SóProvas


ID
2609743
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere as tendências que se manifestaram no Serviço Social até meados dos anos 1970, e suas principais características.


Tendências:

1. Modernização conservadora.

2. Desenvolvimentista e reformista.

3. Renovação da profissão.


Características:

( ) manutenção de status quo.

( ) preparação técnica para o fazer profissional.

( ) perspectiva de emancipação humana.

( ) orientação tecnicista e funcionalista.

( ) relação entre refletir/agir/refletir.


A correta correlação entre a tendência e sua característica está contemplada corretamente em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Amigos, para ajudar seria bom justificar porque a questão esta errada ou certa. respoder somente a letra da questão é perda de tempo, não ajuda em nada, nem mesmo a pessoa que responde dessa forma.

  • Não identifiquei o texto utilizado para elaborar a questão, mas os conceitos são similares aos utilizados por Netto:

    modernização conservadora = modernização (positivismo)

    desenvolvimentista e reformista = reatualização do conservadorismo (fenomenologia)

    renovação da profissão = intenção de ruptura (tradição marxista)

  • Gabarito D. A resposta pode ser encontrada no texto " 80 anos do serviço social no Brasil: organização política e direção social da profissão no processo de ruptura com o conservadorismo. Segundo a autora (Maria Beatriz Costa Abramides): 

    "Pode-se afirmar que, até os anos 1970, três tendências se manifestavam no Serviço Social: a) a modernização conservadora, de orientação tecnicista e funcionalista, de manutenção do status quo; b) a desenvolvimentista e reformista dos anos 1950 e 1960; e c) a vertente da renovação da profissão. A renovação do Serviço Social brasileiro teve sua origem em meados da década de 1960 e apresentou três tendências: a) a modernizadora, alicerçada nos documentos de Araxá e Teresópolis, em que o Serviço Social é concebido como instrumento de intervenção a ser operacionalizado nos marcos de manutenção do capitalismo; b) a reatualização do conservadorismo, cuja concepção se assentava na fenomenologia pela autorrepresentação da profissão, rejeição ao positivismo, presente na tradição modernizadora, e a teoria social de Marx; c) a terceira se expressou no legado marxiano e na tradição marxista por meio do projeto de intenção de ruptura com o conservadorismo, que conquistou sua hegemonia a partir de 1979." (p.460).

  • manutenção de status quo = manutenção do status atual