-
Gab: Letra B
Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.
NUM = Em + Um
Nesse caso implicar tá no sentido de "envolver" que aceita a preposição EM.
Exemplo: O prefeito está implicado em falcatruas => O prefeito está envolvido em falcatruas.
Se implicar estiver no sentido de "acarretar" não haverá a preoposição EM.
Exemplo: O excesso de velocidade implicou multas aos condutores.
Se estiver algo errado entre em contato.
Saudações!
-
a) Errada. A partir das premissas do texto (,) verificam-se as condições , (sem vÃrgula) pelas quais se deve enfrentar quando se trata de um adequado planejamento com respeito a mobilidade urbana. Â
Â
b) Gabarito. Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.Â
Â
c) Errada. Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolha os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana. Â
O verbo pressupor é VTD, pontanto deveria ser "..que se escolha os pressupostos que..."
Â
d) Errada. O autor do texto deixa implÃcito sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contemple os anseios da maioria da população.Â
Â
e) Errada. Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora. Â
-
Por que a alternativa E está errada?
-
Patricia, tambem marquei letra E.
Talvez (relendo e procurando o bendito erro) seja a falta de vírgula "Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que , entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora."
-
Gabarito B.
A "E'' está errada por que a conjunção porquanto tem valor explicativo. Neste contexto, deveria ter sido usado um conectivo de valor concessivo ou de valor adversativo:
''Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, ainda que desafiadora. '' OBS:Ou seja, mesmo que a meta de mobilidade seja prioridade, ela deve ser desafiadora.
"Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porém desafiadora. OBS: Aqui a ideia seria o antagonismo entre prioridade e desafio.
Bons estudos!
-
Dimas Pereira,
O vocábulo "pressupostos" na alternativa C) é um substantivo e não um verbo. A regência nominal permite a preposição "em" após esse substantivo em alguns casos.
Ex: É terrível optar por pressuposto em que não haja acordo entre as partes.
Acredito que o erro dessa alternativa seja esse:
"que se escolha os pressupostos em que..." é sujeito de "é uma fatalidade"
A segunda é oração principal e a primeira é oração subordinada substantiva subjetiva (introduzida por conjunção integrante). Na sintaxe dessa O.S.S.S., o termo "os pressupostos" é núcleo do sujeito paciente do verbo "escolher" que forma uma voz passiva sintética. O verbo deve concordar com seu sujeito, sendo correto, então:
"é uma fatalidade que se ESCOLHAM os pressupostos..."
OBS: A partícula "se" em "que se escolha", no meu entendimento, é uma partícula apassivadora, indicando a voz passiva sintética. Porém, essa é uma análise complicada, posso estar errado.
OBS2: A explicação da Erika Fernandes a respeito da letra E) está perfeita.
Bons estudos.
-
Nao concordo que na E deveria ser usado o conquanto no lugar de porquanto.
a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritaria, porque desafiadora.
Deve ser prioritaria, justamente por ser desafiadora.
-
Pessoal, na letra E falta um verbo após o porquanto.
Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto (é) desafiadora.
DICA: Substituir pela conjunção "porque"
-
Indiquei para comentário, tendo em vista que nenhum dos colegas conseguiu explicar o erro da alternativa E
-
O erro da alternativa E está na falta de um verbo após a conjunção causal ''porquanto'', iniciando a oração subordinada
-> (...) porquanto (seja/é) desafiadora.
-
contemplar eh VTD pessoal
-
Na E falta uma vírgula antes do "Entre eles", ou, então, deveria se remover a vírgula após. É um advérbio deslocado e, se vai ser posto com vírgulas, deve estar ENTRE vírgulas, e não somente com uma ao final.
-
O erro da letra e) é a falta da marcação, realizada por vírgula, da elipse verbal após o porquanto. Essa é uma das funções da vírgula.
Podem ser das seguintes formas:
1) Colocando a vírgula, marcando a elipse do verbo ser após a conjunção: Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto, desafiadora.
2) Colocando expressamente o verbo: Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto seja desafiadora.
-
e)
Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que(,)entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.
Não marquei, pois senti falta da vírgula. E agora?
-
A letra a não deveria ser DEVEM no plural,e não faltou o acento grave na sentença: com respeito A ?
-
Com todo respeito ao colega Dimas Pereira, mas suas justificativas estão completamente erradas !
-
ACHO que na letra c "escolha" deveria concordar com pressupostos e estar no plural! Não tenho certeza
-
Procurando o erro da alternativa E, acho que pode ser o seguinte:
Dentre é a contração das preposições de + entre. É sinônimo de: do meio de; de entre. Expressa inclusão, seleção, exceção, relação e ligação.
A preposição dentre é usada após verbos suja regência é feita com a preposição de, como: sair de, surgir de, tirar de, retirar de, excluir de, constar de etc.
Exemplos:
Apenas um dentre nós ficará com o emprego.
Você é a mais inteligente dentre todas.
Meu filho foi escolhido dentre os cinco melhores.
A preposição entre é usada quando não há a presença da preposição de. Apresenta diversos sentidos, sendo sinônima de: no intervalo de, no meio de, dentro de, junto de, por meio de, cerca de, entre outros.
Exemplos:
Entre os convidados da festa estava meu ex-namorado.
Nem pensar que vou escolher entre você ou ele.
Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/entre-ou-dentre/
Enfim, posso estar viajando rs
-
Erros da Letra E (em vermelho) :
e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que, entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.
NÃO se atentem somente à correção gramatical, a questão pede uma redação CLARA e COESA TAMBÉM!!!! Assim, deve haver essa primeira vírgula, pois se trata de um termo intercalado. E o porquanto ao final não faz sentido, já que é uma conjunção explicativa ou de causa e nesse contexto ficaria melhor empregada uma conjunção concessiva.
-
acertei algumas e errei outras , mas ja to puto com a FCC kkk
-
Erika Fernandes, essa observação sobre o "porquanto" foi brilhante. Tem toda razão: a meta é prioritária, ainda que desafiadora. A questão traz a ideia de que a meta é prioritária porque é desafiadora. Muito boa observação.
-
Em que momento do texto se diz que é uma meta prioritária? Não vi isso no texto.. Afinal, não precisa ser um comentário claro, correto e coeso sobre o texto?
-
Jéssica Veras, o comentário é LIVRE. Deve ser claro, correto e coeso, mas não precisa ser exatamente relacionado às ideias do texto.
Prof. Flávia Rita explica muito bem esse tipo de questão da FCC.
-
NA ALTERNATIVA ''E'' O TERMO ENTRE ELES DEVE VIR OU ENTRE VÍGULAS OU SEM VÍRGULA NENHUMA.
APENAS UMA VÍRGULA APÓS O ELES TORNA A ALTERNATIVA ERRADA.
-
Comentário do Bruno Veras, excelente!!! Errei, justamente, por julgar errado a regência desse verbo. Gab: Letra B
Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.
NUM = Em + Um
Nesse caso implicar tá no sentido de "envolver" que aceita a preposição EM.
Exemplo: O prefeito está implicado em falcatruas => O prefeito está envolvido em falcatruas.
Se implicar estiver no sentido de "acarretar" não haverá a preoposição EM.
Exemplo: O excesso de velocidade implicou multas aos condutores.
Se estiver algo errado entre em contato
-
-
Fiquei em dúvida entre B e E. Acredito que o erro da alternativa E seja pelo fato dela generalizar a prioridade de um planejamento de mobilidade urbana quando diz 'pessoas'. A alternativa não especificou. E, no texto, está claro que a prioridade deve ser dada à ''massa", à "maior parte da população".
-
Galera, a questão não é de interpretação de texto. Esqueçam o texto!
A redação da questão diz: "É clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto..."
Não é interpretação de texto, é norma culta.
Com relação ao erro da "E", não cabe a vírgula após adjunto adverbial "entre eles". Neste caso, a redação correta é com duas vírgulas (facultativo) ou sem vírgulas.
Gabarito: B
-
De fato, o problema com a E) é a falta de vírgula para isolar o termo deslocado "entre eles". Não havia enxergado isso quando postei o comentário anterior.
Bons estudos a todos!
-
Gabarito - B
a) A partir das premissas do texto [,] verificam-se as condições, pelas quais se deve enfrentar quando se trata de um adequado planejamento com respeito À mobilidade urbana.
→ Deveria haver 1 vírgula após "A partir das premissas do texto", por ele ser um adjunto adverbial de GRANDE extensão.
→ Deveria haver crase, pela regência do termo "respeito" que exige a preposição "a".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolhaM os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.
→ "Escolham" concorda com "pressuposto", porque o "se" que o antecede funciona como pronome apassivador.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) O autor do texto deixa implícitA sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contempleM os anseios da maioria da população.
→ A convicção é deixada implícita não implícito.
→ "Contemplem" concorda com "anseios", porque o "se" que o antecede funciona como pronome apassivador.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que [,] entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.
→ Deveria haver 1 vírgula isolando o termo deslocado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento
Dicas de estudos voltadas ao português da FCC --> https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br
-
A falta de qualquer pontuação quase ia fazendo com que eu excluísse a alternativa correta. O que salvou foi a releitura atenta.
-
a) A partir das premissas do texto, verificam-se as condições, (as quais devem ser enfrentadas) quando se trata de um adequado planejamento com respeito à mobilidade urbana.
b) Há muitos fatores implicados num planejamento voltado para dotar uma grande cidade das condições que garantam uma bem administrada mobilidade urbana.
c) Mais do que uma opção, é uma fatalidade que se escolham os pressupostos em que se haverão de reger as providências destinadas a uma satisfatória mobilidade urbana.
d) O autor do texto deixa implícita sua convicção de que o envolvimento do poder público se faça de modo a que se contemplem os anseios da maioria da população.
e) Muitos podem ser os objetivos de um planejamento urbano, sendo que, entre eles, a mobilidade das pessoas deve constituir uma meta prioritária, porquanto desafiadora.
-
KKKKK não é questão de interpretação..... rodei feio nessa ai. Parabens para banca,pegou muita gente como eu que foi seco na interpretação.
-
Gabarito - B.
-
Nessa questão, atente-se para alguns pontos: USO DAS VÍRGULAS (esqueça aquela ideia de vírgula facultativa, se pode ter então coloque) , REGÊNCIA, CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL e ACENTUAÇÃO!
2- NÃO PERCA TEMPO CAÇANDO SE TEM OU NÃO SENTIDO NO TEXTO!