-
O que é Eficiência e Eficácia:
Eficiência e eficácia são palavras semelhantes e, muitas vezes, consideradas sinônimos. No entanto, existem diferenças sútis na definição e utilização de ambos os termos.
A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
No âmbito da administração de empresas e negócios, a diferenciação entre o conceito de eficiência e eficácia torna-se mais acentuada.
Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho.
Exemplo: “O menino limpou o quarto com eficiência”.
Já a eficácia abrange um plano mais amplo, não se limitando apenas no cumprimento de um trabalho, mas sim na resolução total de uma situação.
Na organização de uma empresa, para que os resultados eficientes sejam úteis é preciso o desempenho de ordens e tarefas eficazes.
A eficácia é saber o que fazer. Um trabalho feito com eficiência, mas sem eficácia para a conclusão de determinado plano, passa a ser inútil, pois não agregará nada de substancial, por mais bem feito que tenha sido executado.
Um exemplo clássico que ajuda a visualizar a diferença entre a eficiência e a eficácia: um homem que cava um poço com perfeição e atempadamente, realiza um trabalho com eficiência; um homem que sabe o local correto para cavar o poço e achar água, executa um trabalho com eficácia.
-
Produtividade tem relação direta com eficiência, pois no planejamento da empresa as ações definidas para atingir um determinado objetivo tendem a serem as melhores possiveis. Desta forma, se foi identificada uma certa defasagem na produtividade, conclue-se que a empresa não está sendo eficiente nos processos que foram previamente estabelecidos.
Corrijam-me se for necessário, mas se enunciado da questão sugerisse que a empresa precisaria aumentar sua produtividade INDEPENDENTE DOS PROCESSOS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS (das atividades envolvidas), então essa empresa necessitaria ser mais EFICAZ.
Eficiência: foco no processo, nas atividades
Eficácia: foco no objetivo
O conceito produtividade é um pouco confuso, pois tentemos a associar com o resultado. Porém, se avaliarmos que a empresa tem todo um sistema esquematizado para realização de cada atividade, uma baixa produtividade estará, de fato, relacionada a uma baixa eficiência (por erros ou lentidão, por exemplo).
-
-
GAB: A
Segundo Peter Drucker:
"A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"
"Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/
-
Como aponta Silva (2008, p. 17), "a eficiência é a medida da utilização dos recursos quando se faz alguma coisa; refere-se à relação entre as 'entradas' e 'saídas' num processo" e, quanto mais saídas são obtidas com essas entradas, maior o grau de eficiência encontrada.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
-
falou em PRODUTIVIDADE >>> EFICIÊNCIA.
-
A produtividade é uma medida de eficiência. Fazer mais com a mesma quantidade de insumo/tempo.
Gabarito: A