SóProvas


ID
2604559
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Crônica de gente pouco importante: Manaus, século XIX


      Sei que vocês nunca ouviram falar de Apolinária. Nem poderiam. Ela faz parte de um conjunto de pessoas que jamais usufruíram de notoriedade.

      Era junho de 1855 quando Apolinária, 24 anos, cabinda, africana livre, afinal desembarcou no porto de Manaus. No início do século XIX, quando o tráfico de escravos se tornou ilegal como parte de um conjunto de acordos internacionais, os africanos livres eram os indivíduos que compunham a carga dos navios apreendidos no tráfico ilícito. Pela lei de 1831, se a apreensão ocorresse em águas brasileiras, eles ficavam sob tutela estatal e deviam prestar serviços ao Estado ou a particulares por 14 anos até sua emancipação. Com isso, os africanos livres chegaram aos quatro cantos do Império, inclusive ao Amazonas.

      Apolinária foi designada para trabalhar na recém-instalada Olaria Provincial. Suas crianças foram junto. Ali já estavam outros africanos livres que, além da fabricação de telhas, potes e tijolos, também eram responsáveis pela supervisão do trabalho dos índios que vinham das aldeias para servir nas obras públicas. Eram cerca de 20 pessoas que viviam no mesmo lugar em que trabalhavam e assim foi até 1858, quando a olaria foi fechada para se transformar em uma nova escola: os Educandos Artífices.

      A rotina na Olaria era dura e foi com alegria que Apolinária soube que seria a lavadeira dos Educandos. Diferente dos outros, não ia precisar se mudar para o outro lado do igarapé. Podia continuar ali com os filhos, o marido Gualberto, o cozinheiro Bertoldo e Severa, filha de Domingos Mina. O salário não era grande coisa, mas a amizade antiga com Bertoldo garantia alimento extra à mesa para todos. A tranquilidade durou pouco. O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo alegando que era ladra e dada a bebedeiras. Menos de 3 meses depois, Apolinária já estava de volta ao trabalho nas obras públicas, com destino incerto.

      Sou incapaz de dizer mais alguma coisa sobre o que aconteceu com Apolinária porque ela desapareceu da documentação, mas os fragmentos de sua vida que pude recuperar são poderosos para iluminar cenas da vida desta cidade que estavam nas sombras. A presença negra no Amazonas é tratada de modo marginal na historiografia local e só muito recentemente vemos mudanças neste cenário. Há ainda muitas zonas de silêncio. A história de Apolinária nos ajuda a colocar problemas novos, entre eles, o fato de que a trajetória dessas pessoas que cruzaram o Atlântico e, depois, o Império permite acessar um mundo bem pouco visível na história do Brasil: a diversidade de experiências que uniram índios, escravos, libertos e africanos livres no mundo do trabalho no século XIX.

Falar dessa gente pouco importante é buscar dialogar com personagens reais e concretos. Suas vidas comuns foram, de fato, extraordinárias, cada uma a seu modo. Seres humanos verdadeiros, que fazem a História acontecer todos os dias.

(Adaptado de: Patrícia Sampaio. Disponível em: http://amazoniareal. com.br. 06.08.2014) 

A autora explicita uma conjectura na seguinte passagem do texto:

Alternativas
Comentários
  • FCC e as suas palavras REBUSCADAS, infelizmente, faz parte do show!

     

    Conjectura: Suposição , opinião...

    Fonte: https://www.dicio.com.br/conjectura/

     

    Analisando as alternativas:

     

    a) Era junho de 1855 quando Apolinária, 24 anos, cabinda, africana livre, afinal desembarcou no porto de Manaus. (2° parágrafo) 

    Errada. Não apresenta uma opinião da autora(subjetividade dela), pois a narrativa acima aconteceu.

     

    b) Com isso, os africanos livres chegaram aos quatro cantos do Império, inclusive ao Amazonas. (2° parágrafo) 

    Errada. Mesmo fundamento da letra A.

     

    c) Diferente dos outros, não ia precisar se mudar para o outro lado do igarapé. (4° parágrafo) 

    Errada. Mesmo fundamento da letra A.

