SóProvas


ID
2611135
Banca
FAPESE
Órgão
UFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  • Privilégio ou Previlégio?

Clara Braga 

Atire a primeira pedra quem nunca escreveu uma palavra com a grafia errada jurando que estava escrevendo certo. Essa é a história da minha vida. Meu melhor amigo? Corretor do Word. Minha melhor desculpa? Licença poética. Mas tem uns erros que não há licença poética que segure.

Esses dias vi um que confesso que na hora “h” me deixou na dúvida: privilégio ou previlégio? Eu tinha certeza que era privilégio, mas sabe quando você vê a palavra errada em uma frase tão convincente que acaba ficando na dúvida? Pois é, “viajar para o exterior é um previlégio de poucos”. Quer frase mais convincente que essa? 

Nada que um bom dicionário não resolva: Privilégio – vantagem concedida a alguém, com exclusão dos outros; permissão especial. Substantivo masculino com origem no latim ‘privilegium’ e, por isso, escrita com “i” mesmo! Se fosse o soletrando do Caldeirão do Hulk, ainda poderíamos pedir a divisão silábica e a utilização em uma frase, mas não é necessário, só pela origem já não fica mais na dúvida, é com “i”. Mas pesquisar alguns sinônimos não faz mal a ninguém: posse, regalia, concessão, direito, direito. Opá, direito?

Pois é, parece que direito pode ser sinônimo de privilégio, porém, em alguns casos, a palavra privilégio pode ser entendida de forma pejorativa, afinal é algo que uma pessoa possui e outra não, seja lá o motivo, e ninguém gosta de ser excluído de uma concessão, não é mesmo? Porém, é aí que mora todo o problema, algumas pessoas não entendem que nem todo mundo tem o privilégio de não ter uma deficiência, por exemplo, que o impeça de ter acesso a seja lá o que for, de banheiro a informação.

Não vivemos em um mundo adaptado a todas as necessidades, e isso não é culpa das pessoas com deficiência, muito pelo contrário, no final, são elas que saem perdendo. Por isso, algumas regras básicas precisam ser colocadas para que todas as pessoas tenham iguais oportunidades na vida (e aqui também incluo desde a oportunidade de se informar até a oportunidade de usar um banheiro público), e é por isso que essas regras não estão em discussão pois são DIREITOS garantidos por lei, e não privilégios.

A placa colocada em Curitiba que pedia o fim dos privilégios das pessoas com deficiência e que causou revolta na internet parece não ter passado de uma ação de marketing para uma campanha que busca garantir os direitos das pessoas com deficiência. Uma ótima campanha para ser feita próxima do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e do Dia Mundial da Acessibilidade. Tomara que a revolta que eu e muitos sentiram não morra nas redes sociais.

O título da crônica de Clara Braga traz, em si, uma indagação a respeito do uso oral ou escrito de certas palavras da língua portuguesa. O exemplo apresentado é o que ocorre, comumente, com a palavra “privilégio/previlégio”. Esta mesma dúvida acontece em situações como:

Alternativas
Comentários
  • A questão não é simples, pois o examinador não soube explicar na perqunta o que ele queria. 

     

    Precisamos identificar qual alternativa apresenta duas palavras que podem gerar dúvidas e que uma delas não exista na lingua portuguesa, assim como no enunciado.

    Privilégio - Existe no dicionário.

    Previlégio - Não existe e pode passar despercebido em um texto.

     

    a) Gabarito. Digladiar (existe no dicionário) / Degladiar (não existe)

     

    b) Errada. Sírio (cidadão proveniente da Síria) / Círio (grande vela)

     

    c) Errada. Acaso (imprevisto) / Ocaso (pôr do sol)

     

    d) Errada. Mandado (ordem) / Mandato (tempo de exercicio do serviço público)

     

    e) Errada. Diferir (adiar ou procastinar) / deferir (conceder) 

  • RESPOSTA: A

    PRIVILÉGIO: direito, vantagem, prerrogativa, válidos apenas para um indivíduo ou um grupo, em detrimento da maioria; apanágio, regalia.

