SóProvas


ID
2618716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação da Justiça Militar
Assuntos

Acerca da ética e da moral e das disposições do Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, julgue o seguinte item.


O relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

     

    Nesta questão o inimigo tentou agir querendo arruinar sonhos, mas vamos lá:

     

    ***O relativismo cultural que se opõe ao etnocentrismo enquanto o relativismo moral opõe-se ao universalismo moral.

     

    Relativismo cultural é um método de pesquisa que serve para descrever, analisar e avaliar a cultura de um grupo humano baseado em termos e valores daquele grupo.

     

     

    Relativismo Moral, strictu sensu, seria tanto a postura ética que julgamentos morais são verdadeiros ou falsos e os atos são certos ou errados somente sob uma perspectiva de uma comunidade.

     

    Etnocentrismo = visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

     

     

    ''Se dependermos de cursinhos, estaremos lascados''

     

     

    https://ensaiosenotas.com/2011/12/27/diferenca-entre-relativismo-cultural-e-relativismo-moral/

  • Com base no mesmo documento usado pelo colega Gustavo, fiz as seguintes conclusões:

     

    O relativismo cultural se opõe ao etnocentrismo pois, o primeiro suspende os juízos de compreensão da cultura alheia (descreve, avalia e analisa com base nos valores daquele grupo em questão), enquanto o segundo julga o Outro com base em seus próprios valores.

     

    O relativismo moral se opõe ao universalismo moral pois, o relativismo moral considera que determinada cultura deve ser interpretada com base em seus próprios termos, enquando o segundo defende a posição de que  algum sistema ético aplica-se universalmente, ou seja, para "todos os indivíduos em situação semelhante", independentemente de raça, cultura, sexo, religião, nacionalidade, sexualidade ou qualquer outro distintivo. 

     

    Enfim, bem chato mesmo fazer essas análises. A questão aprofundou muito. 

    Vamos torcer para que não vire tendência nas próximas provas.

  • O erro está em dizer que o relativismo moral se opõe ao etnocentrismo.

  • Que isso man!? Na prova era em branco na certa! hehe

  • Essa questão só faria sentido se fosse cobrada em uma prova para o cargo de Ministro do STF (Supremo Tribunal da Filosofia) rsrs

  • Eu em.

  • Achei que era questão de concurso para o cargo de professor de filosofia

  • Essa foi de lascar!

  • Afe!! Esta questão está relacionado as matérias de filosofia, sociologia e antropologia que não estavam previstas no edital! A questão extrapolou no conceito de ética pois material nenhum tem isso aí!

  •      O relativismo moral é a visão de que as afirmações morais ou éticas, que variam de pessoa para pessoa, são todas igualmente válidas e que nenhuma opinião sobre o que é "certo e errado" é melhor do que qualquer outra. O relativismo moral é uma forma mais ampla e mais pessoalmente aplicada de outros tipos de pensamento relativista, tal como o relativismo cultural. Estes são todas baseados na ideia de que não exista um padrão definitivo do bem ou do mal, por isso cada decisão sobre o que é certo e errado acaba sendo um puro produto das preferências e ambiente de uma pessoa. Não existe um padrão definitivo de moralidade, de acordo com o relativismo moral, e nenhuma declaração ou posição pode ser considerada absolutamente "certa ou errada", "melhor ou pior".

          O relativismo moral é uma posição muito difundida no mundo moderno, embora seja aplicada de uma forma muito seletiva. Tal como acontece com outras formas de relativismo, é apenas mencionada de forma puramente defensiva. Os princípios do relativismo moral só podem ser usados para justificar ou permitir certas ações, nunca para condená-las.

          O relativismo em si é auto-destrutivo. Logicamente, deve haver algum padrão pelo qual possamos comparar dois tipos de afirmações morais para determinar qual é a "mais correta". Obviamente, os relativistas morais negam que essa norma exista e assim dizem que tais comparações são impossíveis. Isso resulta no maior problema prático para o relativismo, como mencionado acima: é difícil, se não impossível, condenar quaisquer ações de um ponto de vista baseado no relativismo moral.
          Depois que o certo e errado são relegados a uma questão de opinião (na pior das hipóteses), ou são puramente subjetivos (na melhor das hipóteses), qualquer conversa sobre moralidade torna-se incoerente.

  • Gostei da explicação desse link: https://www.360meridianos.com/2016/03/etnocentrismo-relativismo-cultural.html

  • Eu crente que  tava abafando no dia da prova!!! kkkk

  • Gostei do link que a juliana recomedou.

    Etnocentrismo é  a forma como a esquerda vê a direita e vice-versa. Meio termo nunca, infelizmente.

  • Essa questão deveria ser anulada. 

  • Em 04/04/2018, às 18:26:21, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 25/03/2018, às 10:36:59, você respondeu a opção C. Errada!

     

    LUTAR SEMPRE, VENCER ÀS VEZES, DESISTIR JAMAIS!

  • Deus, de onde essa gente da Cespe tira essas questões... Por mais que se estude... Ora bolas!!

     

  • Eu inocentemente pensei que tinha estudado, não queria acertar mesmo....kkkk

  • Xô Satanás!