     

    d) Apolinária foi designada para trabalhar na recém-instalada Olaria Provincial. (3° parágrafo)  

    Errada. Fato ocorrido na história e não apresenta opinião da autora.

     

     

    e) O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) 

    Correta. O trecho : certamente mal informado pela boataria maledicente , apresenta UMA OPINIÃO PESSOAL da autora devido ao seu ponto de vista SUBJETIVO no fato ocorrido.

  • Só acertei porque vi o significado da palavra... Uma injustiça fazer isso com o candidato! =(

     

    CONJECTURA: ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos; conjetura, hipótese, presunção, suposição.

     

    FONTE: DICIONÁRIO GOOGLE

  • Errei bonito essa questão!Confundi com "CONJUNTURA" e viajei na maionese. O bom é que não esqueço mais.

  • Gostei da FCC.Sofrido é fazer provas da Fundatec.

    Gabarito:E

  • Letra (e)

     

    Ao que eu entendi, podemos definir conjectura como uma oração intercalada.

     

    O que é Conjectura:

     

    Conjectura é um substantivo feminino que significa um juízo ou opinião com fundamentação incerta, ou uma dedução de um acontecimento que poderá acontecer no futuro, baseado em uma presunção.

     

    Uma conjectura pode consistir no ato de inferir algo, com base em uma fonte não confirmada, como intuição ou palpite. Alguns sinônimos de conjectura podem ser: hipótese, suposição, presunção, prognóstico, etc.

     

    Ex: O jogador de futebol fez várias conjecturas a respeito da próxima partida.

     

    Esta palavra pode ser escrita de duas formas, conjetura ou conjectura, sendo que as duas possuem o mesmo significado.

     

    Fonte: https://www.significados.com.br/conjectura/

  • mais um q confundiu com conjuntura... é tanto sono q meu cérebro vacilou

  • Complementando:

     

    Conjectura = Suposição/presunção

     

     

     

    Assertiva:

     

    e) O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) 

     

     

     

    Acredito que pelo contexo, quando ele fala em ''certamente'' não está querendo passar um juízo de absoluta certeza. Mas sim, uma suposição bastante provável.

     

     

    Aí se dá a conjectura

     

     

    Veja: O autor supõe/presume que MUITO PROVAVELMENTE(certamente) a demissão de APOLINÁRIA foi mal informada pela boataria maledicente(EXPLICAÇÃO DA CONJECTURA)

     

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA E

  • CONJECTURA= Ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos; conjetura, hipótese, presunção, suposição.

     

    E)O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) .

    O advérbio CERTAMENTE faz presumir que o Diretor era mal informado. Portanto, gabarito letra E.

  • Acertei a questão porque sabia que CONJECTURA era sinônimo de HIPÓTESE.

     

    Abraços.

  • Gabarito E

    Eu não fazia ideia do que significava Conjectura, mas o único ítem em que está se explicando algo é no ítem E.

  • CONJECTURA= Ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos; conjetura, hipótese, presunção, suposição.

    a

    Era junho de 1855 quando Apolinária, 24 anos, cabinda, africana livre, afinal conjunção DE FINALIDADE desembarcou no porto de Manaus. (2° parágrafo) 

    b

    Com isso, conjunção DE CONSEQUENCIA os africanos livres chegaram aos quatro cantos do Império, inclusive ao Amazonas. (2° parágrafo) 

    c

    Diferente dos outros, LOCUCAO ADVERBIAL DE MODO  não ia precisar se mudar para o outro lado do igarapé. (4° parágrafo) 

    d

    Apolinária foi designada para conjunção DE  CAUSA  trabalhar na recém-instalada Olaria Provincial. (3° parágrafo)  

    e

    O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) 

    A ÚNICA QUE TRAZ ADVÉRBIO COM MODO EM HIPÓTESE TODAS AS OUTRAS JÁ HAVIAM SENTIDOS MUITO BEM DEFINIDOS PELAS CONJUNCOES, O ADVÉRBIO É QUE NA FRASE TEM A CAPACIDADE DE DAR NOVO SENTIDO ( HIPOTESE) AO VERBO. 