    PREVILÉGIO: NÃO EXISTE. erro de grafia!!! o correto é com: E

     

     a)digladiar/degladiar; A forma correta de escrita da palavra é digladiar. A palavra degladiar está errada. Devemos utilizar o verbo digladiar sempre que quisermos referir o ato de combater com espada, corpo a corpo. Significa também disputar, discutir, argumentar.

     b)sírio/círio; O substantivo masculino círio indica, principalmente, uma vela grande, usada nas igrejas. O adjetivo ou substantivo sírio indica, principalmente, alguém ou algo natural ou relativo à Síria.

     c)acaso/ocaso; (acaso,ocorrência, acontecimento casual, incerto ou imprevisível; casualidade, eventualidade.) (ocaso, o aparente declínio de um astro no horizonte, do lado oeste; pôr, poente.)

     d)mandado/mandato; (mandado, Mandado é um ato escrito, emanado de autoridade pública competente, judicial ou administrativa, determinando a prática de ato ou diligência. Trata-se de uma ordem emitida por juiz que deve ser cumprida. Quando o juiz quer determinar prisão de uma pessoa, ele expede um mandado de prisão.) (mandato,eletivo)

     e)Diferir/deferir. (diferir, transferir para outra data; adiar, procrastinar.) (deferir, transitivo direto e transitivo indiretoatender (a)o que é solicitado; condescender. "o governador deferiu (a)o pedido do suplicante" ... bitransitivo, conceder (algo) a; outorgar. "a empresa deferiu medalhas aos funcionários mais antigos") 

  • Mais uma da Saga "  O Concurseiro que lia a mente do elaborador ".  

    Pela lógica da questão -------------------------------------> DIGLADIAR  não existe no dicionário, assim como PREVILÉGIO.

     

    GABARITO LETRA:  A

  • kkkkkkkkkkk

     Mais uma da Saga "  O Concurseiro que lia a mente do elaborador ".  

  • Privilégio ou previlégio???

     

    A forma correta de escrita da palavra é privilégio, com i na primeira sílaba: pri-vi-lé-gi-o. A palavra previlégio, com e na primeira sílaba, está errada. 

    O substantivo masculino privilégio se refere a uma vantagem, uma permissão, uma oportunidade, uma licença especial e um direito de apenas algumas pessoas, sendo sinônima de licença, prerrogativa, regalia e garantia.

    Refere-se também a um dom natural, ou seja, a um atributo, predicado, qualidade, talento e faculdade. Pode significar também uma permissão legal de controle exclusivo, sendo sinônimo de monopólio, controle e exclusividade. 

     

    Questão complexa! Precisa entender o que o examinador quer já que ele não conseguiu ser conciso, né?

    Aí precisa meio que adivinhar... não existe prEvilégio, então ele quer algum nome que também não exista nas alternativa..

     

    Digladiar (verbo intransitivo e pronominal)- Confrontar-se à espada; lutar, corpo a corpo, utilizando espadas.

    Degladiar - A forma correta de escrita da palavra é digladiar. A palavra degladiar está errada.

     

    GAB A.

  • Com coisa que a gente fala Degladiar e Digladiar no dia a dia... acho que é a primeira vez que falo essas duas palavras "abençoadas"...

  • oioioi

  • O comentário do Dimas é muito bom. Na verdade o examinador queria outro exemplo que encaixe perfeitamente no tipo apresentado no texto.

    Palavras que possuem grafias parecidas, comumente confundidas, e que apenas uma exista no dicionário. 

  • Isso é pergunta que se faça!? Em qual gramática há essa afirmativa?

     

     

  • Particularmente, não achei a questão complexa. Apenas procurei nas alternativas palavras com grafias parecidas que pudessem ter o mesmo significado. Após isso, fui por eliminação e só sobrou a alternativa "A", visto que nas outras, as palavras têm significados distintos.

  • Acertei a questão na m****. Meu raciocínio passou mais próximo daquilo que o Sherlock Holmes comentou, mas quase marquei diferir/ deferir. Questão digna de Cespe.

  • Era uma vez um examinador que não sabia se expressar .

  • Fiz um esqueminha assim: primeira noção de solidariedade( nossas ações incide +/-) + Solidariedade ( implica corresponsabilidade) = inegável Dimensão ética ====Por causa do necessário reconhecimento mútuo de todos como pessoas.

    PRONTO E ASSIM EU DEIXEI EM BRANCO PQ ACHEI MUITO LOUCO AÍ P NÃO PERDER PONTO! RSRS... JURO Q ACONTECEU ISSO RSRS..

