SóProvas


ID
2625469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário de trinta e dois anos de idade, recém-aprovado em concurso público, iniciou suas tarefas em um setor importante, com alta demanda e alta visibilidade em termos de competência e agilidade na realização do trabalho diário. Em dois meses de atividade, entretanto, procurou assistência psicológica ao perceber mudanças em seu próprio comportamento — insônia, inapetência, ansiedade, taquicardia e humor deprimido — que atribuiu ao novo trabalho. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, no que se refere ao quadro clínico e às técnicas interventivas para esse caso.


O psicólogo deve investigar se a motivação do trabalhador para o novo cargo está sendo afetada por possíveis mudanças nas tarefas a ele designadas, como tarefas de menor relevância ou menor impacto, pois a motivação pode ser uma variável não relatada, mas responsável pela tensão e consequente estresse percebido.

Alternativas
Comentários
  • O psicólogo deve investigar se a motivação do trabalhador para o novo cargo está sendo afetada por possíveis mudanças nas tarefas a ele designadas, como tarefas de menor relevância ou menor impacto, pois a motivação pode ser uma variável não relatada, mas responsável pela tensão e consequente estresse percebido.(A assertiva nos induz a pensar que a mudança das tarefas não é o motivo das questões trazidas pelo servidor, no entanto temos que levar em consideração que é sim uma possibilidade)

    assertiva com elaboração complicada, fica dificil a interpretação.

  • Vamos analisar a questão:

    Zanelli (2014) traz o modelo desenvolvido por Cooper e Marshall em 1978, no qual são apontadas seis categorias de fontes do estresse ocupacional, sendo as cinco primeiras referentes às condições de trabalho, e a sexta, alusiva a eventos  da vida pessoal/familiar:

    ✓ fatores intrínsecos do trabalho: superposição de tarefas, longos períodos de trabalho, riscos ou perigos, novas tecnologias e qualidade física do ambiente; 

    papel na organização: papéis ambíguos, papéis conflitivos e grau de responsabilidade por outras pessoas; 

    ✓ relacionamento no trabalho: relações com superiores, colegas e subordinados; 

    ✓ desenvolvimento na carreira: instabilidade na empresa, processos  organizacionais de redução de pessoal (downsizing) e fusões entre empresas; 

    ✓ estrutura e clima organizacionais: estilo gerencial, nível de participação, comunicação e política organizacionais; 

    ✓ interface entre lar e trabalho: dificuldades econômicas, conflitos familiares e conjugais.

    Referência: Zanelli , J. C.; Borges-Andrade, J. E.; , Bastos, A. V. B. (2014). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre : Artmed.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.