-
Alguém poderia comentar o gabarito?
-
Avaliar o desempenho nada mais é do que fornecer um feedback construtivo, tanto no dia-a-dia quanto nas reuniões formais para esse fim, além de estabelecer com muita clareza e de forma prévia e participativa os resultados a serem perseguidos, tanto pelos indivíduos quanto pela instituição. Por outro lado, observa-se que relações de trabalho marcadas por pressão psicológica, escassez de informações, falta de treinamento, coação, desvalorização, ironia, ausência de autonomia, autoritarismo, ausência de feedback, discriminação e perseguição tem sido um campo propício para o crescimento do assédio moral no trabalho.
Especialistas apontam três premissas para que a avaliação de desempenho seja reconhecida como justa e legítima: a) Critérios e regras devem partir de uma negociação a priori; b) Não pode haver dúvida quanto ao que significa sucesso e fracasso na avaliação c) Necessidade de aperfeiçoar permanentemente o sistema.
Acredito que o erro esteja em dizer que a avaliação de desempenho grupal prevenirá o assédio moral. A avaliação tem que ser pensada de forma que se evite esse assédio, mas o fato dela ser grupal por si só não garante que ele nao vá ocorrer.
-
O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal NÃO prevenirá os casos de assédio moral.
-
GAB: ERRADO
Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal prevenirá os casos de assédio moral (O QUE VAI PREVINIR SÃO AS AÇÕES DE PREVENÇÃO) , uma vez que, instituídos objetivos de trabalho interdependentes, o compartilhamento de responsabilidades pelos resultados e o esforço coletivo serão incentivados.
-
Pode prevenir e não previnirá.
-
Para se combater e previnir o assédio moral
nas organizações existem intervenções que podem ser implantadas no nível
legislativo, com normas internas e legislações específicas; e no
administrativo, com treinamentos gerais envolvendo política de comunicação, gerenciamento do estresse e conscientização de
comportamentos negativos no trabalho, ou envolvendo o
desenvolvimento de habilidades da vítima no trato do assédio, além de ações
proativas como a criação de comissões para mediação e investigação do assédio acompanhadas da possibilidade de punição
para os assediadores.
Uma estratégia que envolva tanto intervenções organizacionais
para prevenir e resolver os incidentes de assédio, quanto mecanismos legislativos fortes que permitam a compensação e a
recomposição das vítimas tem se mostrado a forma mais efetiva de
enfrentar tal problema.
O assédio moral no
trabalho está
relacionado ao modus de interação entre
colaboradores e gestores. Espaços de trabalho marcados por pressão psicológica, comunicação falha, falta de treinamento, coação, desvalorização, falta de autonomia e autoritarismo
são campos férteis para o crescimento desse tipo de
problema.
Sendo a avaliação de desempenho um processo
que objetiva fornecer um feedback construtivo, além de estabelecer acordos prévios e claros na formulação das metas a serem
alcançadas, podemos entendê-la como uma ferramenta para melhoria da comunicação
e, consequentemente, das relações na organização. E podemos sim apontá-la como
instrumento que poderá ajudar a previnir os problemas de asseio moral. Mas não
dizer como certa tal efetividade, visto ser esse um problema de grande
complexidade e que exige ações em vários âmbitos para o seu combate, como visto
acima.
GABARITO: ERRADO
-
O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal prevenirá os casos de assédio moral (não mesmo, são coisas distintas, o que a avaliação de desempenho pode fazer é, no máximo, um feedback, que não contribuirá com questões de assédio moral, ela se refere a DESEMPENHO/PRODUTIVIDADE/RELAÇÃO COM OS COLEGAS DE TRABALHO), uma vez que, instituídos objetivos de trabalho interdependentes, o compartilhamento de responsabilidades pelos resultados e o esforço coletivo serão incentivados.