SóProvas


ID
2627725
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Amor-próprio


      O grande cronista Rubem Braga cunha uma frase definitiva a respeito do “amor-próprio”: “Se eu conhecesse outro sujeito igual a mim, nossas relações nunca chegariam a ser grande coisa.” Isto não quer dizer, porém, que não goste de si mesmo. Significa apenas que ele é um homem que põe, sem medos tolos, a diversidade e a surpresa em primeiro lugar. O que mais o atrai na vida é, justamente, a imprevisibilidade. O amor-próprio lhe parece, então, monótono e desnecessário. Quase um vício. Ele evita essas pessoas saudáveis e resolvidas que estão sempre cuidando de si. O cuidado de si, para Braga, é uma forma de mascaramento.

      O amor-próprio de Braga se revela no uso que faz da crônica. Em suas mãos, ela é, antes de tudo, uma máquina de confessar. Praticando-a, o cronista expõe as impressões, experiências e sentimentos que o atormentam; ao escrever, enxágua a alma até a mais absoluta transparência.

(CASTELLO, José. Na cobertura de Rubem Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1996, p. 56-57) 

O segmento do texto ele é um homem que põe, sem medos tolos, a diversidade e a surpresa em primeiro lugar ganha nova redação, preservados seu sentido e sua correção, em:

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão difícil... foi metade chute e metade conhecimento. Vou comentar como resolvi essa questão:

     

    Eliminei a letra "a" por causa do conquanto = embora, não tem sentido. A presença do "conquanto" traria o entendimento oposto ao do enunciado.

    Eliminei a letra "b" porque tolices medrosas é diferente de medos tolos. No primeiro, o substantivo tolices é que que está sendo modificado, porém na frase original é o contrário.

    Eliminei a letra "d" devido à expressão "tanto quanto" que dá a ideia de coordenação de dois elementos de igual forma, no entanto não parece no contexto original essa suposta ideia de equivalência entre diversidade e surpresa.

    Emilinei a letra "e" pela presença do "ao invés de" que dá a ideia de ao contrário de, no entanto não aparece esse sentido no texto.

  • O gabarito é C, mas na reescrita não fica claro que se trata de um homem (como está expresso no enunciado). 

  • marquei B, sinceramente eu não sei diferenciar tolices medrosas de medos tolos.kkk

    qual a diferênça no sentido?

  • GABARITO C)

     

    Questão complexa, FCC caprichou nesse DETRAN

     

    ... ele é um homem que põe, sem medos tolos, a diversidade e a surpresa em primeiro lugar ...

     

    a)conquanto alguns medos tolos, ele é um homem que dá primazia sobretudo a diversidade e a surpresa.

    Conjunção concessiva, não tem a ver com o contexto, ele não tem medos tolos, então não faz sentido essa ideia de concessão da parte dele.

     

    b)em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, vem, para esse homem, os aspectos da diversidade e da surpresa. 

    Eu só consegui ver um erro de sutileza aqui, na redação original é "medos tolos". com "tolices medrosas" o medo deixa de ser o substantivo e vira adjetivo.

     

    c)sem receios bobos, é alguém que valoriza antes de mais nada as qualidades do que é diversificado e inesperado.  

    Embora tenha trocado "surpresa" por "inesperado", o sentido é mantido, são sinonimos, a vírgula no início tá ok também, por ser um termo deslocado.

     

    d)tanto a multiplicidade quanto a imprevisibilidade constituem-se, para esse homem, de qualidades que se descartam dos medos tolos. 

    Essa tá bem sem noção, primeiro que o termo "multiplicidade" não tem relação lógica com nada na frase original, além de outros erros...

     

    e)ao invés de lhe acometer receios inconsequentes, prefere esse homem galgar em primeiro lugar o que lhe é adverso ou intrigante. 

    Texto tá bem truncado, não sei explicar bem todos os erros, mas intuitivamente lendo você nota o desconforto do texto.

  • C ''sem receios bobos, é alguém que valoriza antes de mais nada as qualidades do que é diversificado e inesperado.''

