SóProvas


ID
2604577
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Limites da ciência


      Os deuses parecem ter um prazer especial em desmoralizar quem faz profecias sobre os limites da ciência. Auguste Comte afirmou, em 1835, que nunca surgiria um meio para estudarmos a composição química das estrelas. Bem, o método existe e hoje sabemos do que elas são feitas. Sabemos até que nós somos feitos de poeira estelar.

      É verdade que Comte não era cientista, mas filósofo. Só que cientistas não se saem muito melhor. Um dos maiores físicos de seu tempo, lorde Kelvin, escreveu em 1900: "Não há mais nada novo a ser descoberto na física; só o que resta fazer são medidas cada vez mais precisas". Vieram depois disso relatividade, mecânica quântica, modelo padrão etc.

      Marcus du Sautoy conta essas histórias em The Great Unknown (O Grande Desconhecido). Ele sabe, portanto, que caminha em terreno perigoso quando se propõe a discutir os limites do conhecimento humano. Mas Du Sautoy, que é professor de matemática em Oxford e autor de vários livros de divulgação, tenta jogar em território razoavelmente seguro. Ele vai às fronteiras da ciência em que já temos informações suficientes para saber que há barreiras formidáveis a um conhecimento total.

      A teoria do caos, por exemplo, assegura que nunca conseguiremos fazer previsões de longo prazo acerca de fenômenos como a meteorologia e engarrafamentos de trânsito. O problema é que alterações mínimas nas condições iniciais podem produzir alterações dramáticas depois de um tempo – e nós nunca temos conhecimento completo do presente.

      Analogamente, ele mostra como o princípio da incerteza, a extensão do cosmo e a provável inexistência do tempo também limitam a possibilidade de conhecimento. Ao final, Du Sautoy retorna à sua especialidade e mergulha nas implicações dos teoremas da incompletude de Gödel, que criam embaraços para a própria matemática. É diversão certa para quem gosta de grandes questões.

(Hélio Schwartsman. Disponível em: www.folha.uol.com.br. 19.11.2017) 

Entre os objetivos do texto estão

Alternativas
Comentários
  • Marquei a letra B, após uma leitura bem minuciosa do texto

     

    (B) apresentar o livro de Du Sautoy e recomendar a sua leitura.

    3º parágrafo:

    Marcus du Sautoy conta essas histórias em The Great Unknown (O Grande Desconhecido). [...]

    Autor citando o livro.

     

    Último parágrafo e última linha:

     [...]É diversão certa para quem gosta de grandes questões.

    Aqui o autor implicitamente faz uma recomendação do livro.

  • questão bizarra!! fcc sempre querendo pegar a rapazeada rs

     

  • O texto é claro sobre o objetivo de ''fazer propaganda'' do livro do autor. Sem mais. 

  • Qual o gênero textual dessa questão?

  • Outro ponto do texto que confirma o gabarito: " É diversão certa para quem gosta de grandes questões.".

     

    Gabarito letra B.

  • Nota-se que inicialmente o texto apenas dispõe de algumas teses entre filósofos e cientistas. Os três últimos parágrafos descrevem a obra de Du Sautoy, recomendando a sua leitura na parte "É diversão certa para quem gosta de grandes questões".

  • Complementando..

     

     

     

    Assertiva:

     

     

    b) apresentar o livro de Du Sautoy e recomendar a sua leitura.

     


     

    Fundamento:

     

     

     ✔️ 1ª linha do §3 = Marcus du Sautoy conta essas histórias em The Great Unknown (O Grande Desconhecido). [ APRESENTAR O LIVRO ]

     

     

    ✔️ Última linha, último § =  É diversão certa para quem gosta de grandes questões. [ RECOMENDAR A LEITURA DO LIVRO ]

     

     

     

     

    GABARITO LETRA B

  • Um comentário acerca da Letra E!

     

    E - detalhar as correntes científicas atuais e anunciar seus limites. 

     

    O que matou foi o trecho (CORRENTES ATUAIS), pois o equívoco se dá pelas corrente antigas: KELVIN, qdo fala: "Não há mais nada novo a ser descoberto na física" por exemplo!

     

  • errei legal

  •  Analogamente, ele mostra como o princípio da incerteza, a extensão do cosmo e a provável inexistência do tempo também limitam a possibilidade de conhecimento. Ao final, Du Sautoy retorna à sua especialidade e mergulha nas implicações dos teoremas da incompletude de Gödel, que criam embaraços para a própria matemática. É diversão certa para quem gosta de grandes questões.

  • O autor do texto mostra de maneira implícita que leu o livro e que, para quem gosta do tema, é uma boa opção de leitura.

    Analogamente, ele mostra como o princípio da incerteza, a extensão do cosmo e a provável inexistência do tempo também limitam a possibilidade de conhecimento. Ao final, Du Sautoy retorna à sua especialidade e mergulha nas implicações dos teoremas da incompletude de Gödel, que criam embaraços para a própria matemática. É diversão certa para quem gosta de grandes questões.

  • Procurei o livro pra baixar mas ainda não achei. 

  • Fiz o teste de fazer a questão apenas olhando a fonte. Por se tratar de um site jornalístico é muito provável que seja um texto expositivo, e foi o que aconteceu, pois a única alternativa que enunciava uma exposição foi o verbo "apresentar",ESSA DICA VALE MUITO QUANDO SE TEM POUCO TEMPO.

  • Interpretação modo HARD

  • me expilquem onde está a recomendação de leitura nessa alternativa b?

  • questão é de nivel médio ou superior ? as bancas são intocavéis.

  • GABA: B

    No final, ao dizer "É diversão certa para quem gosta de grandes questões", o autor externaliza sua opinião acerca do livro e, implicitamente, recomenda sua leitura.

    Caso o autor dissesse "O livro é uma droga". Explicitamente ele não diz pra gente não ler o livro, mas implicitamente não recomenda a leitura, tendo em vista sua opinião negativa sobre ele.

  • Pode ser o nível da prova, mas tô mudando de estratégia nessas questões de interpretação de texto da FCC, indo direto nas alternativas e catando o que não tiver nada a ver pra ir excluindo as alternativas e tenho perdido menos tempo e acertado um pouco mais, o suficiente pra não me sentir um bosta nisso kkk. O ruim é que o QC não oferece essa ferramenta de riscar cada uma, seria bem prático

  • É diversão certa para quem gosta de grandes questões (UMA FORMA DE CHAMAR OS LEITORES QUE GOSTAM DE MATEMÁTICA)

  • nossa era a resposta q eu menos achava correta. quer dizer q o objetivo do texto é simplemente recomendar aleitura do livro, e eu pensei q era algo relacionado com  o limite da ciencia ou algo assim,

  • Taquipariu....