-
LETRA B
Q332806 A Estratégia Organizacional consiste na mobilização de todos os recursos da empresa para atingir os objetivos de longo prazo."
1 – planejamento estratégico: define as estratégias de longo prazo da empresa e busca otimizar a organização como um todo. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos à companhia. Proporciona uma visão integrada dos processos e da empresa. Apesar de ter um longo alcance, é necessário que seja atualizado constantemente, do contrário o planejamento sofre um sério risco de ficar obsoleto e não ser utilizado dentro da empresa como deveria ser. O planejamento estratégico apresenta o maior nível de risco, pois orienta-se ao longo prazo e ao ambiente externo da organização.
-
GABARITO: B
O princípio básico de uma estratégia organizacional é elaborar ações para o futuro da organização.
Desenvolvida pelos neoclássicos, a escola do planejamento estratégico surgiu como um processo formal de formulação de estratégia, a partir de uma abordagem prescritiva e normativa estabelecida em cinco estágios, a saber:
1 – Formulação de objetivos organizacionais
A organização define os objetivos globais que pretende alcançar no longo prazo, sua ordem de importância e prioridade e a hierarquia dos objetivos. Nesse estágio identificam-se as alternativas estratégicas relevantes, qual seja a melhor direção a ser tomada.
2 – Análise externa do meio ambiente
Uma vez estabelecidos os objetivos, a auditoria externa serve para avaliar as condições do ambiente externo da organização, a partir do mapeamento desse ambiente, visando estabelecer um conjunto de previsões. O lema dos neoclássicos é prever e preparar.
3 – Análise interna das forças e limitações da empresa
Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos da empresa, sendo os pontos fortes caracterizados como forças propulsoras, enquanto os pontos fracos são as limitações e restrições que impedem o alcance dos objetivos.
4 – Escolha da estratégia ou estágio de avaliação da estratégia
Constitui os cursos de ação futura que podem ser adotados para a organização visando atingir os objetivos globais.
5 – Operacionalização da estratégia
É onde a maior parte dos modelos de planejamento se torna mais detalhada. Envolve um conjunto de hierarquias em diferentes níveis e diferentes perspectivas de tempo.
FONTE: www.administradores.com.br
-
GAB:B
Para Chiavenato (2008), o planejamento estratégico interage com três parâmetros: a visão de futuro, o ambiente externo e os fatores internos da organização.
Além disso, ele apresenta cinco características fundamentais do planejamento estratégico:
1. Adaptação da organização a um ambiente mutável;
2. É orientado para o futuro, em um horizonte de longo prazo;
3. Ele é compreensivo/aborda a organização como um todo, de forma global e sistêmica;
4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso,
5. Ele é uma forma de aprendizagem organizacional, que aprende através da adaptação ao contexto ambiental complexo, competitivo e mutável
-
-
Só uma observação: Apesar de ser amplamente utilizada pelo planejamento estratégico, a estratégia se relaciona aos planejamentos táticos e operacionais também (eles traduzem e operacionalizam o planejamento estratégico, respectivamente). Nesses casos, está no tempo presente, majoritariamente.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
O item A está errado, trata-se do planejamento estratégico, que é dito global, pois orienta todo o sistema organizacional, de longo prazo, e não de curto prazo;
O item B está correto, o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com a visão de futuro da organização.
O item C está errado, o diagnóstico organizacional - uma das etapas do planejamento estratégico - permite ao administrador analisar, sistematicamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de sua organização, permitindo que ele antecipe os problemas futuros. Obviamente, os relatórios mensais não são ferramentas suficientes para essa análise;
Os itens D e E estão errados, controle, emissão de pareceres não são princípios básicos da estratégia organizacional.
Gabarito: letra B.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 18.ed. São Paulo: Campus, 1986.