SóProvas


ID
2605450
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As teorias psicodinâmicas da personalidade procuram explicar a natureza e o desenvolvimento da personalidade, enfatizando os motivos e as emoções. Dentre os mais famosos proponentes dos conceitos psicodinâmicos estão: Sigmund Freud, Carl Jung, Alfred Adler, Karen Horney e Erik Erikson, entre outros. Com base nas teorias psicodinâmicas da personalidade, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra a) estaria certa? Faltou acrescentar a fase genital, já que o período de latência há um direcionamento da libido para as funções sociais.

  • Questão mau elaborada, visto que faltou a fase genital, além do período de latência!

  • Erickson considera que o desenvolvimento psicossocial acontece ao longo de toda a vida do indivíduo, e não apenas na infância.

     

  • sim, faltou a fase genital e a latência - poderia fazer recurso da questão

     

  • A falta das outras fases poderia até deixar a resposta incompleta, mas não errada. Mesmo assim, faz sentido citar só as três primeiras fases, pois a afirmativa está focada nas REGIÕES DO CORPO em que a libido se centra. Na fase de latência a libido está "adormecida" (não encontrei termo melhor!) e na genital é centrada num objeto de amor externo.

    Todas as outras estão bem erradas!

  • A letra A não está errada. Vejamos a partir de dois pontos-chave:

    "Freud acreditava que a personalidade é formada pelas experiências iniciais..." e "...fase oral, fase anal e fase fálica."

    Quando Freud fala do desenvolvimento da personalidade, que é o que a questão afirma, ele diz que ela é formada (estruturada) até a fase fálica, em cujo período a criança vivencia o complexo de Édipo e, a partir da saída que encontra para o conflito, irá lidar consigo e com o mundo de uma determinada maneira. Em Freud encontramos uma explanação maciça sobre a neurose e um início sobre a psicose, ambas como formas de defesa contra conteúdos inconscientes e maneiras de lidar com o mundo externo. Com Lacan, tem-se a teorização das três estruturas de personalidade: neurose, psicose e perversão.

    Em resumo, a personalidade, para Freud, é estabelecida até a fase fálica. Daí em diante é só consequência e desenvolvimento do que foi vivenciado durante o conflito edípico, nas fases de latência e genital.

    Abraço!

  • Freud acreditava que a personalidade é formada pelas experiências iniciais quando as crianças passam por uma sequência de fases psicossexuais, sendo que a libido centra-se em diferentes regiões do corpo à medida que o desenvolvimento psicológico evolui: fase oral, fase anal e fase fálica

    Na latência a libido são projetadas no meio social

    Na Genital a libido é investida no outro

    Letra A CORRETA, e diga-se de passagem, muito bem elaborada. A questão destaca somente as fases em que a libido está Centrada em REGIÕES DO CORPO

  • Questão A tá certa mesmo estando incompleta. Questão B tá errada porque tá incompleta (??????????????????????????????)