SóProvas


ID
2612353
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

“A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro estatui expressamente que quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com __________________.” Assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    LINDB
    Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
     

    Não tem " fins sociais a que a lei se dirige "


    bons estudos

  • ITEM D

     

    DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942 - Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (LINDB)

    Art. 4º  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

     

    Portanto, não se inclui no dispositivo citado os "fins sociais a que a lei se dirige".

  • GABARITO – LETRA “D” – Fins sociais que a Lei se dirige não está no rol do artigo 4° da LINDB:

     

    Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

     

  • Fins sociais a que a lei se dirige trata-se de "interpretação" quanto aos meios, a qual pode ser: gramatical, lógica, ontológica, histórica, sistemática e teleológica(fins sociais).

    Analógia, constume e princípios gerais do direito fazem parte da chamada "integração da norma jurídica", aplicando-se nos casos de omissão.

  • Já li algumas doutrinas que direrenciam princípios gerais DO direito e princípios gerais DE direito, dizendo que o primeiro se refere aos princípios gerais de um ramo específico do direito e o segundo ao ordenamento jurídico como um todo, sendo frequentemente não positivados, inclusive. Se esse raciocínio for acertado, como acho que é, também a "C" estaria equivocada, porque fala em princípios gerais DO direito, e não DE direito, como expresso no art. 4.

  • Questão que cobra atenção do candidato

  • PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO

     

    Honeste vivere (viver honestamente)

     

    Alterum non laedere (não lesar a ningúem)

     

    Suum cuique tribuere (dar a cada um o que é seu)

  • Quando a Lei for omissa: COPA

     

    COstumes, Princípios Gerais de Direito e Analogia

  • Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

    Art. 5o  Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.

  • LINDB 

    Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

  • Q545693 Q404107   Q846966

     

    A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro prevê, em ordem preferencial e taxativa, como métodos de integração do direito, a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.

     

    NÃO INCLUI EQUIDADE ( PREVISTA NO CPC)

    SEGUIR ESSA ORDEM:     

    1º - ANALOGIA

    2º COSTUMES

    3º PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO

  • INTERGRAÇÃO DAS NORMAS - Art 4 

    Lei omissa - juiz vai intergrar a lei, seguindo a analogia, costumes e principios gerais do direito 

    APLICAÇÃO DA LEI - Art 5 

    Lei existe - o juiz deve atender os fins sociais a que a lei se destina e as exigências do bem comum 

     

  • Que questão PODRE.. Consulplan ridícula.

  • Essa banca tem "doença mental"

  • Errei por falta de atenção, ao "engolir" o NÃO completa..

    .

  • Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

  • Complementando: OS FINS SOCIAIS a que a lei se dirige consistem nos OBJETIVOS alcançados pela norma ( TELEOLOGIA).

    GABA D

  • GAB.: D. 

    A LEI OMISSA RECLAMA: ANALOGIA, COSTUMES E PRINCÍPIOS GERAIS DE DIREITO

    O atendimento aos fins sociais deve ser observado pelo magistrado em qualquer julgamento (deduzida questão com omissão legislativa ou não). 

  • Gabarito: D

    Os fins sociais estão na interpretação - Pela interpretação sociológica ou teleológica o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum.

  • “A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro estatui expressamente que quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com __________________.” Assinale a alternativa que NÃO completa corretamente a afirmativa anterior.

     

    a) - analogia

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 4º, do DL 4.657/1942: "Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os principios gerais do direito".

     

    b) - costumes

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 4º, do DL 4.657/1942: "Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os principios gerais do direito".

     

    c) - princípios gerais do direito

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 4º, do DL 4.657/1942: "Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os principios gerais do direito".

     

    d) - fins sociais a que a lei se dirige

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 5º, do DL 4.657/1942: "Art. 5º. - Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum".

     

  • Sim, mas venha cá, não há uma ordem hierárquica quando se trata disso?

    Analogia -> Costumes -> Princípios Gerais?

    Aí pula pros outros, não é isso?

    Alguém pode explicar, por favor.

  • Questão estranha...

    Há tempos o interprete deve fazer um verdadeiro trabalho de hermeneutica para aplicar a legislação e vigor.

    Em tese estariam todas corretas, mas como a banca gosta de decoreba, você precisa saber o que está na LEI.

  • De acordo com o art. 4º da LINDB, quando a lei for omissa, o juiz não poderá se eximir de proferir uma sentença, devendo se socorrer das fontes diretas secundárias: costumes, analogia e princípios gerais do direito.

    A) CORRETO. Denomina-se analogia quando estivermos diante de uma situação fática, ou seja, diante de um caso concreto e não haja lei, de maneira que o julgador irá se socorrer de uma norma próxima ou de um conjunto de normas próximas. Exemplo: art. 499 do CC, que se aplica, também, aos companheiros; 

    B) CORRETO. Cuida-se da prática reiterada de atos lícitos com relevância jurídica. Exemplo: cheque pós-datado no comércio. Sabe-se que o cheque é um título de crédito e uma ordem de pagamento à vista, mas vamos pensar em uma pessoa que não tenha cartão de crédito e queira comprar uma roupa. Como ela não dispõe de meios para realizar o pagamento à vista, o vendedor sugere que ela emita três cheques, parcelando a compra e se compromete a descontar cada título no dia dez de cada mês subsequente; 

    C) CORRETO. São regramentos básicos que auxiliam o juiz na busca da justiça e pacificação social. Exemplos: socialidade, operabilidade, função social; 

    D) INCORRETO. Não consta no rol do art. 4º da LINDB, mas tem previsão no art. 5º: “Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum."

    RESPOSTA: (D)
  • As três primeiras assertivas referem-se a hipóteses de integração, isto é, quando houver lacunas.


    A última assertiva refere-se a forma de interpretação (social ou teleológica)