    ACHO QUE O ESQUEMA VALE A PENA! EU IRIA ACERTAR SE TIVESSE MARCADO.

  • Questão de associação, comparando-se as palavras "Privilégio" e "Previlégio", essa não tem significado no dicionário, já aquela possui. Portanto, verificando-se as alternativas, as correlatas seriam as da alternativa "a".
  • Questão tranquila, mas exige associação de ideias.(Do tipo que O IBFC adora).

    No exemplo do texto Privilégio/ Previlégio, a dúvida é a grafia correta já que o significado é o mesmo.

    Dentre as alternativas a que se assemelha à ideia do texto é a letra A. Nas outras alternativas há palavras com grafias diferentes e significados diferentes.

  • Acertei errando kkkkk achei que a palavra que não existia era "digladiar", por isso marquei A e acabei acertando.

     

  • Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiguraaaaa na mão de Deus...

  • ·         TAMPOUCO – também não, nem, sequer, muito menos

    ·         TÃO POUCO – muito pouco

    ·         AO ENCONTRO DE – É um encontro harmônico. Ex.: Vamos ao encontro dos nossos amigos.

    ·         DE ENCONTRO A - Quer dizer contra (encontro bruto) - Um automóvel foi de encontro a outro.

    ·         EM VEZ DE – Significa em lugar de (ideia de substituição) – Em vez de nos ajudar, foi embora.

    ·         AO INVÉS DE – Significa ao contrário de (ideia de oposição): Ao invés de baixar, o preço da gasolina só sobe!

    ·         A PAR – Tomar conhecimento.

    ·         AO PAR – Mesmo valor, utilizado comumente no mercado financeiro. Ex.: O real já não está ao par do dólar.

    ·         HAJA VISTA – tendo em vista

    ·         HAJA VISTO – não existe

    ·         MEIO – mais ou menos

    ·         MAIA – metade

    ·         ONDE – não há movimento

    ·         AONDE – sugere movimento

    ·         TODO, TODA – designa qualquer, cada – toda cidade (qualquer cidade)

    ·         TODO O, TODA A – designa totalidade – toda a cidade (a cidade inteira)

    ·         AO INVÉS DE – contrário

    ·         EM VEZ DE – no lugar de

    ·         ACESSO – por onde “vai”

    ·         ASSESSOR quem auxilia alguém

    ·         ASSESSÓRIO – o que auxilia

    ·         ABSOLVER perdoar, inocentar

    ·         ABSORVER – aspirar, sorver

    ·         COMPRIMENTO extensão, medida

    ·         CUMPRIMENTO – saudação

    ·         DESCRIMINAR tirar a culpa

    ·         DISCRIMINAR distinguir / relacionar

    ·         EMIGRAR deixar um país

    ·         IMIGRAR entrar em um pais

    ·         FLAGRANTE evidente

    ·         FRAGRANTE perfumado

    ·         RATIFICAR – confirmar

    ·         RETIFICAR – corrigir

    ·         ASPIRAR O – sentir cheiro

    ·         ASPIRAR AO – buscar algo (aspirar ao cargo de...)

    ·         O GRAMA – peso

    ·         A GRAMA – planta

    ·         AFERIRConferir

    ·         AUFERIRObter

    ·         MAISENA – Aqui é o produto

    ·         MAIZENA – Aqui é a marca

    ·         SORTIRAbastecer, misturar

    ·         SURTIR -  Produzir efeito

    ·         ACASO -  Por acaso

    ·         OCASO – Anoitecer

    ·         SÍRIO – Cidadão da Síria

    ·         CÍRIO – Grande vela

     

     

  • o    Tem – Não se usa acento nos verbos TER e VIR no singular.

    o    TÊM – Usa-se acento circunflexo nos verbos TER e VIR no plural.

    ·         MAL – Contrário de bem - maL e bEm, formar um ângulo de 90º

    ·         MAU – Contrário de bom -   maU e bOm, formam um semicírculo.

    ·         MANTÉM – Usa-se no singular – Estados Unidos mantém (usa-se acento agudo em derivados dos verbos ter e vir no singular.)

    ·         MANTÊM – Usa-se no plural – Os estados unidos mantêm (usa-se acento circunflexo em derivados dos verbos ter e vir no plural.)

