SóProvas


ID
2627926
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Percursos


      Não há dúvida de que uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Mas ninguém pode afirmar que seja também o melhor, o mais indicado, o mais proveitoso, por ser mais alegre, mais bonito ou mais surpreendente. Quem caminha pelas cidades sabe que há trajetos e trajetos: uns para a pressa, outros para animar o espírito. Numa época em que a velocidade se tornou uma espécie de paradigma geral, vale a pena experimentar alternativas para o nosso modo de atravessar os espaços e o tempo.

      Imagino quantos motoristas presos num congestionamento não sonharão em abandonar o carro, ou quantos passageiros em deixar o ônibus, e sair à toa e a pé em busca de novos caminhos, desistindo de se submeter à ditadura do relógio e dos compromissos. Se ninguém faz isso, o desejo de libertação existe para todos. As grandes cidades, em vez de oferecerem espaços de circulação ou acolhimento, impõem-nos caminhos intransitáveis, paralisantes. Nosso estilo de vida levou-nos aos impasses urbanos que impositivamente configuram nossa rotina.

      Dizia o poeta espanhol António Machado que o caminho se faz caminhando, que os caminhantes é que traçam e qualificam seu destino. Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização.

                                                                                 (Hermínio Toledo, inédito

Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização.


Caso se dê uma outra correta e coerente redação à frase acima, iniciando-se por Todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e andamentos da civilização, deverá seguir-se: 

Alternativas
Comentários
  • Além dos responsáveis diretos pelo uso + desfrutável do espaço urbano...... devem ser inspirados por tal convicção: os que sentem seu compromisso com os rumos + andamentos da civilização(Alternativa C/Correta).Obs: A alternativa "A" pode gerar uma certa dúvida,todavia o erro dela está em dizer que:o grupo de pessoas "deve inspirar". 

  • c) voz passiva analitica (verbo ser + participio)

  • Prestem atenção que "todos aqueles que sentem..." não é ativo, pois "sofre" o ato de ser inspirado, consequentemente é possível eliminar todas as alternativas com exceção da c).

  • GABARITO C)

     

    A sacada dessa questão é notar que na reconstrução ele inverte a ordem e a resposta é a transformação da frase inicial [Voz ativa] para a a Voz passiva.

     

    c)deveriam ser inspirados por essa convicção, e não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano.

  • Procurei o verbo auxiliar e o verbo principal no particípioVoz passiva analítica

     

    c)deveriam ser(VERBO AUXILIAR -SER/ESTAR) inspirados(PARTICÍPIO) por essa convicção.

    P.S.: Se fosse na Voz Passiva Sintética deveria ter o verbo na 3ª pessoa + o pronome apassivador (SE)

     

     

     

  • LETRA: C

     

     

    Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização.

    _____________________________________________________________________________________________________________

    Todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e andamentos da civilização deveriam ser inspirados por essa convicção, e não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano.

  • SE LIGA

     

    EU COMPRO UM CARRO -> VOZ ATIVA

     

    UM CARRO É COMPRADO -> VOZ PASSIVA ANALÍTICA

     

    COMPROU-SE UM CARRO -> VOZ PASSIVA SINTÉTICA

     

    FALOU 

  • Nessas questões, você pode resumir alguns trechos pra ficar mais fácil de visualizar. Por exemplo, de "Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização." para -> todos aqueles (corta o que vem depois pra não se perder) deveriam ser inspirados

  • Somente para complementar:

    Notem que foi usada a conjunção E para substituir a conjunção MAS e continuar o sentido aditivo do contexto.

    Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização.

     Todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e andamentos da civilização deveriam ser inspirados por essa convicção, e não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano.

    Qualquer erro avisem.

  • alguém pode me explicar essa questão? agradeço!

  • Quem inspira? A convicção!

    A C é a única que mantém nessa forma. Notem que nas outras são outros sujeitos inspirando a convicção, o que não mantém o mesmo sentido!

  • Procure o verbo ser + particípio.

    C