-
Gabarito letra B.
-
Letra (b)
Verbo (VTD+VTDI) + Ser ou Estar no particípio -> Regra
Outras questões que ajudam a responder: Q764147, Q763280, Q738929, Q853669 e Q868128 (Todas FCC)
-
a) Se, em nossa velhice, ainda estivéssemos engajados em causas políticas maiores, bem mais digna será (seria) nossa condição de vida.
b) Por lhes ter sido roubado o sentido mesmo de viver, os trabalhadores aposentados chegam a se desesperar com tamanho vazio. Presença de voz passiva analítica formada pelo verbo auxiliar "ser" mais o partícipio do verbo "sentir".
c) Desde que a sociedade passou a glorificar a competição e o pragmatismo, os homens veriam (viram) desvalorizados seus ideais mais nobres.
d) Fossem outros os valores de nossa sociedade, em lugar do atual pragmatismo vicioso, outra cultura poderá (poderia) incluir com justiça os velhos trabalhadores.
e) No caso de que viesse a encontrar quem lute por ele, o velho terá (teria) reconhecido nesse apoio uma comprovação de nossa humanidade.
-
DICA MASSA QUE O OLIVER DEU:
Imperfeito do subjuntivo (SSE) + Futuro do pretérito (IA)
Ex: Se essa rua foSSE minha, eu mandaRIA ladrilharr :)
-
a) Se, em nossa velhice, ainda estivéssemos engajados em causas políticas maiores, bem mais digna será nossa condição de vida. ERRADA.
O correto seria: "Se, em nossa velhice, ainda estivéssemos engajados (pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo) em causas políticas maiores, bem mais digna seria (futuro do pretérito do indicativo) nossa condição de vida." Essa correlação representa um fato hipotético do passado do passado.
b) Por lhes ter sido roubado o sentido mesmo de viver, os trabalhadores aposentados chegam a se desesperar com tamanho vazio. CORRETA.
Voz ativa: "Por (alguém) ter roubado (infinitivo composto) o sentido de viver deles, os trabalhadores aposentados chegam (presente do indicativo) a se desesperar com tamanho vazio."
c) Desde que a sociedade passou (pretérito perfeito do indicativo) a glorificar a competição e o pragmatismo, os homens veriam desvalorizados seus ideais mais nobres.
ERRADO.
Correto seria: "Desde que a sociedade passou (pretérito perfeito do indicativo) a glorificar a competição e o pragmatismo, os homens veem (presente do indicativo) desvalorizados seus ideais mais nobres."
d) Fossem outros os valores de nossa sociedade, em lugar do atual pragmatismo vicioso, outra cultura poderá incluir com justiça os velhos trabalhadores.
ERRADO. CORRELAÇÃO: SSE-RIA
Correto seria: "Fossem outros os valores de nossa sociedade, em lugar do atual pragmatismo vicioso, outra cultura poderia incluir com justiça os velhos trabalhadores."
e) No caso de que viesse a encontrar quem lute por ele, o velho terá reconhecido nesse apoio uma comprovação de nossa humanidade.
ERRADO. CORRELAÇÃO: SSE-RIA
No caso de que viesse a encontrar quem lute por ele, o velho teria reconhecido nesse apoio uma comprovação de nossa humanidade.
Conjugação perifrástica X conjugação composta
Na conjugação perifrástica, as locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar e um verbo principal no infinitivo ou gerúndio.
Na conjugação composta, as locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares ter, haver ou ser mais um verbo principal no particípio, constituindo assim os tempos compostos.
Tempos compostos do modo indicativo
Pretérito perfeito composto do indicativo: tenho pensado (pensei)
Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo: tinha pensado (pensara)
Futuro do presente composto do indicativo: terei pensado (pensarei)
Futuro do pretérito composto do indicativo: teria pensado (pensaria)
Tempos compostos do modo subjuntivo
Pretérito perfeito composto do subjuntivo: tenha pensado (pensasse)
Pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo: tivesse pensado
Futuro composto do subjuntivo: tiver pensado
Formas nominais compostas
Infinitivo composto: ter pensado
Gerúndio composto: tendo pensado
Fonte: https://www.conjugacao.com.br/locucao-verbal/
-
A Correlação entre Tempos e Modos Verbais se dá através da ligação semântica entre os verbos de um período composto por subordinação do modo que haja uma harmonia de sentido na frase em que os verbos se encontram.
