SóProvas


ID
2638384
Banca
AOCP
Órgão
PM-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Inteligência emocional no trabalho, por que ela é tão importante?

por José Roberto Marques

   Um profissional calmo, com firmeza na hora de avaliar a situação, com resiliência e que saiba gerenciar imprevistos tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que um profissional estressado e impulsivo. [...]

   Inteligência emocional é saber compreender e gerenciar suas próprias emoções e também das pessoas a sua volta. Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também de outros. Além disso, facilitará a percepção do comportamento de cada pessoa da sua equipe ou com as quais se relaciona.

A inteligência de Daniel Goleman
   No ano de 1995, o psicólogo Daniel Goleman revolucionou e expandiu a forma como nós enxergamos o que é inteligência. Em seu livro “Inteligência Emocional”, ele mostrou como o nível intelectual de uma pessoa não pode ser medido apenas por sua capacidade de completar equações e seu pensamento racional. Utilizandose de embasamentos teóricos, exemplos reais e conhecimento da anatomia do cérebro humano, o autor conseguiu mostrar como as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, das mais simples até aquelas mais complexas.

Importância de trabalhar a inteligência emocional no trabalho
   Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ter sucesso e um bom relacionamento interpessoal com todos a sua volta. […] Desenvolver inteligência emocional pode trazer mudanças radicais para o ambiente de trabalho, pois as relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da excelência em todas as áreas.

Adaptado de: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/inteligencia-emocional-trabalho-importante/ (Fragmentos) Acesso em 21/01/2018.

Assinale a alternativa em que a oração subordinada em destaque esteja corretamente classificada.

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     

     

     

    a) “Além disso, facilitará a percepção do comportamento de cada pessoa da sua equipe [...]” – Oração subordinada substantiva objetiva direta. (ERRADO)

     

    O CORRETO É ORAÇÃO COORDENADA POIS O TERMO "ALÉM DISSO" ESTÁ DANDO UMA NOÇÃO DE ADIÇÃO.

     

     

     

    b) “Desenvolver inteligência emocional pode trazer mudanças radicais [...]” – Oração subordinada substantiva subjetiva. (CORRETO)                                              VTD              OD

     

    "ISSO pode trazer mudanças radicais". ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA.

     

     

     

    c) “[...] ele mostrou como o nível intelectual de uma pessoa não pode ser medido […]” – Oração subordinada substantiva objetiva indireta. (ERRADO)

     

    QUEM MOSTRA MOSTRA ALGO (VTD), ou seja, ele mostrou ISSO. Oração subordinada substantiva objetiva direta.

     

     

     

    d) “[...] as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, das mais simples até aquelas mais complexas.” – Oração subordinada adjetiva explicativa. (ERRADO)

     

    "[...] em todas as decisões que tomamos", ou seja, todas as decisões as quais tomamos. Por não ter uma virgula depois do QUE, é uma oração subordinada adjetiva restritiva.

     

     

     

    e) “Um profissional calmo [...] tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que um profissional estressado e impulsivo.” – Oração subordinada substantiva objetiva indireta

     

    "[...] tem muito mais chances DISSO", ou seja, o nome "CHANCES" que exige preposição "DE" que complementa o nome "CHANCES". Então, uma oração completiva nominal.

     

     

     

    QUALQUER ERRO ME CORRIJAM.

     

     

     

    Nunca desista de um sonho.

  • assunto meio enferrujado já. Correto seu comentário Cap nascimento.

     

    Periódo composto por subordinação: período composto por duas ou mais orações dependentes, ou seja entre elas há uma relação de dependência. Essas orações podem ser substântivas, adverbiais ou adjetivas.

     

    1. oraçoes subordinadas substântivas- são aquelas que exercem funçoes sintáticas que um substantivo pode assumir: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo e aposto. São introduzidas, na maioria das vezes pelas conjunções integrantes que e se .

     

    a)subjetivas- exercem funções sintáticas de sujeito

    ex: é possível que a formatura seja antecipada para dezembro.

    para não confundir as oraçoes subordinadas substântivas subjetivas com as adjetivas e adverbiais trocamos pela palavra ISSO.

     

    é possível isso.

    Isso pode trazer mudanças radicais

     

  • A classificação está incompleta.... Osscn reduzida de infinitivo.

  • orações subordinadas são aquelas que sao introduzidas de um conectivo. Unica alternativa que vi foi um e não foi a "lternativa correta"

  • Oração subordinada substantiva reduzida de Infinitivo

    Normalmente há a supressão da conjunção integrante ''que'' e destaque da forma nominal do verbo, no caso, infinitivo

    Desenvolver inteligência emocional pode trazer mudanças radicais

    ISSO pode trazer mudanças radicais

    SUJEITO : ISSO = DESENVOLVER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    LETRA B

    APMBB

  • Questão passível de anulação. "[...] As emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, das mais simples até as mais complexas." ou seja, é uma oração subordinada ADJETIVA Explicativa. Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.

    Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.

    Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

    Ex: Os jogadores de futebol, que são iniciantes, não recebem salários.

    gabarito correto: B e D.

  • Caros colegas, há um equivoco no comentário do colega Jose Elton.

    "que tomamos" tem pronome relativo retomando "decisões" que, consequentemente, está sendo caracterizada pela oração. Ademais, nota-se que a ausência de virgula denota valor restritivo, não explicativo.

    Perceba a restrição: não são todas as decisões, apenas as que tomamos.

    Agora, a construção após a virgula de "tomamos" nem oração é, pois não há verbo, logo não se pode falar em oração subordinada explicativa, nem mesmo qualquer tipo de oração.

    Bons estudos!

  • GABARITO: B

  • GABARITO: LETRA B

    a) Oração coordenada. "além disso" -> sentido de adição.

    b) GABARITO

    c) "Mostrou" é VTD, n pede complemento com preposição, logo n poderia ser uma Or. subord. substantiva objetiva indireta

    d) É or. subord. adjetiva restritiva pois está sem vírgulas.

    e Or. subordinada subjetiva completiva nominal. Veja q o termo destacado n complementa verbo .