SóProvas


ID
2612986
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Violência: O Valor da vida

Kalina Vanderlei Silva / Maciel Henrique Silva, Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 412

A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas. Em geral, ao nos referirmos à violência, estamos falando da agressão física. Mas violência é uma categoria com amplos significados. Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas. Dessa forma, podemos definir a violência como qualquer relação de força que um indivíduo impõe a outro.

Consideremos o surgimento das desigualdades econômicas na história: a vida em sociedade sempre foi violenta, porque, para sobreviver em ambientes hostis, o ser humano precisou produzir violência em escala inédita no reino animal.

Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria. Essa desigualdade social é o fenômeno em que alguns indivíduos ou grupos desfrutam de bens e valores exclusivos e negados à maioria da população de uma sociedade. Tal desigualdade aparece em condições históricas específicas, constituindo-se em um tipo de violência fundamental para a constituição de civilizações.

“Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”.
Esse segmento do texto 2 contém:

Alternativas
Comentários
  •  a) 1 oração;  GAB.

  • Denota --> verbo

    causado não seria verbo no particípio?

  • Contei o CAUSADO como verbo. Alguém para explicar? 

  • Hoje, esse termo denota, além da (substantivado) agressão física, diversos tipos de (substantivado) imposição sobre a vida civil, como a (substantivado) repressão política, familiar ou de gênero, ou a (substantivado) censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”.

    Gabarito: B (retificado)

  • tambem contei dois verbos: denota e causado... o número de verbos indica o número de orações.

     

  •  ''(...) o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas.''

    Se isso não é uma oração, é o que então??

    hehe , essa é a FGV !!

  • também contei 2 verbos... DENOTA e CAUSADO

  • Oii?? Causado não é verbo pra a FGV??

  • Não entendi!!! Causado também é verbo

  • Também consirei dois verbos: detona e causado. Alguém pode explicar?

  • Visshhhh, marquei 2 verbos.
  • 3 verbos:

    1 - detona

    2 - detona (elipse)

    3 - causado

  • Está com artigo tornado substantivo mas não deixa de ser verbo...

     

    OOOIIIII???????

  • Considerei apenas dois verbos, aliás, o mesmo (denota):

    1) “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos

    2) e, ainda, (DENOTA) o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”.

     

    Vai entender...

  • Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômica.

     

    Vamos separar a estruturas e identificar onde existe verbo. Cada verbo uma oração.

     

    1.Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, (estrutura de plano maior)----verbo "denota".

    2.como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômica.        (estrutura de plano menor com coordenação interna. Não há relação com a estrutura do verbo denota, mas sim com os termos enumerados após a conjunção comparativa "como". por conseguinte, a palavra "ainda" é uma mera expressão expletiva e não possui qualquer valor no contexto, podendo desaparecer sem causar interferência sintático-semântica).

     

    Sobre "causado" não ser verbo, é só observar  que esse vocábulo está associado ao substantivo "desgaste" e não a outra estrutura verbal, a qual o deixaria na forma de verbo no particípio regular, funcionando como verbo principal de uma locução. É maliciooso, mas realmente é adjetivo. Sintáticamente falando, adjunto adnominal.

    Ex: o trabalho foi feito

           o homem havia causado pânico no hotel.

           a mulher seria morta na floresta.

           o desgate havia sido causado pela força da água.

     

    gabarito A.

     

    Nunca desista!!!

          

           

  • causado ???

  •  o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”.

    Em princípio, parece que temos uma voz passiva analítica,  com sujeito paciente "desgaste" + verbo no participio regular "causado" + agente da passiva composto "pelas condições de trabalho e condições econômicas". entretanto, nunca vi voz passiva analitica sem verbo auxiliar ou com verbo auxiliar subentendido, por essa razão acho tratar-se de adjetivo mesmo.

     

    Vamos ao debate meu povo, opinem!!! vamos na fé!!

    rsrsrsrsrs

  • Caramba galera! Para mim o texto possui 2 verbos. Denota no presente e Causado no particípio.

    Esse ja é o gabarito oficial? Talvez mudem!

  • Indiquem pra comentário!!!

  • 1 oração, verbo "denota"

    com relação a parte " o desgaste", o artigo substantiva o verbo, portanto não caracteriza oração.

    com relação ao verbo "causado", neste caso, o participio esta caracterizando o substantivo "desgaste", portanto nao é oração.

    professor: Eder Picuri

  • Com a devida vênia, eu discordo completamente do gabarito. "Causado" é hipótese de ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA REDUZIDA, ou seja, sem o uso da conjunção "que". Com o uso dessa conjunção, ficaria:

    “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste que é causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”.

    Quando vi essa questão pensei: "Devo ter deixado passar algo". Assim, fui olhar meu livro do Prof. Rodrigo Bezerra e encontrei isso: 

    Observe:

    Ele encontrou um cachorrinho que foi abandonado pelos donos. ⇨ Ele encontrou um cachorrinho abandonado pelos donos.

    Todos os livros analisados por ele foram reprovados pelo MEC. (Restritiva, reduzida de particípio) = Todos os livros que foram analisados por ele [...]

    Na primeira coluna todas a orações são introduzidas por um conectivo. Já na segunda coluna as orações não mais apresentam o conectivo e o verbo da oração subordinada encontra-se numa forma nominal do verbo (infinitivo, particípio e gerúndio).

    Isso posto, para mim, há 2 orações: 

          a) Esse termo denota [...] 

          b) o desgaste causado pelos [...]

     

  • INDIQUEM PARA COMENTÁRIO!

