SóProvas


ID
2616808
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Política Fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções precípuas: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. Sobre a Política Fiscal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão trata de conceitos básicos de macroeconomia e todos os itens foram extraídos do site do Tesouro Nacional, http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-politica-fiscal.


    A) Correto. O uso equilibrado dos recursos públicos visa a redução gradual da dívida líquida como percentual do PIB, de forma a contribuir com a estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento econômico do país. Mais especificamente, a política fiscal busca a criação de empregos, o aumento dos investimentos públicos e a ampliação da rede de seguridade social, com ênfase na redução da pobreza e da desigualdade.


    B) Errado. O uso equilibrado dos recursos públicos promove a ESTABILIDADE ECÔNOMICA.


    C) Correto. Os resultados da política fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público bem como identificar os impactos da política fiscal no bem-estar dos cidadãos. Para tanto podem ser utilizados diversos indicadores para análise fiscal, em particular os de fluxos (resultados primário e nominal) e estoques (dívidas líquida e bruta). A saber, estes indicadores se relacionam entre si, pois os estoques são formados por meio dos fluxos. Assim, por exemplo, o resultado nominal apurado em certo período afeta o estoque de dívida bruta.


    D) Correto. Resultado fiscal primário é a diferença entre as receitas primárias e as despesas primárias durante um determinado período. O resultado fiscal nominal, por sua vez, é o resultado primário acrescido do pagamento líquido de juros. Assim, fala-se que o Governo obtém superávit fiscal quando as receitas excedem as despesas em dado período; por outro lado, há déficit quando as receitas são menores do que as despesas.


    Gabarito: Letra “B".

  • NA MINHA VISÃO A DÍVIDA PÚBLICA SEMPRE EXISTIRÁ, O QUE DEVE ACONTECER É A SUA REDUÇÃO E CONTROLE.

  • a contribuir com a instabilidade (ESTABILIDADE) econômica, o crescimento e o desenvolvimento econômico do país