SóProvas


ID
2629252
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+. Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti-Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O-.


Qual é a função dessa solução de anticorpos?

Alternativas
Comentários
  • O agente Rh é uma proteína sanguínea que quando presente no sangue humano, pois ele pode ou não estra presente, pode causar uma doença chamada de Eritroblastose fetal. Essa doença se manifesta quando ocorre o narrado no enunciado da questão. Portanto a mãe deve tomar uma solução de anticorpos para destruir as células sanguíneas do bebe e dessa forma não prejudicar o próximo filho.

    Alternativa correta: Letra B

  • A função dos anticorpos presentes no soro administrado é atacar as células do bebê que possam ter caído na circulação materna durante o trabalho de parto. Com a destruição precoce dessas células, o organismo da mãe não tem tempo de gerar uma resposta imune contra o fator Rh, que poderia ser prejudicial numa gestação posterior de filho também Rh+.

     

  • A substancia serve para evitar que o corpo da mulher desenvolva anticorpos contra as células de um futuro filho de possa ter o mesmo tipo sanguíneo do primero.Nesse caso,se a criança se desenvolver dentro do corpo materno sem a aplicação,a mulher pode sofrer um aborto espontâneo,ou a criança pode nascer com má formação ou doenças com Eritoblastose Fetal.

     

    R=Letra "B"

     

  • ERISTROBLASTOSE FETAL OU DOENÇA EMOLITICA DO RECÉM NASCIDO!

     

  • pelo fato de um ser doador universal e o outro so receber do mesmo tipo

     

  • Os anticorpos vão destruir as possíveis celulas do recém nascido presentes na mãe, antes que o organismo materno comece a produzir anticorpos que em caso de uma nova gravidez atacariam o feto, ocasionando num aborto espontâneo ou no mal desenvolvimento do feto(eritroblastose fetal)

  • ERITROBLASTOSE FETAL

    PRIMEIRO PARTO

    -o sistema imunológico da mãe vai reconhecer como corpo estranho o RH do bebe,fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo, e realizara uma ação de defesa(produção de anticorpos) para tentar destruir o agente Rh do feto intruso.'' Com a destruição precoce dessas células, o organismo da mãe não tem tempo de gerar uma resposta imune contra o fator'' por isso anticorpos vão destruir as possíveis células do recém nascido presentes NA MÃE.. )

  • Eritroblastose fetal.

  • Da primeira vez eu errei essa questão porque achei bem esquisita essa alternativa "destruir as células sanguíneas do bebê", deveriam completar com "...células sanguíneas do bebê presentes na mãe"

  • colocando os anti-rh no organismo da mãe de forma artificial, além de destruri as células do bebe q ficaram, vai ´´bugar o sistema´´ evitando q a mãe produza anticorpos naturalmente.. pq assim ela vai conseguir ter mais filhos sem problemas. Mas, se ela produzisse os anti-rh de forma natural, ela poderia n ter filhos mais ou poderia até ter..mas contando com a sorte.

  • https://www.youtube.com/watch?v=N-zL-RpNe3s

    vídeo MUITO bom para quem quer revisar! 7 min

  • A função dos anticorpos presentes na solução administrada é atacar as células do bebê que possam ter entrado na circulação sanguínea da mãe durante o parto. Dessa forma, o organismo da mãe não gera uma resposta imune contra o fator Rh (+), que poderia ser prejudicial na próxima gestação de filho Rh+.

  • Botei fé