SóProvas


ID
2604382
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes


      É isso, mas também aquilo. Não obstante o abacaxi, temos o pepino. Posto que A seja indiscutível, deve-se levar em conta que B, somado a C, cria um cenário em que D pode se impor de certa forma como desejável, ressalvados E e F. Só depois desse percurso, claro, chegaremos ao ponto G.

      O parágrafo anterior satiriza a ponderação de forma fácil e injusta, mas duvido que muita gente se incomode com isso. Sinônimo de circunspecção reflexiva, equilíbrio, prudência, a ponderação é hoje a mais desmoralizada das virtudes. Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro do samba levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso.

      O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

      Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto.

       (Adaptado de: RODRIGUES, Sergio. Folha de S. Paulo, 16/11/2017) 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

     

    a) Ao menos existe nas redes sociais alguns momentos de ponderação, onde o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar. 

     

    b) Tendo em vista à irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis.  

     

    c) Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõem-se que de algum modo façam justiça ao que possa haver neles de mais imponderável. (falta clareza!)

     

    d) Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também podem haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência. 

     

    e) [GABARITO] Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. 

     

    Se encontrarem algum erro, favor contatar! BONS ESTUDOS !!!

  • O colega já respondeu com clareza onde estão os erros, mas um adendo à C. Acredito que o erro se encontra no NELES, seria NELAS, pois faz referência ao trecho "as nossas razões".

  • A) Alguns momentos de ponderação existem nas redes sociais ao menos, onde o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar. 

       SUJEITO                                     VERBO

     

    B) Tendo em vista a irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis.  

     

    C) Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõe-se que de algum modo façam justiça ao que possa haver neles de mais imponderável

                                                                                        V. SINGULAR                               ORAÇÃO SOBORD. SUBS.SUBJETIVA

     

    D) Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também pode haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência.                                                              (V. AUXILIAR)  (V.PRINCIPAL)    A impessoalidade do verbo haver é tranferida para o verbo auxiliar

     

    E) Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. 

    (correto)

  • Tive dificuldade para achar o erro da D. Perfeito o comentário: verrbo haver (no sentido de existir) é impessoal e deve ficar no singular, portanto, o verbo auxiliar (deve) também ficará.

  • LETRA E

     

    a) Ao menos existe nas redes sociais alguns momentos de ponderação, onde o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar.

    EXISTEM

     

    b) Tendo em vista à irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis.  

    A (somente artigo)

     

    c) Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõem-se que de algum modo façam justiça ao que possa haver neles de mais imponderável. 

    SUPÕE-SE

     

    d) Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também podem haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência. 

    PODE HAVER (Na locução verbal o verbo impessoal transfere a sua impessoalidade para o auxiliar)

     

    e) Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. 

  • O verbo haver (quando traz um sentido de ocorrer, acontecer, existir) transfere a sua impessoalidade ao verbo auxiliar. Perceba que na C a banca não quis pegar o candidato nessa regra (possa haver - tá correto); ela deixou essa regra pra letra D (podem haver).

  • a)    existem;

    b)   em vista a;

    c)    supõe-se;

    d)   pode haver.

  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas acredito que esta questão é passível de anulação por não haver gabarito.

    Deveria haver uma vírgula (indicada em vermelho --> "Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais, atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos."), visto que há o deslocamento do sujeito (atitudes extremadas), alterando a estruturação natural de um período (SUVECA - Sujeito, verbo, complemento e adjunto).

    Na ordem direta, a vírgula não pode separar esses termos. Qualquer termo que vier entre eles deve estar entre vírgulas, devidamente isolado para não interferir nessa ordem direta.

     

  •  

    Acho esse estilo de questão uma das mais difíceis da FCC, pq vc usa tudo que vc aprendeu..

     

     

     

    Apenas algumas observações:

     

     

    (1) Nesse tipo de questão, geralmente procuro primeiro erros de concordância, pq quase sempre aparecem. Um erro clássico que o examinador coloca: verbo haver no sentido de existir, acompanhado de um auxiliar flexionado no plural.

     

    Ex:  ...podem haver pessoas...  Verbo haver no sentido de existir é impessoal, fica na 3ªPS, transmitindo sua impessoalidade ao vb auxiliar. Logo o correto seria PODE HAVER (mesmo que sõe estranho, tá correto)

     

     

     

    (2) Outro erro que sempre tá em alguma assertiva: Usar o relativo ONDE sem um referente locativo. 

     

    Ex: ...redes sociais onde ódio... Ora, redes sociais não é um referente locativo, logo não se pode usar o onde.

     

     

     

    (3) Erro de CRASE, pode procurar que é banana, quase certo ele tá lá.

     

    Ex: .. à irracionalidade... não existe fusão do artigo e preposição ''a''

     

     

     

     

    Quanto as assertivas, DE MODO RESUMIDO:

     

     


    (A) Erro no uso do pronome relativo ONDE

     

    (B) Erro de crase, não há crase em '' à irracionalidade''

     

    (C) Erro de concordância. SUPÕEM-SE que de algum modo façam justiça... (troque a parte sublinhada por ISSO). SUPÕE-SE isso. ISSO é suposto.

