SóProvas


ID
2613493
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – A produção do conhecimento,

Flávio de Campos


Estudar é semelhante ao trabalho de um detetive que investiga um determinado assunto. O bom detetive é aquele que considera o maior número de hipóteses e escolhe aquelas que julgar mais convincentes. Para fazer isso, ao contrário do que se pode pensar, é importante ter dúvidas. Todos têm dúvidas. Do mais importante cientista ao mais humilde trabalhador.

O que faz um trabalho de investigação ser bom é a capacidade de organizar essas dúvidas e tentar solucionar o maior número delas. Em qualquer área profissional, há sempre questões em aberto, onde as reflexões e as investigações ainda não obtiveram respostas conclusivas. A pesquisa dá respostas sempre provisórias. Sempre é possível ampliar e reformular essas respostas obtidas anteriormente.


Texto 4 - Cada um por si

Paula Ferreira, O Globo, 22/11/2017 (adaptado)


Ouvir a opinião do outro, trabalhar em equipe e compartilhar conhecimento são habilidades desejadas não só no mercado de trabalho, mas no exercício da cidadania e nas relações interpessoais. Mas valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa. De acordo com especialistas, há razões claras para essa posição. Por um lado, o foco em avaliações de larga escala afetou o que é prioridade nas escolas do país. Por outro, o modelo de acesso ao nível superior e a infinidade de provas desestimulam estudantes a trabalhar coletivamente.

- Os países com bom desempenho nessa habilidade têm estruturas de aula que promovem maior interação durante o aprendizado das disciplinas comuns. Aulas nas quais há incentivo para a colaboração entre pares têm impactos positivos sobre essa competência – afirmou um dos diretores da Instituição, acrescentando ainda que o Brasil precisa melhorar em áreas essenciais.


A forma sublinhada que NÃO funciona como verbo, como as demais é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "Estudar é semelhante ao trabalho de um detetive”; (texto 3)

    O Estudar é semelhante ao trabalho de um detetive. Percebe-se que Estudar funciona como substantivo, nós pressupomos que tenha um O no inicio, assim percebemos que o "Verbo" não pratica nenhuma ação. 

  •  Gabarito C

     

    c) "Estudar  é semelhante ao trabalho de um detetive”;

      Sujeito da oração

  • Estudar = Sujeito oracional.

  • faltou sublinhar a palavra na questão.

  • Para quem não consegue ver o que tem sublinhado, esse é um problema comum do site com outros navegadores. Usem o google chrome que nunca falha em aparecer o que tem marcado.

  • Estudar está na forma nominal do verbo funcionando como o sujeito da oração. E que Alá seja piedoso conosco.

  • Estudar: Sujeito oracional 
    é : Verbo de ligação 
    Semelhante ao trabalho de um detetive: predicativo do sujeito

     

    O verbo de ligação tem a função de ligar o sujeito a uma característica dele mesmo. Ele sempre vai apresentar um predicativo do sujeito, mas este pode vir acompanhando, também, outros tipos de verbos.

     

    Gab: letra C

     

     

  • "Estudar é semelhante ao trabalho de um detetive” =  "O Estudar é semelhante ao trabalho de um detetive."

    Funciona como uma expressão substantivada.

  • letra C

     

    O verbo estudar exerce semelhantemente  função de sujeito na oração.

  • Troque ''Estudar'' por uma letra e verá que ele é o sujeito da oração em que está inserido.

  • Gabarito: C

    Estudar é sujeito oracional.

  • Sabia não, Jesus. ✔

    Tô fraco, tô fraco. só Deus, viu ✔

  • Boa questão, bem justa.