     

  • Gabarito foi alterado para a letra B!

  • Pessoal, o gabarito já foi ALTERADO. 

  • pronto, o gabarrito foi alterado, o engraçado era alguns colegas tentando explicar o inexplicável quando o gabarito era a letra A. kkkkkkk

  • 1ª. esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos

    2ª. o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas (​as condições de trabalho e condições econômicas causam o desgaste)

  • As únicas palavras que estão em alguam forma nominal (particípio ADO-IDO-VOTGOTOASO (A) ,gerúndio NDO ou infinitivo) são:

    - Causado

    - Denota

  • Alternativa correta: B. 

     

    Pensei assim:

     

    “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, [esse termo denota - elipse do verbo] o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”

  • O gabarito NÃO É LETRA "A", É LETRA "B"

    "Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, (denota) o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas."

    Acredito que a resposta seja "2 orações" pois o verbo "denotar" está implícito mais a frente (figura de linguagem chamada "Zeugma"), e não pelo termo "causado".

    Valeus, falous.

  • Achei dois verbos na banca do satanás.

  • Questão polêmica, CAUSADO não é verbo para FGV o.O ?

  • Clarisse Almeida acho que esse CAUSADO é adjetivo: 

    “..., o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”. Acho que toda essa frase estar adjetivada, o artigo substantivou  a palavra desgaste.

    Me corrijam se eu estiver errada por favor.

     

  • O GABARITO FOI RETIFICADO, PELA FGV, PARA ALTERNATIVA "B": DUAS ORAÇÕES. 

    Vários colegas tentaram justificar que há apenas uma oração devido ao gabarito PRELIMINAR apontar a alternativa "A" como correta, entretanto temos claramente dois verbos: Denota e Causado.

  • a banca alterou o gabarito por entender que o verbo ser está subentendido na voz passiva analítica, devendo a expressão ser entendida como:

    O DESGASTE QUE É CAUSADO (professor do QC).  No início achei tratar-se de uma expressão expletiva, sem valor sintático. Enfim, bola pra frente.

    gabarito B)

  • Resolvi corretamente por um milagre, usei o seguinte raciocínio:

    1) percebi que as orações não estão em ordem direta

    2) coloquei-as na ordem direta

    3) retirei suas possiveis virgulas

    4) achei melhor de identificar os verbos com as orações na ordem direta

    se faz sentindo eu não sei, porém acertei a questão. c:P

  • fui seca na A, mas, realmente, causado é verbo

  • Bom, acertar questão da FGV, já é alguma coisa...
    Letra:B. 2 orações.

    [Hoje(...), o desgaste] 1ª oração     [causada(...)econômicas] 2ª oração.

    É isso povo; básico mas, resolve.

  • Uma ótima questão para nos lembrar de prestar atenção.

  • Gabarito: "B" >>> 2 orações

     

    “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado (que é causado) pelas condições de trabalho e condições econômicas”.

     

  • A banca só fez jogar o segundo verbo pro final do período para confundir o candidato.

  • (eu acho engraçado ver o pessoal defendendo uma posição, e depois o gabarito muda! rs.)

  • Mesmo com os comentários fiquei bem confuso quanto a essa questão.

    O "denota" é indiscutível. Mas em relação ao "causado", apesar de eu ter levado em consideração e analisado bastante enquanto resolvia a questão, não pude justifica-lo. Ainda fiz um exercício de colocar o "que é" antes dele, assim conseguiria enxergar mais um verbo ali sem mudar o sentido, mas ao mesmo tempo não sei se é certo fazer isso.

    Enfim, fiquei bastante na dúvida. Se alguém souber dar uma explicação mais clara, ficaria muito agradecido.

  • Os dois verbos no particípio!

    DENOTA e CAUSADO.

  • Engana-se quem acha que o segundo verbo é "causado". Fosse assim, "determinado" também seria verbo e teríamos 3 orações. O segundo verbo está oculto. É tambem "denota".
  • RESOLUÇÃO:

              1ª oração: “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste”

              2ª oração: “causado ( = que é causado) pelas condições de trabalho e condições econômicas”.

              A 1ª oração é desenvolvida em torno da forma verbal “denota”. Já a segunda oração se apresenta na forma reduzida em torno da forma verbal nominal “causado”.

    Resposta: B

  • “desgaste causado” --> (o) desgaste (substantivo). O termo “causado”, neste caso, pode ser entendido como adjetivo (por estar ao lado de um substantivo) OU PARTICÍPIO (terminação “ado” que é o entendimento da FGV). Se isso cair em prova, devemos utilizar o entendimento da FGV de que é um particípio (verbo).

    Espero ter contribuído

  • Minha gente, o segundo verbo está elíptico. Nada a ver dizer que o segundo verbo é CAUSADO.

  • GABARITO A

    “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”. 

  • Nosso pai, essa FGV ta me deixando com uma sensação de que nunca estudei.

  • Eu vi um "denota" oculto antes do "ainda" kkkkkk acertei sem querer :(

  • Pronome relativo (que) e verbo (ser) na função de auxiliar, estão elíptico antes do particípio (causado).

  • Cada verbo no seu quadrado. É o mesmo sujeito ?Sim, mas é outra oração, outro complemento... Cada verbo puxa o seu sujeito, cada oração puxa o seu verbo.
  • Gabarito B

  • Pasei minha vida toda caminhando pra escola e em todos os níveis de escolaridade tem a disciplina de português, porém tenho a sensação que até hoje não sei nada de português!

    FGV sendo FGV

  • “Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”. 

    GAB.: B