     

    (D) Erro de concordância. VB haver no sentido de existir é impessoal e transmite essa imp. ao auxiliar. Logo: PODE HAVER.

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA E

  • Um salve pra quem caiu na crase da B. 
    #segueoplano

  • RENER ARROW- MELHOR COMENTÁRIO. SIMPLES.

  • Questão difícil, quem errou não fique encanado não, pois ela é de um alto nível.

  •  ERRADO CORREÇAO

     

    A) Alguns momentos de ponderação existem nas redes sociais ao menos, onde o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar. 

     

    B) Tendo em vista a irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis.  

     

    C) Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõem-se que de algum modo façam justiça ao que possa haver neles de mais imponderável. 

                                                                                    

    D) Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também podem haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência.                                                          

     

    E) Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. 

  • vacilei... so levei em consideraçao a concordancia verbal, por isso nao achei o erro

  • FCC pega as frases e joga tudo no liquidificador.

  • a- "alguns momentos de ponderação" EXISTEM  [...] 

    não se utiliza o pronome relativo "ONDE" se não passa idéia de lugar fisíco

    b- não há crase em "a irracionalidade"

    c - "NELAS"

    d - falou virgula após "assim também" - expressão adverbial de conformidade

  • Também entendi como o colega Renato Oliveira, que teria faltado uma vírgula após a palavra "naturais" na letra E, para a alternativa ficar correta.

  • Obrigada por seus comentários Oliver Queen *-*

  • O erro da A está no Existe, pois deveria ser "existem ----> alguns momentos de ponderação".

    Cuidado com esses comentários, pois Português é a disciplina a qual muitos acertam, mas poucos sabem explicar como. 

  • Concordo com Renato Oliveira e Ana Carla.


    Falta uma vírgula na alternativa E.

    "Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturaisatitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos."

  • Comentário. letra “a”, incorreta, “existem” concorda com “alguns momentos” (sujeito). Letra “b”, incorreta, não há crase em “à irracionalidade”. Letra “c”, incorreta, “supõe-se”, pois é verbo de sujeito oracional (oração subordinada substantiva subjetiva). Letra “d”, incorreta, “pode” (v. auxiliar), pois a impessoalidade do verbo “haver” é transferida para o verbo auxiliar. Letra “e” correta.

  • a) ERRADO. Ao menos existe (existem) nas redes sociais alguns momentos de ponderação, onde (em que) o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar. 

    – Sujeito de existir é o núcleo do sujeito momentos.
    – O pronome relativo onde é usado apenas quando se referir a lugar físico.

    b) ERRADO. Tendo em vista à (a) irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis.

    Irracionalidade é o sujeito do verbo ter, logo não pode ser preposicionado.
      

    c) ERRADO. Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõem-se (supõe-se) que de algum modo façam (faça-se) justiça ao que possa haver neles (nelas – razões) de mais imponderável.

    – O sujeito de supor é toda a oração: que de algum façam...; Sujeito Oraciona = 3 pessoa do singular.
    – Se não for reescrita a oração façam para faça-se, a oração ficará sem sentido.
    – O referente de neles é razões, logo deve ficar no feminino.

    d) ERRADO. Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também podem (pode) haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência.

    – Locução verbal com haver no sentido de existir/ocorrer é impessoal; sujeito inexistente. Logo, a 3 pessoa do singular é obrigatória.

    e) GABARITO. Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos.

  • Achei ue faltou clareza na alternativa E..

    Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. 

    O que estão sendo vistas como atitudes naturais? atitudes extremadas (sueito). Esse deslocamento do sueito induz a entender que "naturais" também é parte do sujeito...

  • a) Ao menos existem nas redes sociais alguns momentos de ponderação, em que o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar. 

     

     b) Tendo em vista a irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis.  

     

     c) Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõe-se que, de algum modo, faça-se justiça ao que possa haver nelas de mais imponderável. 

     

     d) Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também pode haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência. 

     

     e) Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. 

  • Quero apenas deixar minha humilde contribuição. Numa prova como esta - e outras semelhantes - são muitas questões envolvendo uma grande quantidade de matérias de direito, etc. Desse modo, as bancas colocam grande quantidade de questões de português no inicio da prova exatamente porque sabem que o candidato irá se cansar e gastar tempo demais para resolver. Tais questões requerem grande esforço em analisar uma infinidade de regras e ponderações sobre o texto. São tantos os detalhes, que quando o candidato der por sí, já gastou mais da metade do seu tempo. ( As estatísticas comprovam que mais de 30% dos candidatos não respondem a prova inteira).

    Fica, portanto, a dica: responda primeiro as questões que você tem certeza, ainda que intuitiva, em seguida parta para a próxima, sob pena de ficar sem tempo para responder as demais questões. Abraço.

