-
Gabarito preliminar veio na LETRA B, citando uma característica de SWOT, e não de BSC.
Fora impetratos recursos para alterar a resposta para a LETRA E e banca responserá até 29/03
-
Essa questão fala sobre análise de SWOT e não BSC:
Um dos passos fundamentais do planejamento estratégico é a que “situamos” a organização frente a seu ambiente interno e externo. E uma das ferramentas utilizadas para se fazer esse diagnóstico é justamente a análise de SWOT (ou FOFA). Este nome SWOT é simplesmente a soma de siglas dos termos em Inglês: “Strengths” (forças), “Weakness” (fraquezas), “Opportunities”(oportunidades) e “Threats” (ameaças).
Resumindo:
- Análise interna -> forças e fraquezas da organização (fatores controláveis)
- Análise externa -> oportunidades e ameaças (fatores não controláveis)
-
Não é a primeira vez que a FCC faz esse tipo de confusão:
Q852872
Administração Geral
Balanced Scorecard, Gestão Estratégica
Ano: 2017
Banca: FCC
Órgão: TST
Prova: Analista Judiciário – Área Administrativa
Resolvi certo
Suponha que determinada organização esteja no curso de um processo de planejamento estratégico, utilizando, como metodologia, o Balanced Scorecard − BSC e se situe na etapa de diagnóstico institucional, realizando, assim, análise interna e também do ambiente externo, significando que, em tal momento
Gabarito: são identificados os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades.
Q886460
Não definido
Ano: 2018
Banca: FCC
Órgão: ALESE
Prova: Analista Legislativo - Administração
Resolvi certo
Uma das etapas do planejamento estratégico é o denominado diagnóstico institucional, que, na faceta correspondente à análise interna, concentra-se em
-
ixi tendi foi nada agora..
BSC com definição da matriz SWOT ?
-
A FCC já fez essa ligação BSC X SWOT, devemos nos atentar para isso.
-
FCC tá virando Cespe mesmo :(
-
..."Portanto o tempo entre o processo de produção e a distribuição seria um indicador da perspectiva dos processos internos, pois afeta a perspectiva clientes e a perspectiva financeira. Mas o que deve ocorrer para que os processos sejam mais bem-feitos? Talvez esse seja necessário treinar sua equipe de fábrica em uma nova gestão da qualidade. Portanto, o investimento em qualificação (horas/funcionário) seria o indicador de aprendizado e crescimento."
Fonte: Administração para concursos - Rodrigo Rennó, Cap 3.18 Balanced Scorecard
"Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengtgs = forças; Weakness = fraquezas; Opportunities; oportunidades; Threats = ameaças)
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode enfrentar (ambiente externo)
Fonte
Fonte: Administração para concursos - Rodrigo Rennó, Cap 3.4 Análise SWOT
-
Não concordo!
-
A questão fala da análise SWOT. São análises feitas para realizar o planejamento estratégico, já o BSC é um mecanismo para a implementação da estratégia. A FCC viajou para a lua porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. #oremos
-
Ele usou o BSC como SWOT. Eu fui na letra E com base no que segue abaixo:
Processos gerenciais básicos de implantação do BSC (Fonte: Apostila Estratégia):
1. Tradução da Visão
2. Comunicação/Conexão
3. Planejamento do Negócio
4. Feedback e aprendizado.
Princípio 1 do BSC: Traduzir a estratégia em termos operacionais:
A estratégia deve se desdobrar em metas e estas devem se decompor em indicadores específicos para que a empresa possa
ser administrada estrategicamente. Este princípio traduz a integração entra a estratégia e os níveis tático e operacional da organização.
--->Então devemos ficar atentos se a questão vier perguntando sobre BSC, ele pode estar falando de SWOT na verdade... =~
-
"Gabarito B"
ESQUEMA do Oliver Queen, muito bom..
MATRIZ SWOT
Strenghts - Forças - Ambiente Interno - Controlável
Weaknesses - Fraquezas - Ambiente Interno - Controlável
Opportunities - Oportunidades - Ambiente Externo - Não Controlável
Threats - Ameaças - Ambiente Externo - Não Controlável
EXTRAOFICIAL:
MACETE DO CASSIANO MESSIAS, POR SINAL MUITO BOM:
Falou em BSC , Processe a FCC!
Processe -> Processo interno
Financeira
Clientes
Conhecimento e aprendizado
-
Olha essa FCC, toda cespiane de uns meses pra cá.
Pessoal do recurso, caiu esse "entrelace" BSC+SWOT no TST ano passado, a questão passou numa boa, nada de anulação ou algo parecido. Acredito que essa aqui também não vai cair. Jeito é se matar de estudar (mais) mesmo.
