SóProvas


ID
2605060
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O crescimento dos robôs colaborativos é a parte mais visível de uma transição que vem ocorrendo no mercado de trabalho no mundo todo. A mecanização das linhas de montagem e a automação de tarefas antes feitas por humanos vêm se acelerando nas empresas. A cada ano, mais 240000 robôs industriais são vendidos no mundo e esse número tem crescido a uma taxa média de 16% ao ano desde 2010, puxado principalmente pela China. Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas usando máquinas como os braços robóticos de baixo custo. Com o advento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, os carros autônomos e a análise de grandes volumes de dados (o chamado big data), a expectativa é que as máquinas e os computadores passem a substituir outras tarefas que hoje só podem ser realizadas por pessoas. Já existem algoritmos que fazem a seleção de candidatos a vagas de emprego no recrutamento de empresas e também carrinhos autônomos que transportam produtos dentro de uma central de distribuição. Muito mais está por vir.

      Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta. Para os economistas, o que determina se uma profissão tende a ser substituída por um robô ou um software não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas. Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou 702 profissões nos Estados Unidos e o risco de elas serem trocadas por computadores e algoritmos nos próximos dez ou 20 anos. O resultado é alarmante. Quase metade dos empregos dos Estados Unidos está ameaçada, segundo os pesquisadores.

                                                                                         (Exame, 02.08.2017)

Assinale a alternativa em que a expressão em destaque funciona como uma exemplificação no texto, razão pela qual está separada por vírgula(s).

Alternativas
Comentários
  • b)  Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas…


    Trata-se de uma analise simples do termo destacado por virgulas, (como instalar uma peça - Auto explicação), a condição das virgulas significa que separa os elementos em uma oração independente, funciona como uma exemplificação no texto, conforme a razão da questão.

     

     

    * Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar.

    * Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase.

    * Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase.

    * Use a vírgula para separar orações independentes.

    Fonte: https://www.lendo.org/como-usar-virgula/

  • Aposto explicativo, termo seprarado entre vírgulas.

  • GABARITO: B

     

    Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas…

     

     

    Trata-se de um APOSTO, um termo que possui a função de EXPLICAR, RESUMIR, IDENTIFICAR OU ESPECIFICAR, porém, na questão ele está exercendo a função de explicar (aposto explicativo).

     

    Importante ressaltar que o aposto pode aparecer com ou sem pontuação.

  • Eu li "explicação", fiquei procurando como um doido... e nada de achar. Depois que li de novo. kkkk

    (Fica a dica de lermos melhor o enunciado.)

  • É o mesmo que pedir para dizer qual a frase que tem um APOSTO.

  • aposto

  • Por que não é a "E"?

     

  • Não é a Letra "E" por que Reino unido não é uma forma de exemplificação,
    ELE USOU APENAS PARA RATIFICAR, "COMPLEMENTAR INFORMAÇÃO".

    JÁ no caso da Letra B, ele usou um exemplo concreto e explícito dentro do contexto da oração.
     

  • LETRA B

     

    A banca quer saber qual das alternativas tem um aposto.

    Shooooww de bola essa questão

  • c) Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando…

    o termo em negrito é um adjunto adverbial de tempo?!

     

  • Aposto explicativo, sempre vem separado entre vírgulas.

  • Respondi corretamente por ser lógico, porém algém poderia explicar o erro da Alternativa E?

  • A) Adjunto adverbial deslocado > 3 palavras
    B) Correta
    C) Adjunto adverbial deslocado > 3 palavras
    D) Vírgula separando oração coordenada adversativa
    E) Adjunto adverbial deslocado > 3 palavras

    qqr erro favor me manda msg

  • Na letra E a expressão NO REINO UNIDO está entre vírgulas,por isso está explicando e não exemplificando.

  • APOSTO:

    I significa posto após;

    II é uma explicação;

    III NUNCA vêm antes.

    OBS.: automaticamente já se excluí letras A e C

    ADJUNTO ADVERBIAL DE ISOLAMENTO:

    Primitivamente é a resposta a três perguntas:

    1) Onde ?

    2) Como?

    3) Quando?

    Pode serexercido por um advérbio, mais também por qualquer expressão que responda uma dessas três perguntas.

  • analisei sintaticamente com carinho e olhando o meu caderno:

     

     a)A cada ano, mais 240 000 robôs industriais são vendidos no mundo… é adj dverbial de tempo (qualifica/modifica a Lv "são vendidos")

     b) Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas… aposto explicativo (explica o substantivo "ativ. rotineiras")

     c)Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando… é adj adverbial de modo (qualifica/modifica o verbo. substituivel por "dessa formas", dessa maneira")

     d)… não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas. oração coordenada sindetica adversativa

     e)Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou… aposto explicativo (explica o substantivo "universidade de oxford")

    obs: no Reino Unido não é adjunto adverbial DE JEITO NENHUM, pois não está ligado ao verbo, mas sim ao nome substantivo

  • "Reino Unido" é um aposto especificativo, diferente da letra b "como instalar uma peça" que por sua vez é um aposto explicativo. 

  •  a) A cada ano, mais 240 000 robôs industriais são vendidos no mundo… = Adjunto adverbial longo de tempo, portanto a vírgula é obrigatória.

     b) Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas…= Aposto explicativo. Neste caso está exemplificando uma das atividades rotineiras.

     c) Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando… = Adjunto adverbial longo deslocado, então a presença da vírgula é obrigatória.

     d) … não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas.= A vírgula é obrigatória, pois se trata de uma conjunção que indica uma oposição.

     e) Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou… = Adjunto adverbial longo de lugar deslocado, logo as vírgulas são obrigatórias para que a expressão seja intercalada.

