-
Discordo do gabarito considerando que, conforme Manual de Aplicaçaõ da NR-17, as fases 10 a 12 compreendem, respectivamente, Projeto das Modificações, Cronograma de Implantação e Acompanhamento do Cronograma, o que nada mais é do que "Modificar postos de trabalho e promover alterações no ambiente de trabalho".
Confome o Manual de Aplicação: "O projeto de modificações/alterações: esse tem sido o item mais negligenciado segundo o depoimento dos auditores fiscais. Ora, fazer um diagnóstico e não discutir nenhuma alteração para sanar os problemas é completamente inútil. O analista deve
propor melhorias das condições de trabalho tanto no aspecto da produção como, principalmente, no da saúde. Nas recomendações são indicadas as transformações e melhorias efetivas das condições de trabalho propostas, incluindo aí, necessariamente, os aspectos relativos ao desenvolvimento
pessoal dos trabalhadores, como a formação e o treinamento para as novas atividades ou os novos postos de trabalho que estarão sendo implantados, se for o caso. Se os ergonomistas estão sempre tentando compreender o trabalho para transformálo, a intervenção ergonômica só se completa após as transformações no local de trabalho."
-
Tb discordo do gabarito
-
Gabarito: E
Todavia, a assertiva "E" está equivocada. Mara Camisassa afirma que:
"A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é uma responsabilidade do empregador, e tem como principal objetivo a avaliação da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, incluindo a apresentação de propostas, como por exemplo, mudanças de arranjo físico, de mobiliário, e até de mesmo de postura de trabalho. Porém, para se validar as mudanças é imprescindível apresentar as propostas aos trabalhadores (nova ferramenta, novo processo, novo mobiliário).
Fonte: Mara Camisassa, Estratégia Concursos.
-
Na minha avaliação todas estão corretas.
-
Esta questão cabe recurso.