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(...) qualquer alteração em seus eventos.
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A UML possui um diagrama, o DTE – Diagrama de Transição de Estados, que permite a descrição do ciclo de vida de objetos de uma classe, os eventos que causam essa transição, de um estado para outro, além da realização de operações resultantes. Um estado é uma “situação na vida de um objeto durante a qual ele satisfaz alguma condição ou realiza alguma atividade”. Uma transição possui um evento associado. Um desses eventos refere-se ao “recebimento de uma mensagem de outro objeto”.
Retirada de uma questão da Consulplan. Essa questão gerou polêmica.
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[CESPE - 2018]
No contexto da máquina de estados, o evento, que pode ser tanto externo quanto interno, constitui um estímulo capaz de ativar a transição de um estado.
Gab.: CERTO
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Assertiva ERRADA.
No diagrama de máquina de estados, o que faz os objetos mudarem de estado são os eventos/estímulos.
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Um diagrama de estados especifica uma máquina de estados, com estados (duradoiros e em número finito) e transições entre estados (instantâneas) causadas por eventos (instantâneos)
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Questão de Interpretação de Textos - O enunciado gera ambiguidade, pois ao ler o trecho "...seus atributos.", não dá pra saber se o pronome seus está fazendo remissão ao Diagrama de Estados ou ao Objeto.
O pessoal tem falado que o certo seria "...seus eventos.", aí eu pergunto, quem possui eventos, o Diagrama ou o Objeto? Outra coisa, o evento possui estado (sofre alteração) ou simplesmente ocorre?
O gabarito oficial deu a questão como Errada.
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Eu marquei certo por considerar que "seus atributos" se refere aos atributos do objeto, e sempre achei que os atributos de um objeto em um determinado instante identificavam seu estado, ou seja, qualquer mudança nos atributos reflete mudança no estado, não? Então, partindo desse raciocínio, a assertiva deveria estar correta.
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e-
Os diagramas comportamentais sao:
-Diagramas de Casos de Uso
-Diagrama de Atividades
-Diagrama de Máquina de Estados
- Diagramas de Interação:
-- Diagrama de Sequência
-- Diagrama de Comunicação
-- Diagrama de Tempo
-- Diagrama de Interação Geral
Diagrama de máquina de estados: tem como Principais componentes estado & evento. Mostra os estados possiveis de um objeto. Utilizado para mudanças para definir as trocas de mensagens e os métodos por tras disso. O início é um círculo preenchido, e o final é pintado de branco
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ah, tá certa a afirmativa vai CESPE, pqp
Alteração nos atributos é uma alteração no estado! Ponto
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decorrência de qualquer alteração ? Não
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Um objeto muda de estado quando ocorre um evento interno ou externo ao sistema, não quando ocorre alteração de seus atributos.
Talvez seja o correto.
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Pegadinha do malandro
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No link https://web.fe.up.pt/~jpf/teach/POO/estados.pdf da Universidade do Porto a melhor explicação que encontrei foi a seguinte:
•Foi dito anteriormente que o estado de um objecto é dado pelos valores de atributos e ligações com outros objectos que mantém num dado momento
•Essa definição conduz, em geral, a demasiados estados
•Ora, no diagrama de estados, interessa apenas distinguir estados que apresentam diferentes respostas a eventos
•Assim, os estados que interessa considerar aqui correspondem, em geral, a conjuntos de valores de atributos e ligações (possivelmente expressos por condições), e ignoram-se atributos e ligações irrelevantes para o comportamento do objecto
Basicamente de acordo com a explicação acima, a questão está errada ao dizer qualquer alteração.
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Mnemônico rápido simples e grátis:
ESTADOS = EVENTOS/ESTÍMULOS
Não é qualquer alteração em seus atributos.
gO AHEAD!!!!
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Outro erro seria "ao longo da vida"? Isso não seria o diagrama de tempo? O qual descreve vários estados que um objeto passa no decorrer do tempo
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O que muda o estado de um objeto são suas atividades/eventos em um sistema reativo.
Um diagrama de estados, por vezes conhecido como diagrama de máquina de estados, é um tipo de diagrama comportamental na Linguagem de modelagem unificada (UML) que mostra transições entre vários objetos.
Uma máquina de estados é qualquer dispositivo que armazena o status de um objeto em um determinado momento e pode mudar de status ou causar outras ações baseado na entrada que recebe. Estados indicam as diferentes combinações de informações que um objeto pode conter, e não como ele se comporta. Para entender os diferentes estados de um objeto, você pode visualizar todos os possíveis estados e mostrar como um objeto chega a determinado estado; e isso pode ser feito com um diagrama de estados UML.
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Esse examinador deve saber mais que Pressman e Sommerville juntos
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Entendi.
Estados não tem atributos, só tem eventos/ações que os alteram e ações que realizam ao serem alterados. Um estado não mexe em atributos de outro, porque nenhum tem atributos.