SóProvas


ID
2627707
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Mobilidade urbana


      Ao longo dos últimos anos a expressão mobilidade urbana – soma das condições e dos critérios oferecidos para a livre circulação das pessoas numa cidade − tem sido empregada para identificar um dos desafios dos grandes centros urbanos. Trata-se de um conceito mais complexo do que parece: não se reduz a uma simples questão de trânsito, diz respeito ao modo e à qualidade de vida das pessoas, à dinâmica instituída em seu cotidiano. Trata-se, enfim, de considerar uma política pública para qualificar os espaços em que os indivíduos se movimentam.

      O desafio está, sobretudo, em escolher os usos do território urbano, em privilegiar este ou aquele meio de transporte, em administrar os rumos e as concentrações de passageiros. Essa escolha não se faz sem pressupostos: o que, de fato, se pretende instituir? A livre circulação dos automóveis? O favorecimento do transporte coletivo? A velocidade máxima em canais de uso regulamentado? Faixas para ciclistas? Calçadões para pedestres? Espaços ambientais interligados? Linhas subterrâneas? A política implicada nesta ou naquela escolha diz muito das convicções de quem administra o espaço das grandes cidades. Como este é fatalmente limitado, e tende a receber um número sempre crescente de usuários, há que se encontrar medidas que otimizem seu uso e favoreçam a mobilidade de quem se considere seu usuário preferencial. Não é à toa que medidas tomadas para a implementação prática da mobilidade urbana provocam polêmicas ácidas, quando não conflitos mais graves, entre setores da população.

      Como regra geral, o poder público deve se envolver sobretudo com o que seja coletivo, o que atenda à parte maior da população, visando criar condições dignas para sua mobilidade. O transporte de massas não pode ser sacrificado em nome do transporte individual. A primazia do automóvel tem infligido enormes custos à qualidade de vida da maioria dos que habitam as grandes cidades.

                                                                              (Argemiro Diaféria, inédito

É clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • Gab: Letra B

    Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.

    NUM = Em + Um

    Nesse caso implicar tá no sentido de "envolver" que aceita a preposição EM. 

    Exemplo: O prefeito está implicado em falcatruas => O prefeito está envolvido em falcatruas.

    Se implicar estiver no sentido de "acarretar" não haverá a preoposição EM.

    Exemplo: O excesso de velocidade implicou multas aos condutores.

    Se estiver algo errado entre em contato.

    Saudações! 

  • a) Errada. A partir das premissas do texto (,) verificam-se as condições , (sem vírgula) pelas quais se deve enfrentar quando se trata de um adequado planejamento com respeito a mobilidade urbana.  

     

    b) Gabarito. Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana. 

     

    c) Errada. Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolha os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.  

    O verbo pressupor é VTD, pontanto deveria ser "..que se escolha os pressupostos que..."

     

    d) Errada. O autor do texto deixa implícito sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contemple os anseios da maioria da população. 

     

    e) Errada. Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.  

  • Por que a alternativa E está errada?

  • Patricia, tambem marquei letra E.

    Talvez (relendo e procurando o bendito erro) seja a falta de vírgula "Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que , entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora."  

  • Gabarito B.

     

    A "E'' está errada por que a conjunção porquanto tem valor explicativo. Neste contexto, deveria ter sido usado um conectivo de valor concessivo ou de valor adversativo:

     

    ''Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, ainda que desafiadora. ''   OBS:Ou seja, mesmo que a meta de mobilidade seja prioridade, ela deve ser desafiadora.

     

    "Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porém desafiadora.    OBS: Aqui a ideia seria o antagonismo entre prioridade e desafio.

     

    Bons estudos!

  •  

    Dimas Pereira,

     

    O vocábulo "pressupostos" na alternativa C) é um substantivo e não um verbo. A regência nominal permite a preposição "em" após esse substantivo em alguns casos.

     

    Ex: É terrível optar por pressuposto em que não haja acordo entre as partes.

