SóProvas


ID
2638390
Banca
AOCP
Órgão
PM-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II

2. Audiência com o Rei Wei

   […] Comentários

     Este capítulo é o primeiro substancial sobre táticas e inicia, assim como A arte da guerra, com uma afirmação que enfatiza a natureza crucial da guerra.[…] O parágrafo de abertura sintetiza de maneira similar a postura de Sun Pin quanto aos assuntos militares: enquanto as ameaças à segurança permanecerem no mundo, a arte militar e a guerra serão tanto necessárias quanto inevitáveis. A própria sobrevivência do estado depende da compreensão dos princípios da guerra, do empreendimento das preparações militares e da ação, quando necessária, com compromisso e resolução. […]

    Ao mesmo tempo, Sun Pin, bem como muitos outros escritores militares, adverte igualmente contra o perigo de se enfeitiçar pela guerra ou de se deixar seduzir por lucros aparentes, e com isso fadar o estado à extinção. Embora ele a afirme explicitamente apenas mais uma vez, a crença de que batalhas frequentes debilitam um estado e que mesmo inúmeras vitórias o podem levar à ruína subjaz a todos os Métodos militares. Além de serem fisicamente preparados, os soldados devem abraçar uma causa moral, devem lutar com e pela retidão. Somente aqueles propriamente motivados pela virtude (além do estímulo imediato das recompensas e do medo de punições) se mostram compromissados e eficazes no combate. [...]

     Embora não mencione novamente a importância da retidão para as tropas, Sun Pin salienta sua necessidade para o comandante e assevera ainda que guerreiros, individualmente, não se qualificarão para sua designação aos carros se lhes faltar uma constelação de virtudes. Mesmo nos dias de hoje, a retidão permanece um forte motivador, capaz de despertar veemência quando intensamente proclamada por um orador habilidoso, incitando os homens à ação. Os sábios podem ainda se valer de seu poder, tanto na busca por parceiros e associados no caminho trilhado como para se prepararem para as lutas cotidianas.


Adaptado de Sun-Tzu . A arte da guerra [livro eletrônico]; tradução para o inglês, introdução e comentário de Ralph D. Sawyer; tradução a partir do inglês de Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.


Assinale a alternativa em que conste um trecho cujas vírgulas estejam sendo utilizadas para separar um aposto.

Alternativas
Comentários
  • Recurso:

    Senhor examinador,

    A questão pede ao candidato a alternativa que apresenta vírgula separando o aposto.

    A banca colocou como gabarito preliminar a alternativa (A), porém a expressão “assim como A arte da guerra” inicia-se com a locução conjuntiva adverbial comparativa “assim como”. Como é característica natural das orações adverbiais comparativas normalmente haver a omissão do verbo, assim também se percebe neste contexto, isto é: “este capítulo (…) inicia, assim como A arte da guerra se inicia, com uma afirmação…

    Vale ressaltar que as gramáticas normativas até admitem a precedência de preposição ou expressão explicativa diante do aposto, como “ou seja”, “isto é”, etc, mas não admitem locução conjuntiva, pois esta é própria de orações subordinadas.

    Segue fundamentação  de Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da língua portuguesa, 48.ed, São Paulo, CEN 2008. (página 366, item G), para comprovação da argumentação acima:

    O aposto pode vir precedido das expressões explicativas “isto é”, “a saber”, ou da preposição acidental “como:

    Dois países sul-americanos, isto é, a Bolívia e o Paraguai, não são banhados pelo mar.

    Este escritor, como romancista, nunca foi superado.

     

    Portanto, como não houve alternativa com aposto separado por vírgulas, solicito a essa renomada a anulação da questão.

     

     

    Comentário do professor Décio Terror

  • Eu marcaria C