  • Têm que ter olhos de águia

  • ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta pela flexão do verbo “existe”, que deveria estar no plural para concordar com o sujeito de núcleo plural “alguns momentos de ponderação”. Além disso, sabemos que o uso de “onde” que não exprima local físico é sempre incorreto.

    ALTERNATIVA B: A expressão “tendo em vista” não pede, em sua regência, a preposição “a”, por isso não pode haver a crase antes de “irracionalidade”. Alternativa incorreta.

     ALTERNATIVA C: O primeiro erro dessa alternativa está em “supõem-se”. Isso se explica pelo fato de que o sujeito desse verbo é uma oração (que de algum modo...), fato que obriga o verbo a estar no singular. Por fim, “neles” está flexionado incorretamente no masculino, já que se refere a “nossas razões”.

    ALTERNATIVA D: Mais uma alternativa com dois erros. O primeiro diz respeito ao verbo “podem haver”. No sentido de “existir”, “haver” é sempre impessoal, não se flexionando em número. Sendo assim, seu auxiliar, “podem”, deve ser grafado no singular, pois segue a concordância mantida pelo seu principal (o auxiliar se torna “impessoal” por tabela). Além disso, “defendem”, por estar no presente do indicativo, dá uma ideia de ação certa, sendo que a expressão verbal anterior (pode haver) indica possibilidade. Sendo assim, deve ser conjugado no presente do subjuntivo para se manter a coerência e correlação de tempos verbais.

    ALTERNATIVA E: Alternativa correta.

  • HAJA RESILIÊNCIA PARA RESPONDER CONVICTO UM QUESTÃO DESSA NA PROVA

  • José Maria | Direção Concursos

    ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta pela flexão do verbo “existe”, que deveria estar no plural para concordar com o sujeito de núcleo plural “alguns momentos de ponderação”. Além disso, sabemos que o uso de “onde” que não exprima local físico é sempre incorreto.

    ALTERNATIVA B: A expressão “tendo em vista” não pede, em sua regência, a preposição “a”, por isso não pode haver a crase antes de “irracionalidade”. Alternativa incorreta.

     ALTERNATIVA C: O primeiro erro dessa alternativa está em “supõem-se”. Isso se explica pelo fato de que o sujeito desse verbo é uma oração (que de algum modo...), fato que obriga o verbo a estar no singular. Por fim, “neles” está flexionado incorretamente no masculino, já que se refere a “nossas razões”.

    ALTERNATIVA D: Mais uma alternativa com dois erros. O primeiro diz respeito ao verbo “podem haver”. No sentido de “existir”, “haver” é sempre impessoal, não se flexionando em número. Sendo assim, seu auxiliar, “podem”, deve ser grafado no singular, pois segue a concordância mantida pelo seu principal (o auxiliar se torna “impessoal” por tabela). Além disso, “defendem”, por estar no presente do indicativo, dá uma ideia de ação certa, sendo que a expressão verbal anterior (pode haver) indica possibilidade. Sendo assim, deve ser conjugado no presente do subjuntivo para se manter a coerência e correlação de tempos verbais.

    ALTERNATIVA E: Alternativa correta.

  • GABARITO: E

    A) Ao menos existe nas redes sociais alguns momentos de ponderação, onde o ódio irrefletido cede lugar à dúvida quanto à possibilidade de julgar. → Errado. O quê existe nas redes sociais? Alguns momentos de ponderação, logo o verbo deverá vir no plural (ao menos existem...alguns momentos de ponderação → alguns momentos existem). Outro erro: O pronome onde deverá retomar lugar físico, o que não acontece na assertiva, já que retoma "redes sociais".

    .

    b) Tendo em vista à irracionalidade predominante, incensam-se aqui e ali profundas controvérsias, verdadeiros fogos selvagens irredutíveis. → Errado. Quem tem em vista, tem em vista algo (não cabe crase, pois a regência não pede preposição, apenas artigo). Correção: Tendo em vista a irracionalidade.

    .

    b) Por mais inflamadas que sejam as nossas razões, supõem-se que de algum modo façam justiça ao que possa haver neles de mais imponderável. → Errado. Supõe-se o quê? Que de algum modo façam justiça. ISSO é suposto. Logo, como temos uma oração subordinada subjetiva (exerce a função de sujeito)

    .

    d) Assim como há linchadores do que é visto como diferente, assim também podem haver turbas que defendem o oposto, perpetrando o mesmo tipo de violência. → Errado. O verbo haver, no sentido de existir ou de tempo decorrido, não varia. Se for uma locução verbal (pode haver), ele "contamina" o auxiliar. Os dois, portanto, não variarão. Correção: "assim também PODE haver turbas..."

    .

    e) Por falta da necessária ponderação, estão sendo vistas como naturais atitudes extremadas, que constituem verdadeiros linchamentos públicos. → Correto. Quem está sendo vista como natural? Atitudes extremadas, logo a concordância está correta. Quem constitui verdadeiros linchamentos? As atitudes extremadas. Concordância certinha.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Eu achei que era para achar o comentário correto. Preciso prestar mais atenção na pergunta. Embora, tenha acertado a questão.