  • Concurseira =D, "Reino unido" não é aposto especificativo não. é só pansar na mensagem que quer passar (na universidade.. que fica no reino unido - tá explicando, e não especificando qual é a universidade)

     

    aposto especificativo dá especificidade a um termo genérico. Prefiro chama-lo de aposto nomeativo pq sua função fica mais clara:

    ex: a universidade de Oxford

    ex2: o rei Midas

    ex3: o músico Caetano

  • GABARITO B

     

    Atividades rotineiras (GÊNERO) nas fábricas, como instalar uma peça (ESPÉCIE:exemplificação), hoje podem ser feitas… 

     

  • E) "Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou…" Cuidado com a letra E! "Reino Unido" tem natureza substantiva ( nome de um país) e especifica o substantivo "Universidade", logo Reino Unido é um aposto especificativo.

    Lembre-se de que o adjunto adnominal tem a natureza adjetiva , ou seja, ele pode caracterizar e também especificar um substantivo concreto, e isso pode gerar uma certa confusão...

  • APOSTO

     

    -EXPLICATIVO: entre vírgulas, travessões, parênteses

    -ESPECIFICATIVO: indica> pessoa, lugar e obra literária.

    -ENUMERATIVO: após :

    -COMPARATIVO: carater metafórico

    -RECAPITULATIVO: resume, com um pronome indefinido, um sujeito composto.

    -DISTRIBUTIVO: separado por;

    -ORACIONAL: aposto formado por verbo.

  • GABARITO: B

    "Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas…"

  • A letra "e" é um aposto especificador

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. Em “A cada ano, mais 240 000 robôs industriais são vendidos no mundo…”, a expressão destacada – adjunto adverbial de tempo deslocado e anteposto – carrega ideia/valor de tempo.

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO CORRETA. “Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas…”, a expressão destacada funciona como exemplificação/ilustração de “atividade rotineira”.

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. “Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando…”, a expressão destacada funciona como referencial de contexto, de circunstância.

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. “...não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas.” – a vírgula separa e marca uma oração coordenada sindética adversativa, que tem valor de oposição.

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO INCORRETA. “Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou…” – a expressão destacada carrega valor/ideia de lugar, já que especifica “onde” fica a Universidade de Oxford.

    Resposta: B

  • GABARITO : B

    Diante da dificuldade, substitua o não consigo pelo : Vou tentar outra vez ! 

    RUMO #PCPR #DEPEN

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Aposto:

    Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

    Por Exemplo:

    Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

    Segunda-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se relaciona porque poderia substituí-lo. Veja:

    Segunda-feira passei o dia com dor de cabeça.

    Obs.: após a eliminação de ontem, o substantivo segunda-feira assume a função de adjunto adverbial de tempo.

    Classificação do aposto:

    De acordo com a relação que estabelece com o termo a que se refere, o aposto pode ser classificado em:

    a) Explicativo: A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

    b) Enumerativo: A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

    c) Resumidor ou Recapitulativo: Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor.

    d) Comparativo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

    e) Distributivo: Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.

    f) Aposto de Oração: Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.

    Além desses, há o aposto especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase:

    Por Exemplo:

    poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda.

    rua Augusta está muito longe do rio São Francisco.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Aposto:

    *Termo acessório da oração.

    *Fornece informações novas sobre os termos da oração (enriquece).

    *Existe 7 tipos de aposto:

    1. Explicativo:

    *Destacado por vírgulas/parênteses/travessões.

    *Explica/esclarece um termo da oração.

    Ex: Júlia, a melhor aluna da turma, passou de ano com notas altíssimas.

         D. Alice, a vizinha do terceiro andar, está vendendo seu apartamento.

    2. Enumerativo:

    *Destacado por dois pontos/travessão/vírgula.

    *Enumerar partes constituintes de um termo da oração.

    Ex: Já viajei por vários países: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e México.

         Em nossos funcionários, valorizamos principalmente três características: dedicação, honestidade e persistência.

    3.Especificativo:

    *Ñ usa sinal de pontuação, liga diretamente ao termo que especifica ou por meio de uma preposição.

    *Especificar/individualizar um termo genérico da oração.

    *São maioritariamente nomes próprios.

    Ex: A rua Nossa Senhora de Copacabana é a próxima.

         O escritor Carlos Drummond de Andrade foi homenageado em nossa escola.

    4. Recapitulativo/resumidor:

    *Resumi numa só palavra vários termos da oração.

     

    Ex: Prosperidade, segurança e alegria, isso é o que eu quero para minha família.

          Doces, salgados, bebidas e enfeites, tudo preparado para a festa.

    5. Distributivo:

    *Distribui informações de forma separada de termos da oração.

    Ex: Ambos são bons alunos, um no português e o outro na matemática.

         Meus filhos são diferentes: este é louro, aquele é moreno.

    6.Comparativo:

    *Usa vírgulas.

    *Comparar um termo da oração c/ alguma coisa.

    Ex: Os olhos do gato, faróis na escuridão, percorriam a mata à procura de alimento.

         A criança, um pequeno general, mandava na mãe e no pai.

    7.De de oração/Oração subordinada substantiva apositiva:

    *Uma oração apresenta valor apositivo e se encontra sintaticamente dependente de outra.

    Ex: Maria não soube responder nem a metade das perguntas do exame, sinal de fraco estudo e preparação.

          Pedro disse que não quer mais trabalhar, fato que me deixou um pouco preocupada.