SóProvas


ID
2609926
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pessoas, grupos e comunidades assistidas pela Defensoria Pública, muitas vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Noção transversal, nas políticas sociais e no campo socioassistencial,

Alternativas
Comentários
  • Vulnerabilidade social: 

    Os estudos desenvolvidos sobre vulnerabilidade social demonstram que seu conceito é multifacetado devido às inúmeras situações que podem atingir indivíduos, famílias ou coletividades e, segundo Nery (2009), engloba várias dimensões, entre as quais: a dos bens materiais, a sócio-demográfica, a ambiental e a afetivo-relacional. As vulnerabilidades sociais estão relacionadas as situações de empobrecimento da classe trabalhadora e as dificuldades relacionais e culturais, pois estas interferem na forma de viver dos trabalhadores e de suas famílias. De acordo com  Couto, Yazbek e Raichelis (2010, p. 50), “o território é o terreno das políticas públicas, onde se concretizam as manifestações da questão social e se criam os tensionamentos e as possibilidades para seu enfrentamento. ” Assim, a abordagem do território torna-se fundamental para a compreensão do conceito de vulnerabilidade social, posto que nele se determinam as condições de vida dos segmentos populacionais vulnerabilizados. 

  • a) conceitualmente é sinônimo de risco social, comumente vivido por famílias, grupos e comunidade. ERRADO - Vulnerabilidade e risco social não são sinônimos! 

     

    "Foram Yunes e Szymanski (2001) que chamaram atenção para a diferença entre os conceitos de risco e vulnerabilidade. Segundo elas, o conceito de vulnerabilidade “é aplicado erroneamente no lugar de risco” (p. 29), pois são dois conceitos distintos. Enquanto risco, segundo as autoras, foi usado pelos epidemiologistas em associação a grupos e populações, a vulnerabilidade refere-se aos indivíduos e às suas suscetibilidades ou predisposições a respostas ou consequências negativas.

     

    É importante ressaltar-se, contudo, que, para essas autoras, existe uma relação entre vulnerabilidade e risco: “a vulnerabilidade opera apenas quando o risco está presente; sem risco, vulnerabilidade não tem efeito” (p. 28). A palavra vulnerável origina-se do verbo latim vulnerare, que significa ferir, penetrar. Por essas raízes etimológicas, vulnerabilidade é um termo geralmente usado na referência de predisposição a desordens ou de susceptibilidade ao estresse."

     

    http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/12173/8639Risco%20ou%20vulnerabilidade%20social

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje"  Karen Lamb    
     

  • E )  revela insuficiência de recursos e habilidades frente às demandas cotidianas oriundas de desigualdades sociais, interferindo no bem-estar social. 

  • QQ, não desativem a versão antiga. A versão atual é horrível de ler!