     

    Vejam que há um adjunto adverbial com mais de três palavras que está deslocado, porém sem vírgulas, foi isso que me fez errar a questão, achei que nesse caso a separação por  vírgulas seria obrigatória...

     

    Agora sabemos que a banca FCC não reconhece esta regra, enquanto que para a CESPE o adjunto adverbial deslocado e com mais de três palavras tem pontuação obrigatória.

  • No original: sem medos tolos. Logo, podemos riscar A, B.

      

    Notem que:

      

    a) "alguns medos"... OPA!!! Sem medos, Fora!!!

       

    b) "em primeiro lugar, antes de tolices"... OPA!!! Quer dizer primeiro isso, depois tolices medrosas? Não, Sem medos, Fora!!!

       

    d) multiplicidade e imprevisibilidade se descartam dos medos? Não faz sentido, Fora!!!

       

    e) Inconsequente difere de tolice.

      

    PS. Para finalizar

    Significado de descartar

     retirar ou pôr de lado (uma ou mais cartas de baralho, jogo etc.) para determinado fim ou por não apresentar(em) serventia.

    "o jogador descartou o coringa"

    2.

    transitivo direto

    p.ext. fig. desconsiderar (algo); pôr à parte (alguma coisa que não mereça atenção); rejeitar.

      

    Fonte: google.com

  • Thee Reaad, pensei assim também, por isso fiquei com medo de marcar a c), mas as outras ou mudavam o sentido ou tinha algum erro gramatical.

    Detalhe que essa questão é de 2018.

  • Gabarito C

     

    Atentem-se 

    B

    "medos tolos" e "tolices medrosas". Na primeira opção medo é substantivo e tolo é adjeitvo. Na segunda Tolices é substantivo e medrosas é a qualidade. Na expressão nominal, se há alteração morfológica haverá tbm alteração de sentido. A volta não é necessariamente verdade

    -Exemplo em que não há alteração de classe mas há alteração de sentido: Pobre homem e homem pobre.

    -Exemplo de mundança de classe e consequentemente de sentido: brasileiro viajante e viajante brasileiro

     

    E

     é adverso ou intrigante. Mudo o sentido de adição para alternância. É adverso quer dizer contrário e não diversificado

  • Um professor de língua portuguesa dizia, ainda no ensino médio, que não era correto o uso da expressão "antes de mais nada".

     

    Em seu lugar, poderiam ser utilizadas expressões como "antes de tudo" ou "antes de qualquer coisa".

     

    Segundo ele, quando o interlocutor iniciava sua fala com "antes de mais nada", poderia ali mesmo dar por encerrado seu discurso.

  • Acho que o erro da B é que o sujeito do verbo vir é "os aspectos", plural, então deveria estar escrito "vêm", em vez de "vem". O enunciado fala em preservar o sentido e também a correção.

  • Tiago, acredito que o erro não seja só esse. Na frase original podemos inferir que ele, de forma alguma, se deixa levar por medos tolos. Já na letra B, ele diz que as qualidades são postas antes de tolices medrosas. Nesse caso, ele está dizendo que ele tem essas tolices, só que colocas as qualidades em primeiro lugar. Desta forma, o sentido está diferente do enunciado.

  • a- conquanto é conjunção concessiva, nada a ver com o enunciado

    b- menciona que existem tolices medrosas, embora estejam em segundo plano. diferente do enunciado, que de forma alguma aceita tais medos

    c- correta 

    d- a frase esta sem nexo. tanto a multiplicidade quanto a imprevisibilidade constituem-se(deveria constituir alguma coisa), para esse homem, de qualidades que se descartam dos medos tolos.

    e- adverso não tem nada a ver com diversidade

  • Elimine a letra C pq tem um adjunto adverbial longo que não está virgulado:

    C) sem receios bobos, é alguém que valoriza, antes de mais nada, as qualidades do que é diversificado e inesperado. 

     

    Essas vírgulas não seriam obrigatórias? Tem 4 palavras!!! 

  • B) em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, vem, para esse homem, os aspectos da diversidade e da surpresa. 