  • Liga não Bianca eu respondi essa questão duas vezes e errei as duas vezes.Kkkkk

     

  • Relativismo não se opõe à nada.

  • Caracas, só vi algo parecido em uma prova para procurador do MPT, está ficando cada vez mais puxado as cobranças. Avante.

  • É o relativismo CULTURAL que se opõe ao etnocentrismo, não o relativismo MORAL.

  • Galera, olhem as estatísicas e vejam que a maioria errou. Essa questão ta doida

  • Eu vim ler os comentários ,pois estou até hoje sem saber porque essa bagaça está errada . Errei essa bosta na prova ! 

  • Etnocentrismo é considerar que seu grupo social ou nação é socialmente mais importante que outros e não reconhece o pluralsmo cultural, por exemplo.

  • Gab. Errado

     

    Não se opõe ao etnocentrismo coisa nenhuma.

     

    O relativismo moral é uma forma mais ampla e mais pessoalmente aplicada de outros tipos de pensamento relativista, tal como o relativismo cultural. Estes são todas baseados na ideia de que não exista um padrão definitivo do bem ou do mal, por isso cada decisão sobre o que é certo e errado acaba sendo um puro produto das preferências e ambiente de uma pessoa. Não existe um padrão definitivo de moralidade, de acordo com o relativismo moral, e nenhuma declaração ou posição pode ser considerada absolutamente "certa ou errada", "melhor ou pior". 

     

    Fonte: https://www.allaboutphilosophy.org/portuguese/relativismo-moral.htm

  • TÁ REPREENDIDO! 

  • Ano: 2016

    Banca: ESAF

    Órgão: FUNAI

    Prova: Indigenista Especializado

    Q684149

     

    Assinale a opção que define corretamente o que é etnocentrismo.

     

     a) Aquela visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais insignificante do que os demais.

     b) Um conceito cunhado pela antropologia para aludir à tendência presente em todas as culturas humanas, que faz com que se entenda a realidade e as outras culturas a partir dos próprios padrões culturais.

     c) Um fenômeno natural que se prende ao fato de acharmos que a nossa própria etnia e as nossas respectivas práticas culturais são equivalentes aos comportamentos de outros grupos.

     d) Uma noção correlata ao conceito de relativismo cultural, que se refere à tendência que temos de considerar as culturas dos demais povos como inferiores à nossa.

     e) Uma noção correlata ao conceito de relativismo cultural, que se refere à tendência que temos de considerar as culturas dos demais povos a partir dos seus próprios valores, categorias e padrões culturais.

  • Etnocentrismo não se opõe ao Relativismo Moral.

     

    Etnocentrismo é o posto de Relativismo Cultural.

    Relativismo cultural é o contrário do etnocentrismo. É uma postura sociocultural de mais do que apenas de tolerância, mas de respeito com a cultura do outro, diferente da sua. Ou seja, é quando “nos colocamos no lugar do outro” antes de julgar a sua cultura, o seu modo de vida. Essa postura é combativa ao preconceito, ao compreendermos que existem vários povos no mundo e, consequentemente, várias formas de se viver em sociedade e convivermos uns com os outros.

     

    GABARITO ERRADO.

     

     

     

     

    Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. Um exemplo de aplicação do relativismo cultural em pesquisas antropológicas pode ser visto no estudo de sociedades tradicionais isoladas de influências ocidentais.

     

    O relativismo moral é a visão de que as afirmações morais ou éticas, que variam de pessoa para pessoa, são todas igualmente válidas e que nenhuma opinião sobre o que é "certo e errado" é melhor do que qualquer outra. O relativismo moral é uma forma mais ampla e mais pessoalmente aplicada de outros tipos de pensamento relativista, tal como o relativismo cultural. Estes são todas baseados na ideia de que não exista um padrão definitivo do bem ou do mal, por isso cada decisão sobre o que é certo e errado acaba sendo um puro produto das preferências e ambiente de uma pessoa. Não existe um padrão definitivo de moralidade, de acordo com o relativismo moral, e nenhuma declaração ou posição pode ser considerada absolutamente "certa ou errada", "melhor ou pior".

     

    Etnocentrismo (Uma nação que se coloca ao centro das demais): O conceito de relativismo cultural pode ser considerado o exato oposto do etnocentrismo. A visão etnocêntrica coloca a sua própria cultura como ponto de comparação com as outras. Por outro lado, o relativismo vai usar o choque cultural para problematizar a questão de certo e errado, tentando entender a diversidade e como ela é manifestada por diferentes sistemas simbólicos e práticas de outras sociedades.

     

  • Questão incorreta

    Quem se opõe ao etnocentrismo é o relativismo cultural. 

    Relativismo Cultural

    O que é relativismo cultural?

    O relativismo cultural é essa noção que permite ver os diferentes hábitos, traços e valores de um indivíduo na relevância de seus valores culturais.

    Todas as nações apresentam suas crenças específicas de valores e normas culturais e étnicas. E, todos esses valores culturais diferem de um grupo étnico ou nacionalidade do outro.

    O relativismo cultural concede essa flexibilidade onde nenhuma cultura passa a ser denominada como superior ou inferior. Todos os valores, normas e traços podem ser vistos na relevância cultural.