     

     

     

    Acredito que o erro dessa alternativa seja esse:

     

    "que se escolha os pressupostos em que..."         é sujeito de         "é uma fatalidade"

     

    A segunda é oração principal e a primeira é oração subordinada substantiva subjetiva (introduzida por conjunção integrante). Na sintaxe dessa O.S.S.S., o termo "os pressupostos" é núcleo do sujeito paciente do verbo "escolher" que forma uma voz passiva sintética. O verbo deve concordar com seu sujeito, sendo correto, então:

     

     "é uma fatalidade que se ESCOLHAM os pressupostos..."

     

     

     

    OBS:  A partícula "se" em "que se escolha", no meu entendimento, é uma partícula apassivadora, indicando a voz passiva sintética. Porém, essa é uma análise complicada, posso estar errado.

     

    OBS2: A explicação da Erika Fernandes a respeito da letra E) está perfeita.

     

    Bons estudos.

     

  • Nao concordo que na E deveria ser usado o conquanto no lugar de porquanto. 

     

    a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritaria, porque desafiadora. 

     

    Deve ser prioritaria, justamente por ser desafiadora. 

  • Pessoal, na letra E falta um verbo após o porquanto.

    Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto (é) desafiadora.  

    DICA: Substituir pela conjunção "porque"

  • Indiquei para comentário, tendo em vista que nenhum dos colegas conseguiu explicar o erro da alternativa E

  • O erro da alternativa E está na falta de um verbo após a conjunção causal ''porquanto'', iniciando a oração subordinada
    -> (...) porquanto (seja/é) desafiadora.
     

  • contemplar eh VTD pessoal

  • Na E falta uma vírgula antes do "Entre eles", ou, então, deveria se remover a vírgula após. É um advérbio deslocado e, se vai ser posto com vírgulas, deve estar ENTRE vírgulas, e não somente com uma ao final.

  • O erro da letra e) é a falta da marcação, realizada por vírgula, da elipse verbal após o porquanto. Essa é uma das funções da vírgula.

    Podem ser das seguintes formas:

    1) Colocando a vírgula, marcando a elipse do verbo ser após a conjunção: Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto, desafiadora.

    2) Colocando expressamente o verbo:  Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto seja desafiadora. 

  •  e)

    Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que(,)entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.

       

    Não marquei, pois senti falta da vírgula. E agora?

  • A letra a não deveria ser DEVEM no plural,e não faltou o acento grave na sentença: com respeito A ?

  • Com todo respeito ao colega Dimas Pereira, mas suas justificativas estão completamente erradas !

  • ACHO que na letra c "escolha" deveria concordar com pressupostos e estar no plural! Não tenho certeza

  • Procurando o erro da alternativa E, acho que pode ser o seguinte:

     

    Dentre é a contração das preposições de + entre. É sinônimo de: do meio de; de entre. Expressa inclusão, seleção, exceção, relação e ligação. 

     

    A preposição dentre é usada após verbos suja regência é feita com a preposição de, como: sair de, surgir de, tirar de, retirar de, excluir de, constar de etc. 

     

    Exemplos:

     

    Apenas um dentre nós ficará com o emprego.

     

    Você é a mais inteligente dentre todas.

     

    Meu filho foi escolhido dentre os cinco melhores.

     

    A preposição entre é usada quando não há a presença da preposição de. Apresenta diversos sentidos, sendo sinônima de: no intervalo de, no meio de, dentro de, junto de, por meio de, cerca de, entre outros.

     

    Exemplos:

     

    Entre os convidados da festa estava meu ex-namorado.

     

    Nem pensar que vou escolher entre você ou ele. 

     

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/entre-ou-dentre/

     

    Enfim, posso estar viajando rs

  • Erros da Letra E (em vermelho) :

     

     e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que, entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.

     

    NÃO se atentem somente à correção gramatical, a questão pede uma redação CLARA e COESA TAMBÉM!!!! Assim, deve haver essa primeira vírgula, pois se trata de um termo intercalado. E o porquanto ao final não faz sentido, já que é uma conjunção explicativa ou de causa e nesse contexto ficaria melhor empregada uma conjunção concessiva.

     

     

  • acertei algumas e errei outras , mas ja to puto com a FCC kkk

  • Erika Fernandes, essa observação sobre o "porquanto" foi brilhante. Tem toda razão: a meta é prioritária, ainda que desafiadora. A questão traz a ideia de que a meta é prioritária porque é desafiadora. Muito boa observação.