    ·         XÁ – título persa

    ·         CHÁ – bebida

    ·         XEQUE – título, posto em prova

    ·         CHEQUE – ordem de pagamento

    ·         CAÇAR – matar

    ·         CASSAR – tirar os direitos políticos de alguém

    ·         INCIPIENTE – iniciante

    ·         INSIPIENTE – ignorante

    ·         EXPECTADOR – que tem expectativa

    ·         ESPECTADOR – que assiste a algo que vê.

    ·         CALDA – Creme

    ·         CAUDA – rabo

    ·         COZER – cozinhar

    ·         COSER – costurar

    ·         PORQUANTO – porque, justificativa

    ·         POR QUANTO – quantidade

    ·         COM QUANTO – quantidade

    ·         CONQUANTO – conjunção concessiva – embora

    ·         INTENÇÃO – desejo

    ·         INTENSSÃO – intensidade

    ·         TAXA – imposto, tributo

    ·         TACHA – prego pequeno

    ·         TAXAR – fixar taxa, imposto

    ·         TACHAR – pôr defeito, censurar.

    ·         DESCENTE – que desce

    ·         DECENTE – honesto

    ·         INCERTO – não certo

    ·         INSERTO – inserir

    ·         EXPERTO – perito

    ·         ESPERTO – inteligente

    ·         PASSO – verbo passar

    ·         PAÇO palácio

    ·         ACENDER – Colocar fogo

    ·         ASCENDER – subir

    ·         CENSO – recenseamento

    ·         SENSO – entendimento, juízo

     

    ·         CONCERTAR – ajustar combinar

    ·         CONSERTAR – reparar

     

  • ·         CESSÃO – ceder

    ·         SESSÃO – espaço de tempo

    ·         SEÇÃO – divisão

    ·         SECÇÃO – separar em partes, seccionar

    ·         SENÃO – do contrário, de outro modo, caso contrário, a não ser

    ·         SE NÃO – conjunção se + adverbio não, caso não

    ·         DEMAIS – Sinônimo de outros, outras, restantes, muitíssimo, excelente, em demasia.

    ·         DE MAIS – Ideia de quantidade, passa a ideia de quantidade e seu significado é equivalente a A MAIS.

    ·         A CERCA DE – Faz referência a distância, perto de, aproximadamente próximo de.

    ·         ACERCA DE - equivalente a sobre: conversamos durante horas acerca de política.

    ·         HÁ CERCA DE - referência temporal ou de quantidade, significa que faz ou existe aproximadamente

    ·         – tempo (há dois dias estou com febre), existir (há muita gente aqui)

    ·         A – Indicativo do futuro (as provas serão daqui a dois meses)

    ·         DISTORCER – desvirtuar o sentido

    ·         DESTORCER – endireitar.

    ·         A FIM – finalidade

    ·         AFIM – afinidade

    ·         TAMPOUCO – também não, nem, sequer, muito menos

    ·         TÃO POUCO – muito pouco

    ·         VIAGEM É um substantivo. Significa o deslocamento de um lugar a outro. Ex.: Foi uma viagem no fim do ano.

    ·         VIAJEMÉ um verbo no infinitivo e indica o ato de fazer uma viagem. Ex.: Adoro viajar para o litoral.

  • Todas as palavras das alternativas existem, exceto DEGLADIAR (grafia errada da palavra) o que torna a questão gabarito.

     

     

    DIGLADIAR: combater, lutar, discutir, disputar, questionar

    DEGLADIAR --> ESTÁ ERRADO

    ACASO: quiçá, talvez, porventura.

    OCASO: o lado do horizonte onde o Sol parece esconder-se; ocidente, oeste, poente.

    CÍRIO:  vela, brandão, tocha, lume, procissão, romaria

    SÍRIO: quem é da Síria (país)

    MANDADO: ordem

    MANDATO: tempo

    DIFERIR: fazer durar; demorar, prolongar.

    DEFERIR: : outorgar, aprovar, atender, despachar, assentir, anuir, aceitar...

     

     

  • LETRA A
    Quem tá reclamando do Examiandor é porque não se deu o trabalho de ler nem o primeiro parágrafo do Texto. Ao lê-lo você percebe exatamente o que o dito cujo quer com a questão.