-
LETRA B
-
A teoria da endossimbiose diz que mitocôndrias de cloroplastos não são originalmente estruturas da célula eucariótica, mas que em algum momento da história evolutiva, células eucarióticas fagocitaram essas estruturas celulares de bactérias livres e passaram a beneficiar-se mutuamente dessa relação, vivendo em simbiose.
Fatos que normalmente são utilizadas para atestar isso são:
1 - Essas estruturas terem aspecto que lembra o formato e estrutura bacteriana
2 - Ambas terem o próprio envólucro independente
3 - Possuírem DNA diferente do que há no núcleo da célula. (DNA circular nos cloroplastos)
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/teoria-endossimbiotica.htm
-
Vamos lá:
A questão falou em estruturas eucarióticas que, em algum momento de sua história filogenética, foram células bacterianas de vida livre.
De cara vocês devem lembrar das mitocôndrias e cloroplastos, eliminando 3 alternativas e restando as letras B e D.
b) DNA dos cloroplastos ser circular. CORRETO: assim como o DNA das eubactérias, o DNA dos cloroplastos é circular e várias das sequências no DNA de cloroplasto são muito semelhantes às encontradas nos genes eubacterianos, sugerindo que, em algum momento de sua história filogenética, os cloroplastos foram células bacterianas de vida livre.
d) fato de quase todas as funções das mitocôndrias serem codificadas por seu próprio DNA. ERRADO: nas mitocôndrias são encontradas mais de 900 proteínas e enzimas, quase todas codificadas pelo DNA NUCLEAR. O DNA mitocondrial codifica apenas 13 proteínas.
Fonte: Livro - Genética: Um Enfoque Conceitual / Autor: Benjamin Pierce. 5ª ed - Cap 11.
Bons estudos!!!
-
A questão fala sobre a teoria da endossimbiose, em que estruturas eucarióticas já foram células bacterianas em algum momento da história. Pede-se, então, uma característica eucarionte que justifique essa teoria nas alternativas apresentadas. A teoria endossimbiótica diz que mitocôndrias e cloroplastos descendem de organismos procariontes que foram capturados e viveram em simbiose. A célula hospedeira seria, então, uma célula fagocitária que englobou os procariontes sem que houvesse degradação, com os procariontes beneficiando a célula hospedeira com a respiração (mitocôndria) e a fotossíntese (cloroplasto), e a célula hospedeira disponibilizando nutrientes e proteção. Características que justificam essa teoria: os cloroplastos e a mitocôndria possuem DNA e ribossomos próprios; as duas organelas possuem a capacidade de autoduplicação; elas possuem o próprio sistema de membranas internas; o DNA dos cloroplastos e das mitocôndrias é circular; as duas organelas se assemelham a bactérias em tamanho e forma. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1991)
Uma característica que justifique a teoria endossimbiótica é:
a) ribossomos atuarem dentro de compartimentos intracelulares. Os ribossomos são livres em mitocôndrias e cloroplastos, e podem atuar tanto soltos quanto aderidos no retículo endoplasmático rugoso em células eucarióticas. Incorreta.
b) DNA dos cloroplastos ser circular. O DNA das mitocôndrias e dos cloroplastos são de formato circular circular, muito diferentes do existente no núcleo da célula. CORRETA.
c) flagelo das células eucarióticas realizar rotação de modo semelhante ao de procariotos. O flagelo em células eucariontes é formado por microtúbulos e nos procariontes apenas por flagelina. Eles não realizam rotação de modo semelhante. Incorreta.
d) fato de quase todas as funções das mitocôndrias serem codificadas por seu próprio DNA. As mitocôndrias possuem equipamento próprio para síntese de proteínas, e algumas são produzidas pelo núcleo da célula, mas não é uma característica que justifica a teoria. Incorreta.
e) cromossomos estarem distribuídos em pares. Os cromossomos não estão distribuídos em pares, e sim no formato circular. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.
-
evidencias da endossimbiose:
dna circular e próprio
membrana que vem da fagocitose
ribossomo primitivo