SóProvas


ID
2623777
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerente do setor financeiro da organização XYZ percebe que os membros de sua equipe estão desmotivados e apresentam desempenho apenas suficiente para cumprir suas atribuições. O gerente não entende o porquê dessa situação, pois a equipe tem boa capacitação, a XYZ oferece bons salários e tem como política evitar ao máximo a demissão. Os funcionários tendem a permanecer na organização por muitos anos e as promoções valorizam o tempo de casa, o conhecimento das funções e a capacidade de relacionamento.


Segundo a teoria motivacional da expectativa (ou expectação), uma explicação para a desmotivação dos funcionários seria que:

Alternativas
Comentários
  • A teoria da expectação de Victor Vroom considera Expectativa x Instrumentalidade x Valência = Motivação.

    Na questão fala: "...valorizam o tempo de casa, o conhecimento das funções e a capacidade de relacionamento" e também que "...apresentam desempenho apenas suficiente para cumprir suas atribuições". Indícios que apontam para o conceito de Instrumentalidade, ou seja, a relação entre Desempenho/Expectativa x Recompensa.

  • linda questão!

    observe que promoção é de acordo com o tempo de casa, ou seja, não importa a entrega(resultado), assim, desmotivam aqueles que produzem mais.

    A Instrumentalidade é processo, ou seja, estou sendo recompensada de acordo com meu desempenho?

  • A Teoria da Expectativa (ou Expectância) de Victor Vroom é um marco dentre as teorias da motivação por levar em conta as diferenças individuais, reconhecendo que cada pessoa possui objetivos e necessidades únicos. Trata-se de uma teoria de processo, concentrando-se no MODO como o comportamento é motivado, contrapondo-se às teorias de conteúdo, que estão focadas no QUE motiva.

     

    A teoria leva em consideração os fatores Expectativa X Instrumentalidade X Valência, sendo:

     

    Expectativa - probalidade da ação levar ao resultado esperado, ou seja, o indivíduo percebe que a meta é alcançável, que seu desempenho poderá levá-lo de fato a consegui-la.

     

    Valência - é o valor que o indivíduo dá a recompensa, afinal, de nada adianta a recompensa ser ótima para alguns, mas irrelevante na opinião de outros.

     

    Instrumentalidade - é a percepção de que o resultado está associado a uma recompensa. Dizendo de outra forma, se uma recompensa será dada a um grupo grande de funcionários, sem avaliar entregas individuais, um indivíduo pode perceber que se não se esforçar irá receber a recompensa da mesma forma.

     

     

  • Uau, que questão é essa, bicho..! Me senti realmente desafiada e MOTIVADA..

    Minha "expectativa" sobre concurso foi melhorada, pois se meu desempenho nos estudos me levar a entender esse tipo de questão, então está valendo a pena estudar. Da mesma forma a "instrumentalidade", já que acertar isso seria dizer que estou no caminho certo, que minha entrega individual, cada vez maior, será recompensada com a nomeação. E sim, passar no concurso é fortemente relevante pra mim, revelando sua "valência" na minha vida. 

     

    Só pra constar, eu errei a questão, mas tô bem feliz de agora ter entendido a teoria. rssss

  • Gab. A

  • Penei para entender a teoria de Victor Vroom

    Mas correlacionei com outras palavras, acredito que não vou mais errar essas questões.

    Segue:

    Ele dizia que motivação poderia ser compreendida por uma equação matemática

    Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valencia

     

    Expectativa= PROBABILIDADE de chances que você espera de conseguir algo

    Instrumentalidade= MEIOS de como a organização vai te dar para conseguir o objetivo

    Valencia= e IMPORTANCIA que nós damos pelo aquilo que almejamos  conseguir  

     

    Ex: Quero passar no concurso “x” como já estou estudando há algum tempo e fiz algumas provas anteriores  tenho a (Expectância) muito boa de que eu vou passar, e como trabalho em uma empresa que não precisa trabalhar sábado e domingo, então tenho (Instrumentalidade) de estudar nesses dias “meios” e considero esse concurso “x” de muito (Valencia)  valor pelo status social que ela dá e posição na sociedade.  

