-
Liderança Transacional - Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Liderança transformacional - Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.
Liderança visionária- possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.
A gestão do líder visionário é pautada na visão sistêmica, e leva em conta diversas variáveis, recursos e influências diretas que podem contribuir para o alcance de metas e objetivos.
Liderança autêntica - é uma abordagem de liderança que enfatiza a construção da legitimidade de um líder por meio de relações honestas com seus seguidores, onde o líder valoriza as contribuições dos seguidores construidos sobre uma fundação ética.
Liderança Situacional - consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional e aliando esses fatores ao contexto.
-
Eu não estou de acordo com essa definição que a banca trouxe para a liderança transacional. No meu ponto de vista, a melhor definição de liderança transacional seria a que nos foi apresentada na alternativa "a". Mesmo com a ótima contribuição da nossa colega Daniela Santos, não consigo identificar uma alternativa correta para essa questão.
-
Questão ruim. Os argumentos não se encaixam com as teorias aprendidas. Uma pena!
-
3.4.2 Liderança transacional
O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado. Essa liderança é baseada na troca. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, de Andreia Lins Ribas, 3ª edição
disponível para download em 4shared.com
-
TRANSACIONAIS, > FOCA EM TAREFAS > que negociam a troca de recompensas por esforço, prometem recompensas pelo bom desempenho e reconhecem conquistas.
TRANSFORMACIONAIS ,FOCA EM PESSOAS > que conduzem e motivam seus seguidores para o alcance das metas estabelecidas, esclarecendo os papéis a serem desempenhados por cada um e deixando claro o nível de exigência das tarefas a serem cumpridas.
A BANCA ENDOIDOU ...
-
3.4.3 Liderança transformacional
Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, de Andreia Lins Ribas, 3ª edição
disponível para download em 4shared.com
-
LOUCA!
-
OI?????????????????//
-
Liderança Transacional: é uma liderança formal baseada na troca; a equipe colabora e contribui com o líder em troca de alguma recompensa.
-
Terssando, agora me ajuda a entender onde que fala em trocas na letra C? pesadooooooooo
-
No livro de Criana Duran, pág.273, ela trás justamente esse conceito. Acho que o que confundiu muita gente foi o fato de a alternativa não mencionar a questão da troca, que é uma característica muito forte desse tipo de liderança. Mas se observármos, na questão fala de papéis pré-estabelecidos, ou seja, o líder diz exatamente o que espera do liderado. É o tipo de líder que consegue, de seus liderados, o desempenho esperado.
Mas o conceito trago pela questão está tal qual o livro de Cristiana Duran.
-
-
"Líderes transacionais conduzem e motivam seus seguidores no caminho das metas estabelecidas, esclarecendo os papéis e exigindo a execução das tarefas."
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/768/1/2014LeticiaHassmann.pdf
A banca retirou de uma monografia, MONOGRAFIA!
-
a) transacional (não é transformacional)- que negociam a troca de recompensas por esforço, prometem recompensas pelo bom desempenho e reconhecem conquistas.
b) transacional ( não é visionária) que procuram e observam desvios de regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias e intervindo apenas quando os padrões não são alcançados.
c) transacionais, que conduzem e motivam seus seguidores para o alcance das metas estabelecidas, esclarecendo os papéis a serem desempenhados por cada um e deixando claro o nível de exigência das tarefas a serem cumpridas. (correta)
d) autoritária (não é situacional)- centralizadora
e) visionária (não é autêntica) - autênticos, que têm capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para a organização que cresce e melhora a partir do presente.
-
Achei estranho o conceito que a questão trouxe para liderança transacional, porém no livro de Gestão de Pessoas, de Cristiana Duram, pág.273, trás exatamente o conceito da questão:
"o líder transacional é aquele que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências de trabalho. É o tipo de líder que consegue, de seus liderados, o desempenho esperado."
-
Gabarito: C
Robbins et al (2010)“líderes transacionais conduzem ou motivam seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas”.