SóProvas


ID
2628184
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma empresa deseja implementar um sistema capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, nos registros de inventários e na composição do produto.


O sistema indicado para essa empresa é o

Alternativas
Comentários
  • Do inglês, MRP significa “manufacturing resource planning”, ou planejamento das necessidades materiais, e funciona como um sistema de cálculo que prevê a demanda em função das necessidades. Assim, o método é capaz de informar ao empresário a quantidade necessária de matéria-prima ou componentes para se manter no estoque, com o intuito de fazer com que produção não atrase.

    O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção criado com a intenção de otimizar a gestão do estoque e reduzir custos. Neste sentido, ele precisa estar profundamente ligado ao departamento de vendas para conseguir prevê-las baseado nos pedidos em carteira, mas também deve se comunicar com a entrada de materiais para informar ao gestor quando os níveis estão muito baixos.

    Em geral, um MRP é alimentado com dados sobre o calendário de produção, a política de lotes mínimos e máximos, o estoque de segurança e a base de clientes recorrentes. Como saída, ele oferece informações sobre o plano diretor de produção, índices de performance e dados para compra de matéria-prima.

    Desta forma, o MRP é indicado quando a utilização de algum material ou componente é altamente instável durante o ciclo normal da empresa.

  • JIT = JUST IN TIME 

    O inventário Just in Time (JIT) é um sistema de gerenciamento no qual materiais ou produtos são produzidos ou adquiridos somente conforme exige a demanda. Essa abordagem para gerenciar o inventário tornou-se cada vez mais popular no início do século 21, à medida que os fornecedores e varejistas colaboram para tentar controlar os custos de estoque enquanto ainda atendem às demandas dos clientes.

     

    ECR = EFFICIENT CONSUMER RESPONSE

     Definição para o termo ECR: estratégia de gestão do canal de distribuição em que os fornecedores, atacadistas e varejistas trabalham de forma integrada para eliminar ineficiências e reduzir custos excessivos, com o objetivo de atender às necessidades e expectativas dos consumidores e maximizar a eficiência dos negócios para as partes envolvidas em uma negociação.

    Para a adoção do ECR muitos acordos e negociações devem ser realizados, não só pelas áreas de logística de ambos os parceiros, mas também pelas áreas de informática/sistemas, comerciais e de compras.

  • S&OP (S&OP - Sales and Operations Planning) é um recurso que vem crescendo ao longo dos anos. Através de processos simples, busca atingir simultaneamente melhorias em custos e serviço. Neste processo, o custo trabalha os níveis de estoque e custo de produção enquanto que o serviço é medido através da disponibilidade de produto. Algumas empresas ainda não medem o nível de serviço do atendimento que possuem e por isso mesmo não conseguem se destacar da concorrência e daí a importância desse índice no mercado atual

    O processo padrão de S&OP consiste em cinco etapas básicas:

    atualização de dados (ocorrendo após o fechamento de vendas),

    planejamento da demanda (processo de previsão de vendas),

    planejamento de produção e suprimentos (planos alternativos de produção x suporte às vendas x capacidade de compras e produção),

    reunião prévia (discussão da distancia entre os planejamentos de demanda e produção) e

    reunião final (formalização de todo o processo, com o planejamento fechado e disseminado para toda a empresa).

  • LEC - O Lote Econômico de Compras é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição.

  • MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/conceitos-basicos-do-mrp-material-requirement-planning/26507/

  • Completando o texto da Maria Gonçalves:

    Do inglês, MRP significa “manufacturing resource planning”, ou planejamento das necessidades materiais, e funciona como um sistema de cálculo que prevê a demanda em função das necessidades. '*** Quando a quantidade estiver abaixo da margem mínima estabelecida o sistema gera uma requisição de compra/pedido automaticamente e ou alerta o gerente, no intuido de manter o estoque máximo do produto.(saiba mais estudando o gráfico dente de serra).

  • Em 30/06/2018, às 08:01:42, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 12/05/2018, às 07:56:16, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 08/05/2018, às 08:05:43, você respondeu a opção E.Errada!

     

    Só não passa quem desiste. AVAAAAAAAAAAAANTE

  • Ahh se o examinador do meu concurso tivesse o mesmo faro de cobrança...

  • O sistema de MRP

  • MRP (material requirement planning) é um sistema computacional que parte das previsões de vendas para estabelecer o planejamento da produção, as demandas por cada material, o nível de estoques, compras, custos e controle da produção, com o principal objetivo de manter baixos os estoques de cada um dos materiais utilizados, ao mesmo tempo em que mantém a produção funcionando sem interrupções.

  • Segundo Dias (2010, p. 110-111),

    MRP é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. O sistema MRP é capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários ou composição de produtos. Em outras palavras, trata-se de um sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato para utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.

     

    DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010