-
Um método que me ajudou bastante foi:
1º - Analisar a transitividade do verbo => TER (VTD)
2º - Procurar a Loc. Passiva => SIDO ROUBADO (SER/ESTAR + PARTC.)
3º - Analisar os tempos e os modos verbais (aqui não cabe regra, tem de analisar o contexto da frase e as desinências que determinam os tempos) => Foi roubado, logo terá uma consequência.
-
Facil, a B é a unica com verbo no participio (ADA/ADO)
-
FCC ama voz passiva, mas antes de achar a voz passiva tente encontrar os erros de concordância.
Não se esqueça: "Se a voz ativa tem 1 verbo a passiva vai ter 2. Se a voz ativa tem 2 verbos a passiva vai ter 3, porque entra em cena o verbo SER".
-
a) Se, em nossa velhice, ainda estivéssemos engajados em causas políticas maiores, bem mais digna SERIA nossa condição de vida.
b) Por lhes ter sido roubado o sentido mesmo de viver, os trabalhadores aposentados chegam a se desesperar com tamanho vazio. (GABARITO)
c) Desde que a sociedade passou a glorificar a competição e o pragmatismo, os homens VEEM desvalorizados seus ideais mais nobres.
d) Fossem outros os valores de nossa sociedade, em lugar do atual pragmatismo vicioso, outra cultura PODERIA incluir com justiça os velhos trabalhadores.
e) No caso de que viesse a encontrar quem lute por ele, o velho TERIA reconhecido nesse apoio uma comprovação de nossa humanidade
-
Gab: B.
Locução verbal ( verbo principal é TER) + Presente do Indicativo (lembresse que o FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO pode ser substituído pelo PRESENTE DO INDICATIVO)
-
ALTERNATIVA A: A redação desta alternativa está incorreta, pois o modo subjuntivo da forma verbal “estivéssemos” pressupõe incerteza no acontecimento da ação descrita e a forma verbal “será”, futuro do presente, dá a certeza de que o evento acontecerá. Assim sendo, a correlação entre os modos verbais constitui incoerência.
ALTERNATIVA B: Eis a alternativa que constitui o gabarito correto. Sua redação conta não apenas com o uso correto das correlações temporais do verbo como do uso adequado da voz passiva.
ALTERNATIVA C: O verbo “passou”, pretérito perfeito do indicativo, não pode ser associado adequadamente ao verbo “veriam”, pois este reproduz uma possibilidade futura, não se concatenando coerentemente com um passado já formado. Não existe correlação entre as duas formas, portanto!
ALTERNATIVA D: “Fossem”, verbo que inicia a redação dessa alternativa, pressupõe o uso do condicional “se”, indicando que se trata de um verbo do subjuntivo, o modo da possibilidade. Só teríamos efetivamente uma coesão temporal se fosse utilizado o verbo “poderia”, no futuro do pretérito.
ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta. “Viesse” está conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo, portanto deve se ligar a um verbo que indique possibilidade. No entanto, “terá” indica um evento certo no futuro, não efetivando coesão e coerência na relação com o verbo anterior. Não existe correlação entre as duas formas, portanto!
Resposta: B
-
Só pelo SSE+RIA, já matava tudo!
-
Voz ativa para a Passiva + Correlação verbal:
a) ñ há VP; estivéssemos:PrtImpSub: será:FutPres ñ, seria:FutPrt;
b)) Por lhes ter sido (InfintImpessoal) roubado (ser+partic) o sentido mesmo de viver, os trabalhadores aposentados chegam PrstInd a se desesperar com tamanho vazio.
c) ñ há VP passou:PretPerfInd x veriam: FutPretInd ñ; viram PrtPef;
d) ñ há VP, Fossem:PretImpSub, poderá:FutPresInd ñ poderia:FutPrt;
e)ñ há VP, Viesse:PretImpSub, teráFutPrsInd ñ teria:FutPrtInd;