Vamos analisar a questão:
Programas de preparação para a aposentadoria são programas de orientação de base reflexiva, cujo intuito é o de promover genuínas relações de ajuda, para que seus participantes sejam auxiliados a fazer as escolhas que de fato lhes interessam e motivam.
Possuem como pressuposto que os participantes precisam ser educados para este novo momento em suas vidas, no sentido de:
- tomada de consciência ou reflexão;
- busca de novas áreas de interesse;
- descoberta de potencialidades;
- prevenção de conflitos; e
- ensinar que as possibilidades de ação na vida não se esgotam com a consolidação da aposentadoria.
A intenção sempre deve ser a de planejar a vida que segue, buscar novas áreas de interesse para a pessoa, incentivar a descoberta de potencialidades, o reconhecimento de limitações e prevenir conflitos emergentes.
Dentre a temática trabalhada no programa, embora os aspectos econômicos e jurídico-legais da aposentadoria sejam muitas vezes referidos (a educação financeira e a orientação jurídica são questões centrais), recomenda-se que também sejam abordados os fatores relativos à saúde física e psíquica, espiritualidade, maturidade e equilíbrio pessoal, envolvimento com o trabalho, relações familiares e sociais, esporte e lazer, ou mais específicos, como a organização de pequenos negócios (empreendedorismo), dependendo dos interesses dos participantes. Esses assuntos são debatidos, na maioria dos programas hoje disponíveis, na forma de palestras informativas, que seguidas de reflexões e análises, buscam propiciar aos aposentados, de forma gradativa, a ampliação e segurança no domínio cognitivo.
As vivências grupais, desenvolvidas em estreita conexão com os temas abordados em cada encontro, possibilitam associar aos conceitos apresentados nas exposições a expressão dos sentimentos, necessidades, expectativas, ansiedades e temores. Por meio da construção de espaços vivenciais, criam-se as condições necessárias para a produção do diálogo reflexivo. As trocas no interior do grupo constituem importantes elementos que corroboram o objetivo de gerar condições para o desenvolvimento pessoa.
GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.