    E é, perfeitamente, entendida que se um valor é apropriado para uma cultura específica, ele ambém pode ser inapropriado para outra. Assim, essa mesma noção não se propaga tornando-se julgadora ou áspera em relação a qualquer valor cultural e normas específicas. 

    O que é etnocentrismo? 

    O etnocentrismo, por outro lado, é o extremo oposto do relativismo cultural. O seguidor dessa filosofia não só considera a sua cultura como a mais suprema de todas como exclui as demais. 

    Essa noção cai em profundo e nítido contraste com o relativismo cultural que se concentra na compreensão melhor e imparcial de outras culturas e dos valores relacionados. 

    O relativismo cultural é considerado uma concepção mais construtiva e positiva em relação ao etnocentrismo. Permite ver os hábitos, os valores e a moral de um indivíduo no contexto da sua relevância cultural, não os comparando aos valores culturais próprios e não considerando estes mais superiores e superiores a todos. 

    Diferenças entre o relativismo cultural e etnocentrismo 

    O relativismo cultural é a atitude ou conceito positivo, enquanto o etnocentrismo é o lado negativo .

    O relativismo cultural está mostrando um senso de compreensão para diferentes culturas e tratando a unicidade .dessas culturas com o maior respeito 

    Etnocentrismo é a crença de que sua cultura está certa ou é a melhor. 

    Todo extremo é prejudicial nos relacionamentos entre as culturas. Respeito é fundamental, não precisa concordar, mas viver em paz e equilíbrio faz muito bem. 

    http://geniodoenem.com.br/relativismo-cultural-e-etnocentrismo/

     

  • Quem acertou tem pacto com o demo !

  • Errei aqui e na prova. Misericórdia :((

  • RELATIVISMO CULTURAL / MORAL E ETNOCENTRISMO

     

    QUEM SE OPÕE A QUEM ===>RELATIVISMO CULTURAL===>SE OPÕE AO ETNOCENTRISMO

                                               ===>RELATIVISMO MORAL==>SE OPÕE AO UNIVERSALISMO MORAL

    1 REALTIVISMO CULTURAL===> É UM MÉTODO DE PESQUISA QUE SERVE PARA DESCREVER / ANALISAR / AVALIAR A CULTURA DE UM GRUPO HUMANO BASEADO EM TERMOS E VALORES DAQUELE GRUPO

     

    2 RELATIVISMO MORAL===>STRICTU SENSU SERIA A POSTURA ÉTICA QUE JULGAMOS MORAIS VERDADEIROS E FALSOS / CERTOS E ERRADOS SOB A PERSPECTIVA DE UMA SÓ COMUNIDADE

     

    3 ETNOCENTRISMO===> VISÃO DE QUEM CONSIDERA O SEU GRUPO ÉTNICO / NAÇÃO / OU NACIONALIDADE SOCIALMENTE MAIS IMPORTANTE DO QUE OS DEMAIS

  • Ética é ética, independente de qualquer crença, e de qualquer situação. 

     

    Gabarito: errado.

  • > relativismo Cultural VS etnoCentrismo

    > relativismo moral VS universalismo moral

     

  • Sabe aquela questão que você deixaria em branco no dia da prova? Pois é. 

  • Muita Treta vixi. . .

  • kkkkkkkkkkkk estudar amparada ao CQ é isso, com doses intensas de muito aprendizado, devido a ajuda de muitos que contribuem, e a risosssssssssss kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Devido a alguns comentários, eu me identifico...Descontrai,ajuda,alivia...Obrigada... Errei e não me sinto BURRA..... TMJ kkkkkkkkkkkkk bju boa sorte guerreiros!

  • (Cespe – CNJ – Técnico Judiciário – Área Administrativa – 2013) Acerca de ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

    O relativismo cultural estabelece que todos os seres humanos são, em si, padrões pelos quais suas ações devem ser julgadas em termos éticos e morais. ERRADO

    relativismo cultural:parte do reconhecimento da diversidade dos costumes e das normas vigentes em culturas diversas

    relativismo moral : moral é sempre relativa ao homem, ou seja, cada homem é um padrão pelo qual são julgadas moralmente suas ações.

    Fonte: Noções de ética no serviço público juspodvm

  • Gustavo Freitas, o INIMIGO não tem mais poder do que Deus, vamo q vamos!!!

    E obrigado pelo comentário

  • li e reli e n consegui entender

  • cé lokoooooooooooooo cachoeira quem entendeu o enuciado? agora só vou fazer as provas da cespe com 1 moeda jogando cara ou koroa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab. Errado

    Parei no moral  opoe-se  ao etnocestrismo... Moral nunca vai elevar contra a Etica.

  • Essa eu deixei em branco na prova do STM! kkk

  • Ótima explicação:

    https://www.youtube.com/watch?v=QdRBL0IvtbQ

  • Será que a Cespe permite o uso de dicionário!? Santo pai.

  • Se fosse relativismo cultural estaria certo

  • Parei no " etnocentrismo" e deixei em branco hahaha! Resolvi essa questão há 2 meses e continuo achando pura falta de ÉTICA :(((

  • A ética estuda a moral e é um todo. A moral está dentro da ética, como então a moral se opor à ética. A moral é relativa porque depende de costumes, de pessoa para pessoa, porque cada pessoa é um ser diferente bem como cada povo. Se a ética é gênero então como a moral vai se opor a ela? O X da questão está aí. 

