SóProvas


ID
2609527
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Qual ato normativo NÃO se encontra contemplado no art. 59 da Constituição Federal, o qual trata sobre o processo legislativo?

Alternativas
Comentários
  • Alt. E CORRETA:

    Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de:

    I - emendas à Constituição; [alt. D]

    II - leis complementares; [alt. A]

    III - leis ordinárias;

    IV - leis delegadas; [alt. B]

    V - medidas provisórias;

    VI - decretos legislativos;

    VII - resoluções. [lt. C]

  • Decreto regulamentar é uma norma jurídica expedida pelo chefe do Poder Executivo com a intenção de pormenorizar as disposições gerais e abstratas da lei, viabilizando sua aplicação em casos específicos, encontrando amparo no artigo 84, inciso IV, da CRFB.

    Ele não cria nem modifica direitos, questão reservada unicamente às Leis, apenas regula o âmbito de atuação da Lei. É decorrência do Poder Regulamentar da Administração Pública.

  • O comando da questão é aquele item que não se encontre no roll do artigo 59 da CRFB/88. Complementando os comentários dos colegas, temos que:

     

    A) Lei complementar. 

    PRESENTE, LOGO INCORRETA. Lei complementar, como seu próprio nome aponta, é a lei criada para complementar as normas constitucionais. Deve ser aprovada por maioria absoluta, ou seja, pela maioria do total de membros que integram a respectiva casa Legislativa votante (Senado ou Câmara dos Deputados). Suas hipóteses de regulamentação estão taxativamente previstas na Constituição Federal.

    Exemplo: Artigo 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos da lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.

     

    B) Lei delegada.

    PRESENTE, LOGO INCORRETA. É uma lei equiparada à lei ordinária. A competência para a sua elaboração é do Presidente da República, desde que haja pedido e delegação expressa do Congresso Nacional. A delegação é efetivada por resolução, na qual conste o conteúdo juntamente com os termos do exercício desta atribuição. A lei delegada tem restrições e não pode ter como seu objeto, por exemplo, as seguintes matérias: a) atos de competência exclusiva do Congresso Nacional; b) matéria reservada a lei complementar; c) legislação sobre planos plurianuais; d) diretrizes orçamentárias e orçamentos.

    Fundamentação: Artigo 59, inciso IV; e, 68, ambos da Constituição Federal. 

     

    C) Resolução.

    PRESENTE, LOGO INCORRETO. É uma espécie normativa emanada do Poder Legislativo que regule as matérias de competência privativa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. 

    Exemplo: Artigo 51 da CRFB/88. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    III - elaborar seu regimento interno.

    OBS: Não confundir com Decreto Legislativo - Artigo 49 da CRFB/88.

     

    D) Emenda constitucional.

    PRESENTE, LOGO INCORRETA. No campo jurídico, é chamada Emenda Constitucional a modificação imposta ao texto da Constituição Federal após sua promulgação. É o processo que garante que a Constituição de um país seja modificada em partes, para se adaptar e permanecer atualizada diante de revelantes mudanças sociais.

    Fundamentação: Artigo 59, I c/c 60 da CRFB de 1988.

     

    E) Decreto regulamentar.

    GABARITO. A Lei emana do Poder Legislativo. O regulamento emana do Poder Executivo (na função administrativa). Não obstante, só a Lei pode inovar no Ordenamento Jurídico. O Regulamento ficará adstrito àquilo que a lei permite. Desta maneira, o Decreto Regulamentar é uma norma jurídica expedida pelo chefe do Poder Executivo com a intenção de pormenorizar as disposições gerais e abstratas da lei, viabilizando sua aplicação em casos específicos.

    Fundamentação: Artigo 84, inciso IV da CRFB/88.

     

    Esperto ter ajudado!

  • Bons comentários , obrigado

  • Art. 59. CF/88. O processo legislativo compreende a elaboração de:

    I- Emendas à Constituição;

    II- Leis complementares;

    III- Leis ordinárias;

    IV- Leis delegadas;

    V- Medidas provisórias;

    VI- Decretos legislativos; (e NÃO Decreto Regulamentar)

    VII- Resoluções.


    Alternativa correta letra E.

  • A questão tenta lhe confundir apresentando a figura do “Decreto Regulamentar” quando, na verdade, o art. 59 do texto constitucional prevê, em seu inciso VI, “Decretos Legislativos” como parte do processo legislativo. Assim, a letra ‘e’ deverá ser marcada como nossa resposta.

    Por fim, lembremos que o Decreto Regulamentar, editado pelo Presidente da República, art. 84, IV, é um ato normativo secundário (ao contrário das espécies normativas listadas pelo art. 59, que são todas primárias). 

  • EMENDA AS 3 LEIS E RESOLVA PROVISORIAMENTE OS DECRETOS

    I - emendas à Constituição;

    II - leis complementares;

    III - leis ordinárias;

    IV - leis delegadas; 

    V - medidas provisórias;

    VI - decretos legislativos;

    VII - resoluções. 

  • Banca trocou Decreto Legislativo por Decreto Regulamentar