-
*MATRIZ SWOT = MATRIZ FOFA
FORÇAS --> INTERNO
OPORTUNIDADES --> EXTERNO
FRAQUEZAS --> INTERNO
AMEAÇAS --> EXTERNO
*BSC: FICA PRO CRESCIMENTO
FI - FINANCEIRA
C - CLIENTE
A - APRENDIZADO
PRO - PROCESSOS INTERNOS
CRESCIMENTO
-
Devemos que lembrar que, no planejamento estratégico, temos a etapa de diagnóstico institucional (análise do ambiente interno e externo). Vamos pensar assim...
1) Temos que realizar o planejamento estratégico da nossa empresa
2) Escolhemos o BSC como metodologia de implementação da estratégia
3) O BSC "faz" o diagnóstico institucional (análise do ambiente interno e externo da organização) - utilizando ou não a análise SWOT (na questão, nem fala nada sobre essa matriz!)
Conclusão: enxerguemos o BSC e a matriz SWOT como amiguinhas, são complementares - o BSC, se quiser, pode usar a matriz p/ fazer a análise de ambiente. Amém, igreja?! Complementando...
Para Fischmann e Almeida (1991, p. 25), o conceito de planejamento estratégico é definido da seguinte forma:
"Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos."
(Fonte: Administração Geral e Pública, 3ª edição - Giovanna Carranza)
OBS.: pra completar o raciocínio, deem uma olhada na questão Q444483.
Se estiver errado, corrija-me
Bons estudos!!!
-
PRIMEIRO QUE BSC NÃO É ANÁLISE SWOT, DE FORMA PRÁTICA DÁ PARA USAR COMO SWOT, MAS AQUI É UMA PROVA OBJETIVA E TEÓRICA. TANTO QUE SE EU PUSESSE ALGO PARECIDO NA PROVA DISCURSIVA A BANCA IRIA ME PENALIZAR SEM PENSAR DUAS VEZES. E O BSC NÃO BUSCA IDENTIFICAR NADA, ELE TRADUZ O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NOS INDICADORES MAIS RELEVANTES, BASEANDO-SE EM 4 PILARES. ESSA TENTATIVA DE PEGADINHA ACABOU DEIXANDO A QUESTÃO NUMA SITUAÇÃO DE ANULAÇÃO
-
Se isso não é uma casca de bana para impedir que alguém acerte 100% da prova, é o quê?
-
Muita atenção, pois a FCC já vem utilizando há um tempo essa conexão BSC x SWOT!
SWOT pode agir como análise interna x externa para a formação de indicadores do Balanced ScoreCard.
Começou a mistura de ferramentas organizacionais, conhecida como "casca de banana".
-
ótima ponderação, Fernando Souza!
Valeu
-
Famosa teoria do "caboclo acertador de questões". Como os colegas já ressaltaram que esse é o entendimento da banca, fique atento:
Caso não tenha nenhuma das 4 perspectivas do BSC - FINANCEIRO, PROCESSOS INTERNOS DO NEGÓCIO, APRENDIZADO E CONHECIMENTO E CLIENTE -
Marque algo relacionado a matriz swot.
-
Sempre que a questão falar sobre diagnóstico institucional ou análise interna, como nesse caso, devemos fazer o link com a Matriz SWOT. É como se esse fosse um passo antes de utilizar propriamente o BSC.
-
A FCC fez uma vitamina na minha mente, até onde sei a resposta certa seria a alternativa E.
Não concordei!
-
Tenho raiva de banca que edita regras do jeito dela .
Matriz SWOT e uma coisa é BSC e outra , caramba.
Olha só não vou danar a xingar por respeito a vocês.
-
Bancas não podem errar. Não tem esse direito .
Tenho a impressão que fazem para ferrar o aluno.
Se eu fosse algum tipo de julgador e viesse um recurso de anulação , além de anular, iria dar uma multa bem salgada para essas bancas sem vergonhas (FCC E CESPE)aprenderem de uma vez por todas.
Uma pessoa do Acre que vai ao RS prestar um concurso e deixa de entrar por causa de uma maldita questão dessa, e digno de muita revolta.
FCC as coisas não são do jeito que você quer , as coisas são do jeito que são. Faça as questões direito.
-
Esse bizu eu já tinha anotado!! Segue: foco no objetivo da etapa e não na ferramenta utilizada.
A Análise Interna é uma etapa do Diagnóstico Estratégico. A fase de Diagnóstico Estratégico ajuda a organização enteder "onde ela está", realizando a identificação da visão, a identificação dos valores, a análise externa (ameaças e oportunidades), a análise interna (forças e fraquezas) e a análise dos concorrentes.