    Fonte: professor Prof. Marco Ferrari (https://www.youtube.com/watch?v=urZsewKRMCM)

  • Eu entendi a teoria, mas não a questão kkk

  • entendi nada

  • Que prova trabalhosa! Super contextualizada, abordando estudos de caso... valha senhor
  • Desempenho/Recompensa esperada : se resultado <1 a desmotivação existira.

  • Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom.

    A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.

    Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.

    O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:

    ▪ Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;

    ▪ Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;

    ▪ Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;

    ▪ Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

    No modelo multiplicativo de Victor Vroom são consideradas três variáveis determinantes da motivação do indivíduo – valência, instrumentalidade e expectância – e a capacidade individual de distinção entre eles (característica do cognitivismo).

    a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoas; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.

    b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.

    c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).

    Assim, de acordo com a teoria da expectativa, para que uma pessoa esteja motivada a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:

    a) atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa;

    b) acredite que fazendo essa coisa receberá a compensação esperada; e

    c) acredite que tem condições de fazer essa coisa.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Quando lembro da teoria da Expectância, lembro do seguinte mnemônico: E.I.V -- EDRO

    Expectativa --(Relação Esforço/ Desempenho) --> Instrumentalidade --(Relação Desempenho/Recompensa) --> Valência (Relação Recompensa/ Objetivo ou Meta)

  • resposta: A- a relação desempenho-recompensa é percebida como fraca;

    Notem que na história diz:

    # equipe desmotivada;

    # desempenho apenas suficiente para cumprir suas atribuições;

    # equipe tem boa capacitação;

    # a XYZ oferece bons salários;

    # a política evitar ao máximo a demissão;

    # os funcionários tendem a permanecer na organização por muitos anos;

    # as promoções valorizam o tempo de casa, o conhecimento das funções e a capacidade de relacionamento.

    Percebam que a empresa não trabalha com metas e recompensas para sair da mesmice. Isto é, tudo tá perfeito até certo ponto em que tudo se torna linear, sem projeções de realizações em ações. Isso desmotiva o funcionário pois falta metas, objetivos a serem cumpridos que façam ele sair da inercia e mostrar a sua capacidade fazendo com que fique motivado pelo desempenho e , consequentemente, receba a devida recompensa . Até porque, segundo a narrativa as promoções são tempo, conhecimento e capacidade social e não alcance de objetivos.

  • GAB:A

    Eu enxerguei dessa forma: Se os funcionários já sabem que serão recompensados mesmo com seus desempenhos fracos, então não há pq se esforçarem para conseguir algo que eles já sabem que irão conseguir.

    Logo, segundo a Teoria da Expectativa de Vroom:

    a relação desempenho-recompensa é percebida como fraca;

  • O problema que temos na situação descrita é que os empregados não conseguem perceber uma recompensa associada ao desempenho, posto que as promoções são realizadas não de acordo com o desempenho, mas de acordo com o tempo de casa, o conhecimento das funções e a capacidade de relacionamento.

    Gabarito: A

  • As organizações recompensam muitas outras coisas além do desempenho. Por exemplo, quando a remuneração está, de alguma forma, ligada a fatores como antiguidade na empresa, capacidade de cooperação ou “bajulação” do chefe, os funcionários podem acreditar que a relação desempenho recompensa é fraca e desmotivadora.

  • melhor que a explicação do professor ..

  • o melhor comentário

  • melhor que a explicação do professor .. 2

  • Bravo

  • Boooooom

  • FUMO, MEU IRMÃO! KKKKK

  • sobre a teoria da questão :

    " Instrumentalidade é a crença de que uma pessoa receberá uma recompensa se a expectativa de desempenho for cumprida. Ou seja, se eu faço um bom trabalho, há algo nele para mim. Esta recompensa pode apresentar-se na forma de um aumento salarial, promoção, reconhecimento ou senso de realização. A instrumentalidade é baixa quando a recompensa é a mesma seja qual for o desempenho "

    Por esse motivo é a letra A