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ID
2617462
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As teorias da identidade coletiva e do reconhecimento defendem que “o caráter crítico e autorreflexivo dos grupos não se encontra ‘pronto’, mas se constitui nas relações intersubjetivas, num processo dinâmico”, diversamente do que defendem os autores da teoria da mobilização política. Destaca-se como autor da primeira corrente de pensamento apresentada:

Alternativas
Comentários
  • "Autores da teoria da mobilização política admitem que, para se construir um movimento social, não basta ter uma causa justa. É preciso criar e desenvolver idéias, símbolos e palavras-chave que possam ser comunicados, que sejam significativos e atrativos (Ryan, 1991; Gamson, 2001, 2005; Gamson e Modigliani, 1989; McAdam, 1996 e 2000). Entendem muito bem que os símbolos culturais não promovem automaticamente a mobilização - já que na política nada é automático - e é preciso agências concretas que transformem as ideias em "enquadramentos", isto é, marcos referenciais significativos. Contudo, esses autores não oferecem uma explicação mais detalhada de como esse processo ocorre. Tendem a operar com uma concepção de aprendizagem relativamente pobre. Propõem que os participantes dos movimentos sociais aprendem em dimensões cognitivas e instrumentais, uma vez que concebem que a política simbólica pode ajudá-los a conquistar suas metas. Nessa perspectiva, os interesses, contudo, tendem a ser tomados como já "dados", e os atores saberiam de antemão "o que é preferível", "correto" ou "justo". Ao invés disso, autores ligados às teorias da identidade coletiva e do reconhecimento defendem que o caráter crítico e autorreflexivo dos grupos não se encontra "pronto", mas se constitui nas relações intersubjetivas, num processo dinâmico (Cohen e Arato, 1992; Melucci, 1996, 2001; Touraine, 1978, 1994, 1997). As necessidades e os interesses precisam ser publicamente tematizados para ganhar existência pública e se transformar em processo, mesmo, de trocar entendimentos, opiniões e argumentos com os outros indivíduos ou grupos."

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000100004