    Gabarito: Errado

  • A Moral NÃO se opõe a Ética 

    A MORAL é relativa comforme os grupos étinicos.

    A ÉTICA é Lei e DEVE ser cumprida independente da MORAL.

    Uso este raciocinio como ponto de partida para responder questões de Ética e Moral.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons Estudo Galera.

  • Relativismo cultural é um método de pesquisa que serve para descrever, analisar e avaliar a cultura de um grupo humano baseado em termos e valores daquele grupo.  É não julgar a cultura do outro a partir da sua, ou seja, não julgar o outro a partir de sua própria visão, como se ela tivesse que ser copiada por todos, e também que não exista a expressão “cultura melhor” ou “cultura pior”.  Ex.: No Brasil, as mulheres usam biquini na praia, no Oriente Médio as mulheres usam burca.

    Etnocentrismo: a cultura correta é apenas a sua, considerando todas as outras em um plano inferior.  Ex.:  Os portugueses quando chegaram ao Brasil consideraram os nativos seres inferiores.

    ----->o relativismo cultural(E NÃO RELATIVISMO MORAL) opõem-se ao etnocentrismo.

    Por outro lado, relativismo moral é acreditar que não há valores absolutos ou universais. O argumento principal é o da tolerância.Afirmam que é intolerante dizer a alguém que a sua moralidade esteja errada, e o relativismo moral tolera todas as posições. No entanto, isso é simplesmente um engano. Antes de tudo, o mal nunca deve ser tolerado. Devemos tolerar o ponto de vista de um estuprador de que mulheres são objetos de gratificação a serem usadas?
    Universalismo moral: (também chamado de objetivismo moral) é a concepção meta-ética de que algum sistema de ética, uma como ética universal, aplica-se ou pode aplicar-se universalmente, isto é, para todos os indivíduos em "equivalência de condições", independentemente de cultura, raça, sexo, religião, nacionalidade, orientação sexual ou outra qualquer  característica distintiva.

    ----->relativismo moral opõe-se ao universalismo moral.

  • O relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

    Resposta: Errado.

     

    Comentário: o relativismo moral (certo ou errado numa comunidade) opõe-se ao universalismo moral (certo ou errado para uns e não para outros). O etnocentrismo (semelhança cultural ou biológica) considera seu grupo mais importante do que outros. Portanto, são duas visões centradas em si.

  • Diego, essa daí também caiu na minha prova!

  • O relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo....    Este trecho quer saber moral se opõe a etica? resposta não. Questão errada pronto acabou. 

  • Indiquem p/ comentário, galera..

  • ERRADO

    relativismo X etnocentrismo

    moral  X etica

    dicionaria da CESPE

  • Vai tomar banho...

  • errada

    O relativismo moral afirma que moralidade não é baseada em qualquer padrão absoluto.

     

    Relativismo Cultural é essa noção que permite ver os diferentes hábitos, traços e valores de um indivíduo na relevância de seus valores culturais.

    Etnocentrismo, por outro lado, é o extremo oposto do relativismo cultural. O seguidor dessa filosofia não só considera a sua cultura como a mais suprema de todas como exclui as demais.

     

    Relativismo Cultural é a atitude ou conceito positivo.

    Etnocentrismo é o lado negativo.

     

  • Sasinhora....

  • Que porra é essa, tem que ter doutorado em ética agora pra responder essa m....

  • Como a gente fala aqui na Bahia BARRIL DOBRADO

  • Quanta ignorância! Primeiro que os termos são da antropologia, e o que caberia na comparação seria "relativismo cultural". Outra coisa que assustou foi ver algumas pessoas aqui lendo etnocentrismo como ética. Socorro! Trata-se de etnia! É simplesmente uma questão típica da CESPE fazendo um jogo com as palavras para confundir o candidato.

  • toma no lomboo

  • Apenas 38% acertaram.

    Acertei aqui, mas deixaria em branco na prova !

  • Em 27/08/2018, às 20:43:52, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 26/03/2018, às 18:54:43, você respondeu a opção C.Errada!

     

    =|

  • Relativismo cultural é um método de pesquisa que serve para descrever, analisar e avaliar a cultura de um grupo humano baseado em termos e valores daquele grupo.

    Por outro lado, relativismo moral é acreditar que não há valores absolutos ou universais.

    O relativismo cultural opõe-se ao etnocentrismo enquanto relativismo moral opõe-se ao universalismo moral.

    https://ensaiosenotas.com/2011/12/27/diferenca-entre-relativismo-cultural-e-relativismo-moral/

  • nunca fiz uso drogas, mas ao ler essa questão me sinto doidona.... que isso!!!!!

  • Questão pra deixar em branco. Eu acertei dessa vez pq decorei a resposta, mas continuo sem entender. Não se preocupem com questões desse tipo, bola pra frente!

    Outra coisa: NADA tem a ver com o Decreto 1171 como a questão foi filtrada.

  • Como é que é? O que? Hein? 

    sentei e chorei

  • Essa é uma daquelas que sem dúvida eu deixaria em branco!

