SóProvas


ID
2625508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Ante os resultados de uma pesquisa de planejamento da força de trabalho que apontam para a iminência de que 27% de seu corpo de servidores estejam aposentados nos próximos cinco anos, determinado órgão público optou pelo desenvolvimento de um programa de preparação para a aposentadoria.

A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


O uso proeminente de vivências grupais com vistas ao diálogo reflexivo entre os participantes sobre aspectos psicológicos arraigados aproxima os objetivos do programa de preparação para a aposentadoria daqueles pretendidos por terapias grupais, sendo os psicólogos, portanto, os profissionais mais indicados para atuar como orientadores no referido programa.

Alternativas
Comentários
  • O erro estaria em "aspectos psicológicos arraigados"?

  • Multidisciplinar.

  • Os Programas de Preparação para a Aposentadoria começaram a ser desenvolvidos na década de 50 nos Estados Unidos e inicialmente tinham apenas caráter informativo. Hoje também buscam promover saúde e bem-estar aos futuros aposentados, oportunizando a reflexão sobre os aspectos positivos e negativos do momento de transição, bem como a (re)construção de um projeto de vida a curto, médio e longo prazo que considere os seus interesses e as atitudes pessoais e familiares.

    No Brasil, surgiram no final da década de 80 e seguem o padrão norte-americano, adotado desde 1950, que consiste na realização de cursos, em que são discutidas com os participantes, questões tidas como de interesse para pessoas que estão prestes a se aposentar (finanças, saúde, mercado de trabalho etc.).

    As vivências grupais, desenvolvidas em estreita conexão com os temas abordados em cada encontro do programa, possibilitam associar aos conceitos apresentados nas palestras a expressão dos sentimentos, expectativas, ansiedades e temores. Também devem conter dinâmicas de grupo que possibilitem a reflexão, pois são espaços que se reservam para a manifestação de conteúdos mais particulares.

    As trocas no interior do grupo constituem-se importantes elementos que corroboram o objetivo de gerar condições para o desenvolvimento pessoal. Porém o programa possui sobremaneira um caráter preventivo, que não deve ser comparado a terapia de grupo, visto que esta última visa atingir níveis mais profundos dos processos psicológicos, enquanto que o programa estabelece uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento pessoal.

    Assim sendo, a coordenação do programa não se restringe a psicólogas, assim como toda a área de Gestão de Pessoas.


    GABARITO: ERRADO
  • O uso proeminente de vivências grupais com vistas ao diálogo reflexivo entre os participantes sobre aspectos psicológicos arraigados aproxima os objetivos do programa de preparação para a aposentadoria daqueles pretendidos por terapias grupais, sendo os psicólogos, portanto, os profissionais mais indicados para atuar (penso que o erro está em comparar a aproximação dos objetivos desse grupo com um de Psicoterapia) como orientadores no referido programa.