se concluir pelo acerto desta proposição, eis que ajustada ao teor do art. 41, caput, da CRFB.

    ( V ) Aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão constituída para essa finalidade.

    Por fim, esta afirmativa está em pleno acordo com a regra do art. 41, §4º, da CRFB, litteris:

    "Art. 41 (...)
    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade."

    Com isso, a sequência correta fica sendo: V, V, F, V, V.


    Gabarito do professor: C

  • Se ele for servidor público temporário ele não pode obter a estabilidade, ou seja, tem que ter sido aprovado em concurso público. Todo cargo público estável tem servidor público, mas nem todo servidor público está no cargo público estável. por isso o item I - Aprovação em concurso público é verdadeiro.