SóProvas


ID
2636824
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto do trabalho o Equal Employment Opportunity CommissionEEOC (Comissão para a Promoção de Iguais Oportunidades de Trabalho) é um órgão do governo dos Estados Unidos que existe desde a década de 1980 e emprega diretrizes para inibir discriminação baseada em sexo/gênero e promover a igualdade de oportunidades. No Brasil, não há formalmente um órgão ou entidade semelhante, mas há legislação para inibir ou coibir situações, por exemplo, de assédio, as quais trazem consequências tanto físicas quanto psicológicas para quem o sofreu. A respeito do assédio sexual no trabalho é correto afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • O assédio sexual pressupõe uma diferença hierárquica, conforme se depreende do art. 216 A do Código Penal: Constranger alguém, com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercíco de emprego, cargo ou função. Pena: detenção: 1 a 2 anos.

     

    Não entendi porque o gabarito é a B.

  • desnível: diferença, desigualdade com relação a uma escala de valores.

  • gabarito: B

    A: qualquer tipo de conduta física empregada por parte de um líder ou gestor no contexto organizacional visando favorecimento sexual mediante contratação ou promoção de carreira. (errado, pois limitou só aos chefes e o assedio sexual também pode ser cometido por um colega de trabalho)

    B: qualquer tipo de conduta verbal e/ou física que constranja e crie um ambiente de trabalho intimidativo, sem a obrigatoriedade de haver desnível de poder, com intuito de obter favorecimento sexual. (correto)

    C: o conjunto de condutas verbais e físicas em uma organização qualquer, que constranjam e criem um ambiente de trabalho intimidativo, visando favorecimento sexual mediante contratação ou promoção de carreira. (

    D: o conjunto de condutas físicas empregadas com intuito de obter favorecimento sexual em troca das decisões sobre contratação ou promoção em uma organização qualquer, sendo desagradável e depreciativo às vítimas. ( Limitou a somente condutas físicas)