SóProvas


ID
2607151
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        A velhice na sociedade industrial


      Durante a velhice deveríamos estar ainda engajados em causas que nos transcendem, que não envelhecem, e que dão significado a nossos gestos cotidianos. Talvez seja esse um remédio contra os danos do tempo. Mas, pondera Simone de Beauvoir, se o trabalhador aposentado se desespera com a falta de sentido da vida presente, é porque em todo o tempo o sentido de sua vida lhe foi roubado. Esgotada a sua força de trabalho, sente-se um pária, e é comum que o escutemos agradecendo sua aposentadoria como uma esmola.

      A degradação senil começa prematuramente com a degradação da pessoa que trabalha. Esta sociedade pragmática não desvaloriza somente o operário, mas todo trabalhador: o médico, o professor, o esportista, o ator, o jornalista.

      Como reparar a destruição sistemática que os homens sofrem desde o nascimento, na sociedade da competição e do lucro a qualquer preço? Cuidados geriátricos não devolvem a saúde física nem mental. A abolição dos asilos e a construção de casas decentes para a velhice, não segregadas do mundo ativo, seria um passo à frente. Mas haveria que sedimentar uma cultura para os velhos com interesses, trabalhos, responsabilidades que tornem digna sua sobrevivência. Como deveria ser uma sociedade para que, na velhice, o homem permaneça um homem? A resposta é radical para Simone de Beauvoir: “seria preciso que ele sempre tivesse sido tratado como homem”.

      Para que nenhuma forma de humanidade seja excluída da Humanidade é que as minorias têm lutado, que os grupos discriminados têm reagido. A mulher, o negro, combatem pelos seus direitos, mas o velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele.

(Adaptado de: BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. S. Paulo: T. A. Queiroz, 1983, p. 38-39) 

A supressão da vírgula altera o sentido da frase:

Alternativas
Comentários
  • Atenção!

    A banca quer apenas a alternativa que muda o sentido, não importa se você vai encontrar alternativas com erros de pontuação na supressão da vírgula. Dito isso, a única assertiva que, de fato, muda o sentido é a alternativa A.

    .

    Com vírgula tem-se um caso de oração explicativa.

    Sem, a mesma oração passa a ser restritiva.

  • Observe as orações:

    "Tenham toda a nossa admiração os velhos aposentados, aos quais não faltou lutar por seus sonhos."

     

    A vírgula que antecipa a preposição "a" está separando uma oração com sentido explicativo. Nesse sentido, tendo a vírgula, refere-se a todos os velhos aposentados. Contudo, se surprimida, haverá um oração restritiva e não se referirá a todos os velhos aposentados.

     

    Letra A

  • Letra (a)

     

    Tenham toda a nossa admiração os velhos aposentados, aos quais (pronome relativo) não faltou lutar por seus sonhos.

     

    -> Se vc quer saber se o acréscimo ou a supressão da vírgula alterará o sentido, ache o pronome relativo.

  • aos quais  está " escondendo" Que, que é se suprimir a vírgula a oração de explicatica torna-se restritiva..

    bons estudos.

  • A questão quer identificar o uso da vírgula em orações subordinadas adjetivas (restritivas ou explicativas), o qual modifica o sentido da sentença.

     

    Restritiva x Explicativa

     

    Oração subordinada adjetiva restritiva – identifica que a afirmação diz respeito a apenas parte dos elementos do grupo designado pelo pronome relativo. Nesse caso, a oração subordinada não é separada por vírgula.

     

    ex: Os políticos que são corruptos merecem repúdio da população.

     

    Nesse caso estamos falando de um grupo específico de políticos. Subentende-se também que há um outro grupo que não é corrupto.

     

    Oração subordinada adjetiva explicativa – identifica que a afirmação refere-se à totalidade dos elementos do grupo designado pelo pronome relativo. Em regra, na língua portuguesa, todos os termos explicativos são separados por vírgula.

     

    ex: Os políticos, que são corruptos, merecem repúdio da população.

     

    Aqui o que sendo dito é que ser corrupto é uma característica inerente a todos os políticos e não a um grupo específico deles.