  • ERRADO

    NÃO SE OPÕE!

    Etnocentrismo

    Visão de mundo própria da pessoa que considera a sua sociedade, sua nação, seu país ou grupo étnico superiores aos demais.

  • Tipo de questão que a melhor opção é deixar em branco...

  • Relativismo Moral é uma posição metaética em que o julgamento moral ou de valores variam conforme entidades diferentes como indivíduos, culturas e classes sociais as propõem.

     

    Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

     

    Esses dois conceitos não formam qualquer tipo de relação de oposição pelo simples motivo de que o relativismo não faz nenhum juizo de valor, o que é o cerne do conceito de etnocentrismo.

     

    by neto..

     

     

  • Não opõe-se.
  • aquela questão filha da puta.

  • É CADA UMA QUE PQP... o material do estratégia está de acordo com essa questão?
    O DECRETO 1171 sabe dessa existência????


    =/

  • Só pensei: não existe isso de "MORAL RELATIVA", ou relativização da moral, sou mais ou menos moral. Então, ERRADO. E acertei. 

     

  • Essa é a questão que a gente deixa em branco e vai feliz resolver o restante da prova. :D

  • Claro, mas é óbvio que a moral nao é relativa. Com certeza todos culturas do planeta são iguais, acreditam e seguem os mesmos princípios.

  • Colei do Neto JQN Achei a melhor resposta:

    Relativismo Moral é uma posição metaética em que o julgamento moral ou de valores variam conforme entidades diferentes como indivíduos, culturas e classes sociais as propõem.

    Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

    Esses dois conceitos não formam qualquer tipo de relação de oposição pelo simples motivo de que o relativismo não faz nenhum juizo de valor, o que é o cerne do conceito de etnocentrismo.

    Questãozinha tranquila, mas que é preciso ter um pouco de conhecimento de fisolofia.. 

     

  • ERRRADO!!!!

     

    Relativismo MORAL ----->>>>>>> RELATIVO NÃO SE OPÕE A NADA, já que os atos são RELATIVOS AS SOCIEDADES EM PARTICULAR.

    UMA SOCIEDADE APROVA E  A OUTRA REJEITA   ->>>> NÃO SE PODE DIZER QUE UMA DELAS TÊM RAZÃO OU NÃO   --->>>> TUDO é relativo, vai depender do conteto, e ainda assim não posso assegurar quem estar certa ou errada.

     

    RELATIVISMO MORAL NÃO SE OPÕE ---- NÃO É PASSÍVEL DE COMPARAÇÃO.

  • Moral algo mais voltado as costumes e a ética é a formalização de leis no qual atinge todo o grupo numa sociciedade. ACHO que é isso me corrijam caso esteja errado.

  • Relativismo moral: oposição ao universalismo

    Relativismo cultural: oposição ao etnocentrismo

  •  

    A meu ver a questão fica errada quando diz que: O RELATIVISMO MORAL SE OPÕE AO ETNOCENTRISMO

    A MORAL É RELATIVA, POIS NÃO É UNIVERSAL. O QUE É MORAL AQUI NO BRASIL DE REPENTE NÃO É MORAL NA INGLATERRA. E O

     ETINOCENTRISMO É: A visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais. Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente

    SE EU ESTIVER ERRADA ALGUÉM PODE ME ESCLARECER MELHOR?????

  • Tipo de questão para não se chutar nem que a vaca tussa. Menos 1 ponto na certa!

     

  • Até a matéria de ética o CESPE consegue complicar

  • Aquele momento em que o filho chora e a mãe não vê. 

  • PARECE BULA DEREMÉDIO KKKKK

  • ERRANDO ESSA QUESTÕES PELA 5ª VEZ

  • genteeeeeeeee que questão é em!#@!

  • O pior é fazer o filtro e a questão não constar no Decreto n. 1171/94. É de arrepiar. CESPE

  • Essa é aquela que você deixa em Branco e próxima!

  • Relativismo moral -  é só lembrar que relativismo é o oposto de absolutismo. Relativismo moral quer dizer que não existe conceito moral que seja absoluto.

     

    Sendo assim, de acordo com o relativismo moral, não existe um padrão definitivo de moralidade e nenhuma declaração ou posição pode ser considerada absolutamente "certa ou errada", "melhor ou pior". 

     

    Etnocentrismo - De forma bem resumida: uma nação que se coloca ao centro das demais. O oposto de etnocentrismo é o relativismo cultural, em que não existe uma nação absolutamente melhor que a outra.

     

    No entanto, a questão diz que o oposto de etnocentrismo é o relativismo moral.. ERRADO.  

  • Bem, entendi assim:

    Se o Relativismo Moral diz que não existe um conceito moral absoluto, então ele não se opõe a nada.

    Se a pergunta fosse feita de forma contrária, acho que estaria correta, porque o etnocentrismo sim se opõe ao relativismo.

  • deixei em branco na prova

  • Relativismo moral NÃO se opõe. Questão de interpretação. Português. Significado das palavras.

  • Errado.

    Se "o relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo" não há o que se falar em reconhecimento da pluralidade.

  • Parecia um poema tão bonitinho...que mereceu um certo, errei aff!

  • "O relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social."

