SóProvas


ID
2634778
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

O texto mostra uma série de elementos aditivados por meio de diferentes processos; o trecho em que NÃO ocorre qualquer tipo de aditivação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

     

     

    b) “A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como [POR EXEMPLO] a da imprensa;

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Reparem que todas as demais alternativas se referem a uma ADIÇÃO de termos:

     

     

    a) “... que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”;

     

     

    c) “... que pune injúrias, difamações e calúnias”;

     

     

    d) “...bem como a violação dos direitos autorais”;

     

     

    e) “... a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Gabarito:  B

    É a única alternativa que não possui conector aditivo, e sim exemplificativo. 

  • A "B" é a única com conector ( COM) comparativo, pois está comparando o meio internet com imprensa. Perfeitamente possível substituir o COMO, por: assim como, tal como, etc. Todos exemplos e comparativos.

    Bons estudos!

  • Errei a questão por n compreender o comando. 

  • Fiquei entre a A e B e acabei errando a questao.

  • Questão que ajuda a responder a Q878255.

  • b-

    Letra b traz uma comparacao, enquanto que as outras opcoes possuem conjuncoes/ locucoes conjuntivas: bem como/assim como, e, mas tambem etc

  • Letra B - O uso do COMO está empregado no sentido comparativo, não obstante, as demais possuem elementos aditivos que nos remetem ao conceito de agregamento, somatória.

    Bons estudos moçada!!!

  • como pode ser muita coisa né, até verbo! 

    Como (esse é de conformidade mesmo) diria Machado de Assis, nosso portugues é "bonito, mas coxo". 

  • A letra B, eu vi como uma exemplificação e não como uma comparação. Observe que pode trocar o "como" por "um exemplo é "

  • Passa a ideia de comparação!

     

    GAB B 

  • o que me pegou foi esse "aditivação". Pensei que fosse referência a intensidade. 

  • Aditivação? é gasolina essa merda?

  • aditivação deve ser entendida como a questão em que há ideia de soma? tipo, conectivos que indicam adição? Caretei a questão, mas foi intuitivamente, não comprrendi bem o eunciado. 

  • Quando o examinador fala em aditivação refere-se às orações coordenadas aditivas, assim entendidas como aquelas que exprimem adição, acréscimo de informações. É representado pelas seguintes conjunções aditivas: e, nem, mas também, mas ainda, bem como, como também, etc.

     
  • bem verdade... ADITIVAR. 

    Só caiu a ficha depois que li os comentários. Aditivar é o mesmo que ideia de adição, ou seja, oração subordinada aditiva.

    Tem que complicar, se não, não é FGV. oO

  • Pensa numa prova encapetada, e o TJSC é esse FDS, rsrsrsrs.

  • Mesmo após anos de estudo ...quando comecei  a responder provas de português da FGV sentir muita dificuldade. meu desempenho era péssimo...após algumas semanas respondendo muitas provas anteriores, meu desempenho só tem melhorado! A dica que dou é...FAÇA BASTANTE PROVAS DE PORTUGUÊS da mesma banca...vc acaba se habituando e entendendo o modelo de cobrança!

     

     

    Deus nunca tarda! Não desistam!

  • fgv português responde tremendo e corre kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • oque é o que então porra!!!! COMPARATIVO, EXEMPLIFICATIVO OU CONFORMIDADE ESTA MERDA???? UMA PORRADA DE RESPOSTAS DIFERENTES!!!!!

  • AH! BANCA FDP

  • o que seria tipo de aditivação...ainda sem entender

  • vms lá primeiro no comando da questão.

    .

    O texto mostra uma série de elementos aditivados por meio de diferentes processos; o trecho em que NÃO ocorre qualquer tipo de aditivação é:

    *Quando ele falar de aditivação pensei logo em aditivo de carro, logo seria algo para somar, ou vc pode pensar em adição Soma (+) ... Sendo assim ele quer o trecho que não possui adição.

    .

    a) “... que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”; - (Olha a adição ai, não somente .....mas tbm algo, seria a mesma coisa que vc dizer "A legislação ela deve coibir os usos e tambem os abusos).

    .

    b) “A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa”; (GABARITO) - Não possui nenhum termo em com adição.

    .

    c) “... que pune injúrias, difamações e calúnias”; - (olha a conjunção "e" dando ideia de soma,)

    .

    d) “...bem como a violação dos direitos autorais”; - (Essa era uma pegadinha de leve, vc teria q voltar no texto para perceber logo "(...)que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como (e também como) a violação dos direitos..." - Percebeu a adição ali.

    .

    e) “... a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita. - (Mesma explicação letra C)

    .

    GABARITO LETRA B

    .

    Ps : Qualquer Erro, por gentileza que me mandem mensagem Pelo Qc que eu irei imediatamente concertar.

    Bons Estudos a todos! :D

  • essa é de f*der o c em rapaziada

  • (A) “... que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas (também) os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”;

    (B) “A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa”; GABARITO (como - sentido exemplificativo)

    (C) “... que pune injúrias, difamações e calúnias”;

    (D) “... bem como a violação dos direitos autorais”;

    (E) “... a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

  • GABARITO: B.

    Como dá a ideia de comparação na letra D.

    Quando o examinador fala em aditivação refere-se às orações coordenadas aditivas, assim entendidas como aquelas que exprimem adição, acréscimo de informações. É representado pelas seguintes conjunções aditivas: e, nem, mas também, mas ainda, bem como, como também, etc.

  • gabarito B

    No vídeo, é apresentada a explicação da questão

    Assistir a partir 29:57 

    https://www.youtube.com/watch?v=5OmprIVncYo&t=1775s

    fonte: Português TJ CE: Resumo em Uma Aula - Prof. Felipe Luccas

  • Quando usamos a conjunção mas no sentido de adição (aditivação, soma), não precisamos usar a vírgula antes! Caso da letra A). As demais contém outra conjunção (a conjunção "e") e a expressão bem como, clássica de adição/aditivação.

    A única que não apresenta um termo aditivo é a letra B) visto que o como nela empregado é exemplificativo/comparativo.

    Bons estudos!

  • Confundi aditivação com adjetivação, hora de descansar. Fiquei procurando adjetivos oriundos de palavras de outras classes.

  • Na letra C, temos uma ideia de condição expressa em “se praticados em outros meios” e uma

    ideia de comparação expressa em “como a (lei) da imprensa”.

    Resposta: C

  • Aditivação e o loko aqui procurando adjetivos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • “A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa”;

    A única oração que não expressa adição .

    APMBB

  • O comando da questão é confuso. Nem o examinador sabia o que ele queria.

  • Como vou responder a pergunta se nem consigo entender o enunciado?

  • Li umas 3 x pra entender o comando da questão! depois respirei e pensei...me concentrei na frase "O texto mostra uma série de elementos aditivados". Aditivado dá ideia de adição, daí fui ao texto e se você reparar as letras A,B,C,D,E é o Primeiro Parágrafo corrido.

    Espero ter ajudado.