SóProvas


ID
2627371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à ética do profissional de arquivo, julgue o próximo item.


A gestão da informação arquivística de uma instituição pertencente à administração pública está limitada à manutenção dos documentos da instituição que serão enviados ao Arquivo Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Fundamentação: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1037/1102

  • VÃO PARA O ARQUIVO NACIONAL APENAS DOCUMENTOS PERMANENTES.

  • Eu considerei ERRADA pelo fato da questão limitar a manutenção dos documentos somente para os arquivos que serão encamianhados ao Arq. Nacional quando na verdade a gestão arquivística também está encarregada da preservação (a garantia da preservação é uma manutenção preventiva contra aspectos que possam danificá-los) de documentos que circulam na instituição.

  • Um arquivo pode ser de fundo aberto é fechado. O aberto, como o nome já diz, está aberto a outros arquivos de outras instituições, está em funcionamento e produção de arquivos, por isso q o erro está em dizer q esta limitado a seus próprios arquivos.

  • Bizu: 

    Quando a assertiva limita a informacao, fique atento! Tem chances de estar errada. 

  • Errado

    lei nº 8.159/91, art. 3º: Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos referentes às atividades de produção, tramitação, uso e avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.

  • Os documentos pertencentes ao executivo vão para o arquivo nacional todavia os documentos oriundos do poder legislativo e judiciário não vão para o arquivo nacional e sim para os seus próprios armazenamentos, ou seja, não estão limitados.

  • Temos de Interpretar a questão galera! 

     

    Quando o examinador traz "instituição pertencente à administração pública" eles está generalizando o serviço público. O Arquivo Nacional faz o recolhimento e gestão dos doc's acumulados pelo PODER EXECUTIVO

     

    Bons Estudos e mais interpretação!! 

  • Pensei da seguinte forma:

    O ARQUIVO NACIONAL recepciona apenas documentos arquivísticos do EXECUTIVO FEDERAL. 

    A gestão de documentos cuida dos documentos arquivísticos de todos os poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Além disso, a gestão de documentos compreende: Política Arquivística; Designação de responsabilidades; Planejamento do programa de gestão e sua implantação.

     

    Dessa forma, não é correto dizer que:

    [questão] 

    A gestão da informação arquivística de uma instituição pertencente à administração pública está limitada à manutenção dos documentos da instituição que serão enviados ao Arquivo Nacional.

  • Nas questoes cespe sempre é bom ficar antenado quando a questao restringe algo, é o caso dessa, a gestao de documentos nao se restringe a manutençao

  • @Daisy Winner, show de bola!

  • ERRADO

    O Arquivo Nacional apenas AUTORIZA, e isso só em âmbito federal

  • A gestão de documentos arquivísticos é "o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente". (Lei nº 8.159/91). Em outras palavras, a instituição é responsável não apenas pela manutenção dos documentos, mas também pelo seu acesso, condições de uso, tramitação, disponibilidade, conservação etc. Tudo o que é necessário para que os documentos cumpram seu ciclo de vida com a maior eficiência possível, até chegar à fase permanente.

    O Arquivo Nacional é competente para gerir e recolher os documentos produzidos pelo Poder Executivo Federal. Ou seja, o Arquivo Nacional é responsável por zelar pelos documentos públicos permanentes, os que foram recolhidos a ele, e já não estão mais sujeitos à gestão de documentos.

    Gabarito do professor: Errado.
  • : a gestão da informação envolve todo os documentos produzidos pela organização e não se limita aos documentos que serão recolhidos ao Arquivo Nacional.

    Sim, no Poder Executivo Federal, os documentos permanentes podem ser recolhidos ao Arquivo Nacional. Esse recolhimento acontece porque o Arquivo Nacional é o arquivo público da esfera de competência do Poder Executivo Federal.

    Na prática, esses documentos acabam ficando nos arquivos permanentes das instituições mesmo. O recolhimento acontece, basicamente, quando as instituições encerram suas atividades e outra instituição que atue na mesma linha não dá sequência às mesmas funções.

  • Vejo 2 erros:

    1) A gestão da informação arquivística não ocorre somente em documentos enviados ao Arquivo Nacional (permanentes). Ela ocorre em todas as fases: corrente, intermediária e permanente.

    2) A questão restringiu os documentos enviados ao Arquivo Nacional. Também não são só eles. O Arquivo Nacional ficará responsável apenas pelos documentos do Poder Executivo Federal. Devemos lembrar que existem os poderes Legislativo e Judiciário, que podem estar nos âmbitos federal, estadual e municipal.