SóProvas


ID
2636809
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Um teste psicométrico pode ser investigado por períodos curtos de tempo como uma maneira de verificar a estabilidade temporal. Em uma situação hipotética em que o traço medido não é alterado com facilidade afirma-se, pois, que há uma medida da _______________ do teste.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • d) confiabilidade

  • CONFIABILIDADE = FIDEDIGNIDADE

     

    A Cespe adora fazer esses trocadilhos...e agora outras bancas estão indo pelo mesmo rumo...

  • Dois requisitos dos testes psicometricos:

    Fidedignidade:  representa a precisão do teste, é a consistência dos dados (escores) obtidos pelas mesmas pessoas quando são examinadas com o mesmo teste só que com examinadores diferentes e em condições diferentes. Um teste é fidedigno se o mesmo for exposto a repetidas mensurações e os resultados forem sempre os mesmos.

    Validade: a capacidade de medir/mensurar aquilo que ele propõe. Se um teste propõe avaliar a capacidade de leitura de uma pessoa então, necessariamente, deve ser capaz de avaliar a capacidade de leitura de uma pessoa.

    Se no caso da questão, o teste foi refeito em outro momento e seu resultado não mudou, ele é fidedigno (confiável) .

    Bons estudos!

  • A banca quis confundir e facilitaria bastante se ela usasse o termo fidedignidade ou precisão ao invés de confiabilidade. Porém, são todos sinônimos. A precisão ou fidedignidade (que são termos mais recorrentes na literatura) se refere à consistência na medida dos dados. Quando a questão fala em estabilidade e em traço não alterado com facilidade, ela está se referindo justamente à ausência de discrepâncias que caracteriza a precisão de um instrumento. Logo, sua confiabilidade.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Se o traço não foi alterado, significa dizer que ele foi medido mais de uma vez e o resultado se manteve o mesmo. 

  • Padronização: Uniformidade de procedimento;

    Fidedignidade (precisão/confiabilidade): Quão bom é o teste;

    Validade: Mede aquilo a que se propõe

  • O que é Confiabilidade:

    Em geral, confiabilidade (definição sistêmica) é a capacidade de uma pessoa ou sistema de realizar e manter seu funcionamento em circunstâncias de rotina, bem como em circunstâncias hostis e inesperadas.

    É a probabilidade de um item desempenhar uma função, sob condições especificas, de forma adequada, como previsto no projeto, durante um período de tempo pré-determinado.