Perceba que identificar as metas estratégicas e fixar os indicadores não faz parte do diagnóstico estratégico, muito menos da análise interna. A questão não queria saber apenas a principal função do BSC, ela queria saber a ligação das ferramentas com as fases da elaboração e implementação do planejamento estratégico e aqui tá o pulo do gato...
Embora a análise do ambiente interno e externo, em conjunto, costume ser feita por meio da análise SWOT, ela também pode ser feita com o apoio de outras ferramentas, por exemplo, o BSC.
Portanto, o BSC pode ser utilizado para apoiar qualquer etapa do diagnóstico estratégico, bem como qualquer fase da implementação do planejamento estratégico, o importante e saber qual o objetivo de cada fase/etapa do processo.
Por exemplo, na etapa de Análise dos Concorrentes normalmente é utilizada a ferramenta de análise das 5 forças de Porter, mas nada impede de se utilizar as ferramentas de Análise SWOT. O importante aqui é saber que a ferramenta vai ser utilizada para cumprir o objetivo da etapa - analisar a concorrência.
Nesse sentido, quando o BSC for utilizado na análise interna ele vai buscar cumprir o objetivo da etapa - identificar as forças e fraquezas da organização.
Gab. B
-
são várias fases para implementacao do planejamento estratégico
C - conscientização
M - missao, visao, valores
D - diagnostico estratégico (SWOT)
Q - questoes, objetivos, planos
E - EAP (desmembramento do plano)
I - impplementacao
A - avaliacao
2018
Uma das etapas do planejamento estratégico é o denominado diagnóstico institucional, que, na faceta correspondente à análise interna, concentra-se em
a)mapear os desafios e oportunidades que se apresentam para o crescimento da organização.
b) mapear as principais competências disponíveis no mercado.
c) definir a missão da organização, que corresponde ao futuro almejado.
d) clarificar a visão da organização, ou seja, a sua essência ou razão de existência.
e) identificar as forças e as fraquezas da organização.
-
Lucas Bulcão obg pela dica, o raciocínio fez sentido mesmo. Quem tá acostumado com uma ferramenta não imagina outra no lugar.
-
-
Gabarito B.
Está claro que matriz swot é diferente de BSC. Mas vamos pensar assim: a matriz swot é uma ferramenta para estabelecer estratégias, cenários, estabelecer o diagnóstico estratégico; e o BSC é uma ferramenta para implementar a estratégia, desdobrar os objetivos estratégicos, esclarecer, atualizar e alinhar as estratégias organizacionais. Então, primeiro a gente estabelece e depois a gente implementa, mesmo que de forma indireta, a análise do ambiente interno serve de base para a elaboração do BSC.
-
Está claro que matriz swot é diferente de BSC. Mas vamos pensar assim: a matriz swot é uma ferramenta para estabelecer estratégias, cenários, estabelecer o diagnóstico estratégico; e o BSC é uma ferramenta para implementar a estratégia, desdobrar os objetivos estratégicos, esclarecer, atualizar e alinhar as estratégias organizacionais. Então, primeiro a gente estabelece e depois a gente implementa, mesmo que de forma indireta, a análise do ambiente interno serve de base para a elaboração do BSC.
-
Depois de estudar só questões da cespe , tendo que adaptar os conceitos trocados pela FCC.
Até quando, Senhor!
-
Rá! Dessa vez tu não me pegou cretina!!!! FCC se utilizando das mesclas de ferramentas análise swot! Galera cuidado! Ela tá trabalhando esse conceito agora! Caí em uma questão mas agora vi de novo! Não + !
-
Que bagunça.
-
Não é coerente a forma como a banca propõe estes enunciados.
-
Gabarito: B
A questão cobra conhecimentos sobre Planejamento Estratégico, que requer uma avaliação, tanto dos aspectos internos (forças e fraquezas) , quanto externos (oportunidades e ameaças) da organização.
@adm.semduvida
-
BSC = Swot ? Não entendi
-
TEM QUE TER MUITA ATENÇÃO E NÃO IR COM MUITA SEDE AO POTE!!
O Balance Scorecard − BSC é uma das metodologias mais difundidas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas e, na etapa correspondente à análise interna, busca identificar
B
as forças e fraquezas da organização.
ELA FALA EM BSC SOMENTE PARA LEVAR O CANDIDATO AO ERRO, E NO FIM PERGUNTA SOBRE SWOT: as forças e fraquezas da organização.
SE NÃO OBERSAMOS A PALAVRA CHAVE ( INTERNA), ERRAMOS....