    O certo seria cultural, visto que o relativismo moral tá muito mais associado a um aspecto individual e portanto não condizente com uma característica coletiva (coletividade essa cobrada na questão com a discussão em torno de CULTURA). CULTURA -> COLETIVIDADE.

    Questão hard.

  • O relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

     

    Sabendo os conceitos de moral e ética, é mais um jogo de interpretação, pois o relativismo moral NÃO se opõe ao etnocentrismo.

     

    Relativismo Moral: é uma posição metaética em que o julgamento moral ou de valores variam conforme entidades diferentes como indivíduos, culturas e classes sociais as propõem.

     

    Etnocentrismo: Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

     

    Dados os conceitos, não podemos afirmar que um se opõe ao outro.

    Fonte: Wikpédia. 

     

    #Bora

  • Eu nem deveria ter respondido a essa questão. O assunto não faz parte do meu concurso. Meu concurso engloba o Decreto n. 1171/94. 

  • White.... lets go people!

  • Em 28/09/18 às 10:29, você respondeu a opção C.

    !


  • Mô MPU, usando Wikipedia como fonte de referência???

  • Vou desistir dessa questão, apenas deixá-la em branco! 

     

    Em 02/10/2018, às 21:54:15, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 04/09/2018, às 11:12:26, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 25/08/2018, às 08:17:34, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 01/08/2018, às 14:54:14, você respondeu a opção C.Errada!

  • nunca nem vi

     

  • Sim, Ensino Médio.... da suiça, é claro.

  • tenso...nem quem tem pedagogia acertou essa!

  •  A gente pula e vai pra próxima.....

  • Pelo cohecimento da siguinnificação das palavras é possível responder!

    Etnocentrismo: cultura e valores diferentes

    Relativismo: algo que varia, sofre alterações de acordo com o contexto.

    Então: a variação cultural comunica com o relativismo moral, ou seja, não se opõem.

  • O etnocentrismo consiste numa visão de que certa etnia é superior às outras. Por isso sociedades etnocêntricas julgam outras culturas com base em seus próprios valores. O relativismo cultural é justamente o oposto disso, considerando cada cultura como única e relacionada aos seus próprios valores.

    Relativismo moral, porém, é uma ideia um pouco diferente, segundo a qual não deverá haver valores absolutos ou universais. A ideia que se opõe ao relativismo moral é o universalismo moral, e por isso nossa questão está errada, já que faz essa confusão entre relativismo moral e relativismo cultural.

    GABARITO: ERRADO

    fonte:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/stm-comentarios-as-questoes-de-etica-regimento-interno-e-organizacao-da-jmu/

  • Nunca nem vi ¬¬

  • Driblou, chutou, é gooooool!

  • Estava invícto há 35 questões de ética até me deparar com essa. kkkkkkkkkk

  • Se vier uma dessa no MPU eu deixo em branco. Não tem como uma pessoa responder isso com plena convicção, na hora da prova. 

  • kkkkkkkkkkkkk já esatva me sentindo o todo poderoso da categoria até aparece essa questão e quebrar o meu fodasticismo!

  • Penso que o correto seria relativismo cultural, vejamos:

     

    O relativismo cultural opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

     

    - RELATIVISMO CULTURAL:

    • Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento.

     

    • Toda a verdade é relativa a uma cultura ou sociedade específicas.

     

    Obs.: Relativismo cultural, a verdade não é única, ela varia de acordo com cada cultura ou sociedade.

  • Essa é a questão mais fumada que eu já vi na vida!

  • Tava verde...

  • Ensino medio com especialização em Universidade Harvard 

  • Vou perguntar meu prof de filosofia se ele sabe responderkkkkkkkk ele tem doutorado .

    Ai ja foi demais,,,,,,,,,

  • essa questão está parecendo mais um discurso filosófico do que uma questão objetiva de concurso...sacanagem da cespe só pra variar...

  • Eu sabia essa com maças. 

    Assinado: Chaves

     

    Ps. O Neto vai falar q é facil....hahah

  • enso que o correto seria relativismo cultural, vejamos:

     

    relativismo cultural opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

     

    - RELATIVISMO CULTURAL:

    • Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento.

     

    • Toda a verdade é relativa a uma cultura ou sociedade específicas.

     

    Obs.: Relativismo cultural, a verdade não é única, ela varia de acordo com cada cultura ou sociedade.

    Reportar abuso

  • Não sei se ri mais dessa questão ou do Gustavo dizendo "O Neto vai falar que é facil" KKKKKK Vale me Deus.

  • Em 15/10/2018, você respondeu a opção C.Errada!

  • Erraram essa questão:

    >Eu,você,examinador e Mario Sergio Cortella  

  • Acertei aqui, mas duvido que teria marcado na prova kkkkkkk. Tá doido! Isso é pra deixar em branco kkkk

  • indica está kcta dessa questão pra comentário...

  • O Cespe fazendo cespisse!!! 

  • Relativismo cultural é um método de pesquisa que serve para descrever, analisar e avaliar a cultura de um grupo humano baseado em termos e valores daquele grupo.

    Por outro lado, relativismo moral é acreditar que não há valores absolutos ou universais.

    O relativismo cultural opõe-se ao etnocentrismo enquanto relativismo moral opõe-se ao universalismo moral.


