-
Por prontidão, podemos entender o quanto os seguidores estão dispostos, capacitados e confiantes para realização de certas tarefas.
Alternativa: C
-
Teoria de Hersey e Blanchard – nesse modelo, tido como um dos mais conhecidos, a liderança situacional baseia-se em duas variáveis:
comportamento do líder e MATURIDADE (prontidão) dos seus subordinados. Essa maturidade relaciona-se ao desempenho das tarefas e com a aceitação das responsabilidades (grau de capacidade e interesse em desempenhar uma determinada tarefa).
-
GABARITO LETRA C
"A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa.15 De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade – sua habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, assumir responsabilidade e desejar o sucesso." LIVRO-Administra_o_Geral_para_Concursos_1_ed_2013_RodrigoRenno
-
Modelo situacional de Hersey e Blanchard
O modelo de liderança de Hersey e Blanchard está diretamente relacionado com o modelo desenvolvido por Blake e Mouton, que em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grelha gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes. Segundo os autores, o gestor orienta a sua ação para dois aspectos fundamentais:
→ Ênfase na produção ou na tarefa - Refere-se ao enfoque dado pelo líder aos resultados, ao desempenho e à conquista dos objetivos.
→ Ênfase com as pessoas - Diz respeito aos pressupostos e atitudes do líder para com seus subordinados. Há uma grande atenção para com as pessoas, atendendo às suas necessidades e às suas expectativas.
O Modelo de Liderança Situacional, desenvolvido por Hersey e Blanchard (pesquisadores do “Center of LeadershipStudies”, Califórnia, EUA), embasa-se na observações acerca da eficácia dos estilos de liderança. O Modelo parte da premissa de que a liderança eficaz é uma função de três variáveis: o estilo do líder (L), a maturidade do liderado (l) e a situação (s). A eficácia (E) da liderança seria, então, expressa através da seguinte fórmula: E = f (L, l, s).
Segundo Hersey e Blanchard (1986) "maturidade é a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento", e divide-se em duas componentes: a maturidade no trabalho (capacidade) e a maturidade psicológica (motivação). O nível de maturidade pode ser aplicado a indivíduos ou a grupos. O líder que trabalha com um grupo pode determinar sua maturidade através da observação da predominância de maturidades individuais. Pessoas com maturidade no trabalho são aquelas que tem conhecimento para executar suas tarefas sem a ajuda do líder, pode ser medida em quatro níveis; muito, bastante, alguma e pouca.
Pessoas com maturidade psicológica são aquelas que se sentem motivadas para fazer suas atividades. Também pode ser medida em quatro níveis; geralmente, frequentemente, ocasionalmente e raramente.
https://goo.gl/qi3BuB
-
Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança
A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.
De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.
Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:
• Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).
• Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).
• Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).
• Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).
-
Gab. C
De acordo com Hersey e Blanchard, os funcionários têm um nível de maturidade variável. Aqui estamos definindo maturidade não só de acordo com o aspecto psicológico do trabalhador, mas também em relação à sua capacidade de realizar o trabalho.
Um funcionário com alta maturidade seria capaz de fazer suas tarefas de forma independente, de se autogerenciar e de buscar as metas necessárias.
-
-
Leva em consideração o Grau de capacidade (CONHECIMENTO) e o interesse em desempenhar uma determinada tarefa (MOTIVAÇÃO).
-
Motivação e capacidade.
-
A Teoria Situacional de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa. De acordo com os autores, não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores. Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários. Mais especificamente, a teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende do nível de prontidão dos subordinados, que se refere ao grau de capacidade e ao interesse em desempenhar uma determinada tarefa.
Gabarito: C
-
A alternativa "A" está errada pelo "grau de satisfação do trabalho"?
Alguém poderia explicar?
Desde já, grata!
-
Gabarito: C
-
Penso eu que o erro da A esteja na especificação da questão.
Ao falarmos das teorias de liderança temos três vertentes 1º traços (características inatas) 2°comportamental (autocrático, democrático e liberal)
E a 3° Situacional. Que é nosso objeto de estudo, existem diversas teorias de liderança situacional, como o modelo de Fiedler (líder focado nas tarefas, ou no relacionamento= baseado na grid gerencial de Black Mauton)
Logo,motivação e Liderança andam lado a lado, penso eu que a alternativa A fale sobre nível das competências individuais e ao grau de satisfação com o trabalho, COMO LIGAÇÃO A TEORIAS MOTIVACIONAIS (hezberg, Mc Clelland)
-
Gente, ... a pessoa ter que assistir a 10 aulas propostas por esse site para entender a questão é sacanagem.
A melhor coisa nesse site, fora as questões, são os comentários dos amiguinhos. Muitos são a melhor forma de entender a matéria. Mesmo acertando, eu gosto de ler os comentários. Sempre tem algo a somar. Vcs são mara!!!!
-
O grau de maturidade dos funcionários está relacionado às tarefas.
-
Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. A questão quer saber justamente o que é essa maturidade.
Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.
• Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.
• Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; e 4. geralmente.
Conforme exposto, alternativa correta é a letra C.
GABARITO: C
-
desde quando maturidade é capacidade?
-
Segundo a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard, o foco está nos liderados (e não nos líderes). A escolha do melhor estilo de liderança depende do nível de maturidade (ou nível de prontidão) dos liderados.
-
GABA. C
O líder deve saber agir de maneira condizente com cada situação, aplicando maior ou menor ênfase no comportamento de relacionamento e/ou de tarefa a depender do que a situação específica exige, considerando, em especial, o nível de maturidade daquele indivíduo ou grupo para executar aquela determinada tarefa.
O nível de maturidade da equipe deve ser avaliado sob dois prismas. Um refere-se ao conhecimento e à capacidade do individuo para executar determinada tarefa sem orientação externa. Esta maturidade é alcançada por meio de instrução ou experiências passadas em atividades similares. O segundo prisma da maturidade está relacionado à disposição para executar a tarefa. A referência para esta avaliação está no fato de o indivíduo estar ou não motivado a agir mesmo com a ausência de um estímulo externo
-
SABADÃO, VONTADE DA GOTA DE TOMAR UMA CERVEJA, MAS O QUE ME RESTA É TOMAR FUMO DA FGV!
-
GAB C
grau de capacidade e ao interesse em desempenhar uma determinada tarefa (GRAU DE MATURIDADE)