  • Em que momento do texto se diz que é uma meta prioritária? Não vi isso no texto.. Afinal, não precisa ser um comentário claro, correto e coeso sobre o texto?
  • Jéssica Veras, o comentário é LIVRE. Deve ser claro, correto e coeso, mas não precisa ser exatamente relacionado às ideias do texto.

    Prof. Flávia Rita explica muito bem esse tipo de questão da FCC. 

  • NA ALTERNATIVA ''E'' O TERMO ENTRE ELES DEVE VIR OU ENTRE VÍGULAS OU SEM VÍRGULA NENHUMA. 

    APENAS UMA VÍRGULA APÓS O ELES TORNA A ALTERNATIVA ERRADA. 

     

  • Comentário do Bruno Veras, excelente!!! Errei, justamente, por julgar errado a regência desse verbo. Gab: Letra B

    Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.

     

     

    NUM = Em + Um

    Nesse caso implicar tá no sentido de "envolver" que aceita a preposição EM. 

    Exemplo: O prefeito está implicado em falcatruas => O prefeito está envolvido em falcatruas.

    Se implicar estiver no sentido de "acarretar" não haverá a preoposição EM.

    Exemplo: O excesso de velocidade implicou multas aos condutores.

    Se estiver algo errado entre em contato

  • Fiquei em dúvida entre B e E. Acredito que o erro da alternativa E seja pelo fato dela generalizar a prioridade de um planejamento de mobilidade urbana quando diz 'pessoas'. A alternativa não especificou. E, no texto, está claro que a prioridade deve ser dada à ''massa",  à "maior parte da população".

  • Galera, a questão não é de interpretação de texto. Esqueçam o texto!

    A redação da questão diz: "É clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto..."

    Não é interpretação de texto, é norma culta.

     

    Com relação ao erro da "E", não cabe a vírgula após adjunto adverbial "entre eles". Neste caso, a redação correta é com duas vírgulas (facultativo) ou sem vírgulas.

     

    Gabarito: B

  • De fato, o problema com a E) é a falta de vírgula para isolar o termo deslocado "entre eles". Não havia enxergado isso quando postei o comentário anterior.

     

    Bons estudos a todos!

  • Gabarito - B

     

     

    a) A partir das premissas do texto [,] verificam-se as condições, pelas quais se deve enfrentar quando se trata de um adequado planejamento com respeito À mobilidade urbana.  

     

     

    →  Deveria haver 1 vírgula após "A partir das premissas do texto", por ele ser um adjunto adverbial de GRANDE extensão.

     

    →  Deveria haver crase, pela regência do termo "respeito" que exige a preposição "a".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    c) Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolhaM os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.  

     

     

    →  "Escolham" concorda com "pressuposto", porque o "se" que o antecede funciona como pronome apassivador.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) O autor do texto deixa implícitA sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contempleM os anseios da maioria da população. 

     

     

    →  A convicção é deixada implícita não implícito.

     

    →  "Contemplem" concorda com "anseios", porque o "se" que o antecede funciona como pronome apassivador.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que [,] entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.  

     

     

    →  Deveria haver 1 vírgula isolando o termo deslocado.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br

  • A falta de qualquer pontuação quase ia fazendo com que eu excluísse a alternativa correta. O que salvou foi a releitura atenta.

  • a) A partir das premissas do texto, verificam-se as condições, (as quais devem ser enfrentadas) quando se trata de um adequado planejamento com respeito à mobilidade urbana.

      

    b) Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana. 

     

    c) Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolham os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.  

     

    d) O autor do texto deixa implícita sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contemplem os anseios da maioria da população. 

     

    e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que, entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.

  • KKKKK não é questão de interpretação.....  rodei feio nessa ai. Parabens para banca,pegou muita gente como eu que foi seco na interpretação.

  • Gabarito - B.

  • Nessa questão, atente-se para alguns pontos: USO DAS VÍRGULAS (esqueça aquela ideia de vírgula facultativa, se pode ter então coloque) , REGÊNCIA, CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL e ACENTUAÇÃO!

    2- NÃO PERCA TEMPO CAÇANDO SE TEM OU NÃO SENTIDO NO TEXTO!