     

  • Fiz essa prova e errei a questão por não saber o que essa essa maldita CONJECTURA!  GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  • Chutei...acertei, porém não fazia ideia do que significava a palavra Conjectura. 

  • E) O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) 

    Conjectura: juízo ou opinião com fundamentação incerta, ou uma dedução de um acontecimento que poderá acontecer no futuro, baseado em uma presunção.

     

     É DIFERENTE DE:  

     

    Conjuntura:  conjunto de acontecimentos em um determinado momento. São circunstâncias e ocasiões que influenciam coletivamente em determinados aspectos, sejam econômicos, históricos, sociais, políticos,... 

    Ex: "Não há conjuntura necessária para análise dessas matérias",

  • Basta saber que conjectura significa: ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos; conjetura, hipótese, presunção, suposição.

    Portanto:" E"  >>> O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo) 

  • A alternativa correta é a letra E percebe-se que o trecho certamente mal informado já expressa um juízo de valor por parte da autora. As outras alternativas não tem esse tom de subjetividade, apenas constam fatos do texto.

     

  • para quem não sabe o conceito de conjectura realmente não é facil de acerta.

    significado: atribulação, aperto, situação dificil, acontecimentos negativo em um dado momento.

    portanto, letra E

    não desistam. vai da certo!

    bons estudos.

  • Conceito de Conjectura: Uma conjectura é uma ideia, fórmula ou frase, a qual não foi provada ser verdadeira, baseada em suposições ou ideias com fundamento não verificado. As conjecturas utilizadas como prova de resultados matemáticos recebem o nome de hipóteses

  • Conjectura: suposição.

    Letra EO diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo [...]. (4° parágrafo)

  • O que mata nessas provas da FCC é que todas tem pelo menos uma palavra que não é tão utilizada no cotidiano :(

  • Só não entendo como "certamente" produzirá dúvida em alguém?

    Pois, se conjecturar é: Deduzir algo de hipóteses, suposições, inferições. 

    Não consigo enxergar alguém que está com dúvida dizendo: CERTAMENTE irei ao estádio. 

     

    "Errei a questão mas não há lamento ou ressentimento...

    O que fica é o reconhecimento de que preciso de mais engajamento

    para melhorar meu aproveitamento". kkkkk

     

    Esforça-te, e tem bom ânimo!

  • # entre conjectura e conjuntura

    Conjectura: suposição, presunção, ato ou efeito de deduzir, inferir

    e) O diretor dos Educandos, certamente mal informado pela boataria maledicente, a demitiu do cargo.. (certamente = está empregado com o sentido de "Provavelmente" - porque ela não conhece o real motivo da demissão, mas acredita que tenha sido pela boataria)

    Conjuntura: é uma situação em um dado momento. Se fosse conjuntura a resposta poderia ser a letra b.

    b)Com isso, os africanos livres chegaram aos quatro cantos do Império, inclusive ao Amazonas.

  • Conjectura = suposição.

    Alternativa E: ... certamente mal informado...

  • Roberto RBT

    Se vc fosse ao estádio hj, como você responderia se eu lhe perguntasse:

     

    Roberto você vai ao estádio hoje?

     

     

    1) Sim, eu vou!! => não há dúvida que você vá.

     

    2) Certamente eu vou!  - - - Veja como tem um tom de incerteza. Certamente, Provavelmente. 

     

     

     

  • Acertei essa questão, porque quando criança assistia ao flme O Conde de Monte Cristo e um dos personagens menciona essa palavra. rs

  • conjectura = inferência

    a autora pressupõe que O diretor dos Educandos estaria certamente mal informado pela boataria maledicente. o texto não informa que ele estava mal informado, ou seja, foi apenas uma suposição.

  • Conjectura |èct| 
    (latim conjectura, -ae)

    substantivo feminino

    1. Opinião, com fundamento incerto ou não verificado. = HIPÓTESE, PRESUNÇÃO, SUPOSIÇÃO

    2. .Ato ou efeito de .conjecturar.

     


    Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

  • Errei a questão por não saber o significado de conjectura. Vtf fcc!!!!!

  • po.. nao conhecer a palavra conjectura..