-
tornando os indivíduos mais propensos a superar restrições físicas e psicológicas em seus ambientes laborais - errado
-
Dinheiro não é fator motivacional, é fator higiênico. Sua presença não traz motivação, sua ausência traz insatisfação.
-
Questão com teor de clima organizacional onde bem sabemos que não somente recompensas motivam os trabalhadores e evitam problemas psicologicos, mas que um ambiente favoravel contribui para melhores condições laborais.
GABARITO: E
-
· Bifatorial de Herzberg:
fatores higiênicos/de manutenção = fatores extrínsecos e são INSATISFACENTES, PREVINEM A INSATISFAÇÃO. (política da empresa, condições do ambiente de trabalho, salário, benefícios, segurança)
**não são suficientes para provocar satisfação nem mesmo MOTIVAÇÃO.
fatores motivacionais = fatores intrínsecos, SENTIMENTOS POSITIVOS E ESTÃO RELACIONADOS COM O CARGO. (crescimento profissional, autonomia, desenvolvimento, realização).
**o salário não representa um fator motivacional, e sim higiênico.
GAB ERRADO.
-
Mesmo que a teoria de HERZBERG:
Fatores Higiênicos quando estão presentes causa: NEUTRALIDADE
Sem esses fatores caura: DESMOTIVAÇÃO
O que são os fatores higiênicos: SALÁRIO, BENEFÍCIOS SOCIAIS, TIPOS DE CHEFIA ENTRE OUTROS.
Por fim ter o salário não aumenta a motivação é algo neutro somente a falta dela fará diferença na motivação!
-
Vamos analisar a questão:
A Teoria Motivacional Bifatorial de Herzberg apoia-se em dois conjuntos de fatores que variam em dois continuum independentes: o primeiro seria o dos fatores higiênicos referentes a fatores externos, que se alternaria da condição de insatisfação à de não insatisfação; o segundo conjunto de fatores seria o dos motivadores referentes a fatores internos, que oscilaria da condição de satisfação à de não satisfação.
O contrário de satisfação não é a insatisfação, mas a não satisfação, do mesmo modo que o oposto da insatisfação não é a satisfação, mas a não insatisfação.
Assim, salário, condições ambientais de trabalho, estilo de supervisão e relacionamento entre colegas não são fatores capazes de satisfazer ou motivar pessoas no trabalho, mas devem ser objeto de atenção e preocupação dos dirigentes organizacionais apenas para evitar a insatisfação no trabalho, que também poderia prejudicar o desempenho. Em contrapartida, a realização do trabalhador, o reconhecimento pessoal, o desenho do cargo e a delegação de responsabilidades seriam os fatores realmente capazes de satisfazer e motivar as pessoas.
GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.