    FONTE: https://ensaiosenotas.com/2011/12/27/diferenca-entre-relativismo-cultural-e-relativismo-moral/

  • RELATIVISMOS MORAL: NENHUM INDIVIDUO TEM VALORES ABSOLUTOS (INDIVIDUAL)

    ETNOCENTRISMO: REFERE-SE A DADO GRUPO DE PESSOAS COM VALORES ABSOLUTOS (GRUPAL)


    LOGO SE DIFERE... MPU....


  • Etnocentrismo: Individuos ou grupos apresentam sua cultura como ponto de comparação, para esses sua cultura tem valores absolutos;

    Relativismo Moral: Indivíduos ou grupos apresentam uma visão dualista. Por exemplo: Visão entre o bem e o mal, o que pode ser bem para determinado indivíduo pode ser mal para outro. (abater determinado animal pode ser visto pelos protetores dos animais como mal, ao passo que a necessidade nutricional ou vontade de cada um acaba por caracterizar sua prática, que do mesmo modo é visto por esse individuos consumidores como bem.);

    Relativismo Cultural: Diversas culturas.

     

  • Bem esclarecer Augusto!!!!
  • Na boa.... questão p deixar em branco. Prefiro investir o tempo para aprender o que é aprendível, do que decorar essa salada aí rsrsrr

  • Se você chutar eu estarei lá !

  • reparem que o cargo é TÉCNICO - ensino médio, imagina quando for superior.

  • como eu estou estudando para ser mecânico de luxo, nem necessito adentrar a esta seara maluca, vlws,flws!


    deixar isso para os que estudam para ser juiz.


    que Deus nos abençoe !

  • nem entendi a pergunta! rs

  • Errado! Em verdade, É o Relativismo cultural o lado oposto do etnocentrismo.

    Estrategia Concursos.

  • Questão que elimina 80% dos concorrentes e os que deixaram em branco continuam no jogo

  • em branco e pulo para a próxima ! já dizia chico xavier... em terra de quem tem nada, metade é dobro !

  • Não fiz filosofia.

  • cri..cri...cri.....

  • Só rindo pra não chorar

  • Eu não entendi nem a pergunta... Imagine conseguir respondê-la

  • Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

    O relativismo cultural é uma corrente de pensamento ou doutrina que tem como objetivo entender as diferenças culturais e estudar o porquê das diferenças entre culturas distintas. Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de uma forma apaziguadora.


    O relativismo CULTURAL opõe-se ao etnocentrismo!

  • Questão pra quem vai concorrer à vaga de Capelão...

  • relativismo cultural sim mas, relativismo moral por sua vez, não.

  • o certo seria...

    O relativismo CULTURAL opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

  • alguém que já pediu o comentário do professor e em seguida foi fazer a questão e o comentário tava lá ? acho que esse negócio ta ai só de enfeite.

  • Resumindo, questão em BRANCO e segue para a próxima!!

  • Pesquisando a respeito, encontrei as seguintes definições:

    "o relativismo moral defende que o bem e o mal, o certo e o errado, entre outras categorias de valores, são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" e o mal coincide com o que é socialmente desaprovado numa dada cultura. Os princípios morais, na realidade, descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas experiências e normas compartilhadas pela sociedade analisada."

    "O relativismo cultural parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada dentro do contexto de sua própria cultura. Esse princípio foi estabelecido como axiomático na pesquisa de Franz Boas, nas primeiras décadas do éculo XX  e, mais tarde, popularizado pelos seus alunos. "

    "Etnocentrismo: Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas."

    Ou seja, o relativismo cultural opõe-se ao etnocentrismo, mas isso não quer dizer que o relativismo moral também não se oponha.

    Pela definição acima de relativismo moral, entendo que ele também se opõe ao etnocentrismo.

    Então não vejo o porquê dessa questão estar errada!

  • Gente, a minha solicitação para que houvesse comentário do professor já fez aniversário de um ano. A questão tem mais de 800 solicitações e nada do Qconcursos direcionar para um professor responder. Só estou aqui realmente por falta de concorrente.

  • Gente, a minha solicitação para que houvesse comentário do professor já fez aniversário de um ano. A questão tem mais de 800 solicitações e nada do Qconcursos direcionar para um professor responder. Só estou aqui realmente por falta de concorrente.

  • Vale consumir entorpecentes antes de elaborar questões ?

  • É relativismo cultural que se opõe. relativismo moral é outra coisa.

  • O relativismo moral não se opõe-se ao etnocentrismo. O relativismo moral se opõe ao universalismo moral.

  • Etnocentrismo: Individuos ou grupos apresentam sua cultura como ponto de comparação, para esses sua cultura tem valores absolutos;

    Relativismo Moral: Indivíduos ou grupos apresentam uma visão dualista. Por exemplo: Visão entre o bem e o mal, o que pode ser bem para determinado indivíduo pode ser mal para outro. (abater determinado animal pode ser visto pelos protetores dos animais como mal, ao passo que a necessidade nutricional ou vontade de cada um acaba por caracterizar sua prática, que do mesmo modo é visto por esse individuos consumidores como bem.);

    Relativismo Cultural: Diversas culturas.

