SóProvas


ID
2619118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.

Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.

Ao se definir a teoria dialético-crítica como orientadora do projeto profissional, depreende-se que as refrações da questão social são consideradas consequências de um posicionamento individual do sujeito.

Alternativas
Comentários
  • Não era preciso ter lido o texto da Berenice para acertar essa questão, mas é interessante notar que cobraram questões baseadas exatamente nas problematizações da autora em relação à Formulação de projeto de trabalho profissional:

     

    Um elemento fundamental e essencial a todo projeto diz respeito à filiação teórica com a qual é construído o projeto de trabalho. Embora seja de domínio público a identificação da profissão com o referencial dialético-crítico, ainda é possível encontrar propostas com outras filiações teóricas. Assim, é necessário clarificar quais são os pressupostos teóricos que vão dar concretude ao trabalho. Para isso, é preciso ter claro que, ao se filiar à teoria dialético-crítica, o profissional está alimentado por uma visão de mundo que compreende as refrações da questão social como produto intrínseco do capitalismo, e não como consequência de um posicionamento individual do sujeito, de seus familiares e de seus grupos, que, por falta de capacitação ou sorte, enfrentam dificuldades para sobreviver.(p.5-6)

     

     

     

    Referência:COUTO, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional. in: “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS, 2009)

  • Gabarito Errado

    Com base na teoria dialético-crítica como orientadora do projeto profissional, a questão social e suas refrações são entendidas como fruto da contradição que exite entre o K/T.

  • Quem considera as expressões da questão social como um problema individual é o POSITIVISMO.