     

    No gabrito (Tenham toda a nossa admiração os velhos aposentados, aos quais não faltou lutar por seus sonhos.) temos que:

     

    - O uso da vírgula implica que todos os velhos aposentados não deixaram de lutar por seus sonhos. Trata-se de uma qualificação genérica e universal. -> Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

     

    - A supressão da vírgula alteraria o sentido, uma vez que de todo o grupo de velhos aposentados só teria "a nossa adminiração" aqueles "aos quais não faltou lutar por seus sonhos". Trata-se de uma qualificação restritiva. -> Oração Subordinada Adjetiva Restrititva.

     

    Bons Estudos!

  • Complementando:

     

     

    ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

     

     

    Nesse tipo de questão é rotineiro da FCC colocar um ''QUE'' com função de pronome relativo, daí a supressão da vírgula alteraria o sentido de explicativa para restritiva. Porém, contudo, entretanto, todavia, ela quis inovar colocando '' AOS QUAIS'' que no caso, exerce a mesma função do famoso ''QUE'', mas nada impede proceder do mesmo modo, vez que trata-se de ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA.

     

     

    Pra não ficar confundindo sempre(sempre trocava quem era com vírgula quem era sem), basta lembrar do macete:

     

     

    Com vírgula: ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA

     

    Sem virgula: ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA

     

     

     

     

    GABARITO LETRA A

  • Se tirar a vírgula da letra A vai ficar parecendo que a admirição só se deve aos que lutaram pelos seus sonhos. 

  • "Tenham toda a nossa admiração os velhos aposentados, aos quais não faltou lutar por seus sonhos." EXPLICATIVA

    COM VÍRGULA: se refere a TODOS os velhos aposentados

     

    "Tenham toda a nossa admiração os velhos aposentados aos quais não faltou lutar por seus sonhos." RESTRITIVA

    SEM VÍRGULA: Se refere apenas aos velhos aposentados aos quais não faltou lutar por seus sonhos

     

  • GABARITO A)

     

    Quando a questão for FCC e falar de vírgula alterando o sentido, procure logo pelo pronome relativo. (que, cujo, a qual, as quais, o qual, os quais...)

     

    a) Tenham toda a nossa admiração os velhos aposentados, aos quais não faltou lutar por seus sonhos.  Pronome Relativo, a supressão da vírgula altera o sentido, passando de Oração explicativa, para Restritiva.

     

    b)Em seus textos de circulação internacional, Simone de Beauvoir batalhou muito pelos direitos das minorias.  TERMO DESLOCADO

     

    c)Muitos têm lutado com vigor, apesar das adversidades que poderiam desanimá-los. TERMO DESLOCADO

     

    d)Como prova mesmo de nossa humanidade, devemos nos engajar nas lutas pelos mais desprotegidos. TERMO DESLOCADO

     

    e)Não pode haver plena reparação, no caso de uma injustiça ter sido perpetrada por tantos e tantos anos. TERMO DESLOCADO

  • Clássico sentido restritivo e explicativo.

    Gabarito letra A.Pronome relativo do AOS QUAIS.

    Força gurreiros!!!

  • ALTERNATIVA A: Alternativa correta. A oração “aos quais não faltou lutar por seus sonhos” é subordinada adjetiva explicativa. Sendo assim, ela se refere a todos os “velhos aposentados”, sem exceção. Removendo a vírgula, transformaríamos essa subordinada adjetiva em restritiva, assim restringiríamos o sentido de “velhos aposentados” a somente “aqueles que lutaram pelos sonhos”, pressupondo que houve também “velhos aposentados” que não “lutaram pelos seus sonhos”.

    ALTERNATIVA B: Apesar de constituir erro gramatical, pois é obrigatória a vírgula após adjunto adverbial longo deslocado ao início da frase, caso da vírgula depois de “internacional”, isso não efetivaria uma modificação do sentido da frase. Alternativa incorreta.

    ALTERNATIVA C: A vírgula isolando o termo adverbial concessivo “apesar das adversidades...” é facultativa, pois esse elemento adverbial se encontra no final da frase. A remoção da vírgula não constitui erro gramatical nem impõe mudança de sentido. Alternativa incorreta.

    ALTERNATIVA D: Há um adjunto adverbial longo deslocado ao início. Sendo assim, a remoção da vírgula é um erro gramatical, mas não há promoção de mudança de sentido. Alternativa incorreta.

    ALTERNATIVA E: A vírgula isolando o termo adverbial condicional “no caso de uma injustiça...” é facultativa, pois esse elemento adverbial se encontra no final da frase. A remoção da vírgula não constitui erro gramatical nem impõe mudança de sentido. Alternativa incorreta.