  • O etnocentrismo é um conceito retirado da antropologia e a grosso modo pode ser definido na conduta de analisar como “certo” ou “errado”, “normal” ou “anormal”, “aceitável” ou “inaceitável” a cultura e costumes de outro grupo social utilizando como parâmetro os valores do seu próprio grupo. Reflete a ideia de que uma cultura é superior a outra e que por isso mesmo pode ser utilizada como legítimo padrão de julgamento.

    O relativismo cultural, ao contrário, defende que não existem verdades ou valores absolutos, de modo que a cultura é sempre o resultado do tempo, do contexto social e do lugar em que inserida, sendo determinados a partir dela os valores e comportamento de um grupo social.

    Por fim, o relativismo moral compreende que a moralidade não é baseada em qualquer padrão absoluto. Assim, os valores morais variam a depender de uma série de fatores como a classe social, a sociedade, o contexto histórico e a religião. Em resumo, nega a existência de valores morais absolutos ou universais. O relativismo moral se contrapõe ao universalismo moral.

    Então, perceba que o relativismo cultural se opõe ao etnocentrismo, ao passo que o relativismo moral se opõe ao universalismo moral.

    FONTE: ESTRATEGIA CONCURSOS

  • ERRADO

    Resumo: o relativismo cultural se opõe ao etnocentrismo, ao passo que o relativismo moral se opõe ao universalismo moral.

  • Sinceramente, eu te pergunto: o que o avaliador procura com uma questão dessa, além de gerar traumas na galera que estuda para concursos?

  • Relativismo cultural x etnocentrismo

    Relativismo moral x universalismo moral

  • SE VOCÊ LER ATÉ O FIM, COM CERTEZA COMPREENDERÁ O QUE A QUESTÃO EXIGIA!!

    ● Relativismo cultural = se opõe ao etnocentrismo. Relativismo moral = se opõe ao universalismo moral.

    Etnocentrismo= conduta de analisar como “certo” ou “errado” a cultura e costumes de outro grupo social utilizando como parâmetro os valores do seu próprio grupo. Reflete a ideia de que uma cultura é superior a outra (Portugueses chegaram ao Brasil e não aceitaram a culta dos índios de cobrir o corpo só com pintura)

    Relativismo cultural= não há valores absolutos. Método de pesquisa avalia determinada cultura tendo como parâmetro os valores sociais da mesma, negando a possibilidade de existir culturas melhores ou superiores. Se os portugueses tivessem examinado o comportamento dos índios não com base em um modelo de vida ocidental, mas a partir da cultura indígena, seria a aplicação do relativismo cultural.

    Relativismo moral= a moralidade não é baseada em qualquer padrão absoluto. Assim, os valores morais variam a depender de uma série de fatores como a classe social, a sociedade, o contexto histórico e a religião. Em resumo, nega a existência de valores morais absolutos ou universais. O relativismo moral se contrapõe ao universalismo moral.

    GAB DA QUESTÃO: ERRADO

    RUMO A POLÍCIA CIVIL!! BOA SORTE A TODOS OS GUERREIROS!!

  • Errado! Em verdade, é o relativismo cultural o lado oposto do etnocentrismo. Vamos entender isso melhor. O etnocentrismo é um conceito retirado da antropologia e a grosso modo pode ser definido na conduta de analisar como “certo” ou “errado”, “normal” ou “anormal”, “aceitável” ou “inaceitável” a cultura e costumes de outro grupo social utilizando como parâmetro os valores do seu próprio grupo. Reflete a ideia de que uma cultura é superior a outra e que por isso mesmo pode ser utilizada como legítimo padrão de julgamento. O relativismo cultural , ao contrário, defende que não existem verdades ou valores absolutos, de modo que a cultura é sempre o resultado do tempo, do contexto social e do lugar em que inserida, sendo determinados a partir dela os valores e comportamento de um grupo social. Em suma, é 

    método de pesquisa que irá avaliar determinada cultura tendo como parâmetro os valores e construções sociais da mesma, negando qualquer possibilidade de existir um modelo cultural melhor ou superior. Por exemplo, quando os colonizadores portugueses chegaram as terras brasileiras consideraram “inaceitável” e “anormal” os índios cobrirem seus corpos apenas com pintura. A partir disto, levando em consideração somente o padrão cultural do ocidente e compreendendo ser a cultura ocidental a melhor e a mais civilizada, impôs aos nativos o uso de roupas. Isso seria um exemplo de etnocentrismo. Por outro lado, caso compreendessem que entre as diversas formas de cobrir o corpo humano, o uso de roupas ou de pinturas eram apenas algumas delas, examinando o comportamento dos índios não com base em um modelo de vida ocidental, mas a partir da história e cultura indígena, teríamos em aplicação aquilo que é proposto pelo relativismo cultural. Por fim, o relativismo moral compreende que a moralidade não é baseada em qualquer padrão absoluto. Assim, os valores morais variam a depender de uma série de fatores como a classe social, a sociedade, o contexto histórico e a religião. Em resumo, nega a existência de valores morais absolutos ou universais. O relativismo moral se contrapõe ao universalismo moral. Então, perceba que o relativismo cultural se opõe ao etnocentrismo, ao passo que o relativismo moral se opõe ao universalismo moral.