SóProvas


ID
2634865
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Maria, Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, lotada em determinada Vara Cível da Capital, até então com sua folha de assentamentos funcionais imaculada, opôs resistência injustificada ao andamento de certo processo de inventário que era de sua responsabilidade funcional.


Consoante dispõe Lei Estadual nº 5.247/1991, que trata do Regime Jurídico nico dos servidores publicos civis do Estado de Alagoas, em matéria de penalidade disciplinar, após regular processo administrativo, Maria, em tese, está sujeita à sanção de: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. "b"

    Lei 5.247/91:

    Art. 119, IV c/c art. 131

    Art. 119 - Ao servidor é proibido:

    ...IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.

    Art. 131 - A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do Art. 119 incisos I a VII, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

  • Art. 131 - A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do Art. 119 incisos I a VII, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. 

    Gab. Letra  B

  • Art. 129. São penalidades disciplinares:
    I – advertência - será por escrito. - GABARITO 
    II – suspensão;
    III – demissão;
    IV – cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
    V – destituição de função comissionada.
     

    Art. 132. A suspensão será aplicada em caso de reincidência nas faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
    Não sei qual o erro da letra D.

  • Lyzandra Marthyelly, o erro da letra D é que a suspensão seria aplicada no caso de "reincidência nas faltas com advertência". Porém, o enunciado da questão diz que a servidora tem seus "assentamentos imaculados" até então. logo não caberia suspensão. Espero ter ajudado.

  • Vem cá, se era uma penalidade de advertência, o processo de apuração deveria ser uma sindicância e não um PAD. Ou não?!

    Fiquei na dúvida.

  • RESPOSTA B

     Art. 119 - Ao servidor é proibido: IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço. [...]

     Art. 131 - A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do Art. 119 [...]

  • Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX,

    Art. 117. Ao servidor é proibido:   

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

  • Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX,

    Art. 117. Ao servidor é proibido:   

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

  •  Art. 119 - Ao servidor é proibido: IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço. [...]

     Art. 131 - A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do Art. 119 ...

    GABARITO - LETRA '' B' - advertência, que será aplicada por escrito;

  • A resposta correta é a letra "b", uma vez que a lei nº 5. 247/ 91 dispõe que, em caso de advertência:

    Art. 131. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 119, incisos I a VIII, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    Art. 119. Ao servidor é proibido:

    (...)

    IV- Opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    ...

    Portanto, ao opor-se de forma injustificada e não cumprir o seu dever, María deverá receber uma advertência por escrito.