SóProvas


ID
2614390
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Lei 8.159/1991, conhecida como Lei Nacional de Arquivos, define gestão de documentos como “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. Para a implementação da gestão de documentos, são necessários alguns instrumentos básicos.

Assinale a alternativa que contém o nome do instrumento que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento ou eliminação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Instrumentos de destinação
    Sao atos normativos elaborados pelas comisséies de análise, nos quais
    sao fixadas as diretrizes quanto ao tempo e local de guarda dos documentos.
    Há dois instrumentos básicos: tabela de temporalidade e lista de el.iminaráo.
    Tabela de temporalidade. É o instrumento de destina~ao que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes efou intermediários, ou ·recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfllmagem e elimina¡;ao.
    A tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprova¡;ao pela
    autoridade competente. Nela os documentos sao descritos de forma clara para se
    evitar interpretações erradas, especialmente quando se tratar de sua eliminaçao.
    Lista de eliminação. É urna relac;:áo específica de documentos a serem
    eliminados numa única operação e que necessita ser aprovada pela autoridade
    competente.

    FONTE: Arquivo: Teoria e Prática. Marilena Leite
     

  • ALTERNATIVA (A)

  • GAB A  

     

     

    Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos. É importante registrar que a Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos.

  • Gabarito, em suma:

     

     a) Tabela de temporalidade e destinação. (Só existem duas fases em arquivologia: 1. Dos arquivos em uso, entedidos como correntes e intermediários; e 2. Fase permanente, arquivos q/ não mais estão em uso. Na avaliação é dado o valor ao documento - ou ele continua na primeira fase, ou vai para a segunda onde será eliminado ou guardado permanentente devido o seu valor histórico. Esta segunda fase, chamada de DESTINAÇÃO, é que vai dar destino ao arquivo - sendo p/ tanto adotada a TABELA DE TEMPORALIDADE (quanto tempo antes de se tornar permanente ou ser eliminado. Afinal, ainda que seja avaliado como sem valor, o documento levará algum tempo p/ ser eliminado ou arquivado permanentemente, tendo em vista possibilidade de equívoco na fase de avaliação, por isto adota-se a tabela da temporalidade)

  • Tabela de temporalidade e destinação.