    Na ordem direta: Os aspectos da diversidade e da surpresa VÊM em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, para esse homem.

  • Este tipo de questão fica mais fácil de resolver fazendo associações. Por ex: O que o homem põe em 1º lugar?? Diversidade e surpresas - De que forma? SEM medos bobos...

    A questão tenta induzir que o trecho "sem medos bobos" traz idéia de oposição... o que não aconteceu no caso.

  • a)conquanto alguns medos tolos, ele é um homem que dá primazia sobretudo a diversidade e a surpresa (errada)

    A conjunção concessa da a ideia de teimosia por parte daquele quem faz a ação. Como se demonstrasse que embora houvesse medos ele daria primazia a diversidade e a surpresa. O que está incorreto visto que não há medos tolos.

    b)em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, vem, para esse homem, os aspectos da diversidade e da surpresa (errada)

    Pelo mesmo motivo da primeira. a diversidade e a surpresa não vem antes de tolices medrosas por que essas não existem no sentimento do autor.

    c)sem receios bobos, é alguém que valoriza antes de mais nada as qualidades do que é diversificado e inesperado (correta)

    Não medos tolos e diversificado e inesperado são sinonimos para diversidade e surpresa

    d)tanto a multiplicidade quanto a imprevisibilidade constituem-se, para esse homem, de qualidades que se descartam dos medos tolos. 

    Errado. Aquilo que é multiplo não necessariamente é diverso

    e)ao invés de lhe acometer receios inconsequentes, prefere esse homem galgar em primeiro lugar o que lhe é adverso ou intrigante. 

    Errado. Primeito porque não há uma trocar para o uso do "ao inves" visto a ausencia de medos tolos e também em virtude de que adverso e intrigante não são sinonimos de supresa e diversidade

  • Será se caberia recurso?

  • Conquanto = embora, indicando quebra de expectativas. O fato deve por a diversidade e a surpresa em primeiro lugar não é devido alguns medos tolos; na verdade ele nem se deixa levar por eles. GABARITO C

  • diversos comentário equivocados em relação à alternativa B.

    O erro dela é puramente gramatical.
     

    a questão pede:
    "preservados seu sentido e sua correção (gramática)".

     b)  em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, VÊM para esse homem, os aspectos da diversidade e da surpresa.

    Ordem direta: os aspectos de diversidade e de surpresa VÊM em primeiro lugar, antes de tolices medrosas, para esse homem.

    os aspectos = sujeito
    vêm = verbo

    Detalhes: 
     tem e vem = concordam com o sujeito no singular
    têm e vêm = concordam com o sujeito no plural. 

     

     

  • Jurisprudência da FCC: Adjunto adverbial deslocado não necessariamente precisa de vírgulas separando-o !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Letra A: “Conquanto” tem valor concessivo. Assim, o indivíduo teria medos bobos, mesmo que superados. Essa situação modificaria o sentido do trecho. Item incorreto.

    Letra B: Além de “antes de tolices medrosas” modificar a ideia original, o verbo “vem” não concorda em número com seu sujeito, “os aspectos”, devendo ser grafado com circunflexo. Item incorreto.

    Letra C: Item correto, pois, além de estar perfeitamente grafado e pontuado, mantém o sentido original do trecho.

    Letra D: O segmento “tanto [...] quanto” traz ideia de comparação, comprometendo o sentido original do trecho. Em outro ponto, algo “múltiplo” não necessariamente expressa uma “diversidade”. Item incorreto.

    Letra E: Alternativa incorreta, afinal “acometer” deveria concordar em número com “receios inconsequentes”. Além disso, “adverso” tem sentido diverso de “diversidade”.

  • Pra quem conhece a FCC, modéstia parte já fiz milhares de questão dessa banca lazarenta,sabe que a letra C, numa pergunta de correção, estaria totalmente errada por falta das vírgulas!

    Percebo que, quase sempre, quando a questão é de reescrita, ela já não usa da mesma ideia( ou da mesma ''jurisprudência'') em que ela acredita srrsrss...

    Por isso devemos ir na menos pior!