SóProvas


ID
2638501
Banca
AOCP
Órgão
PM-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No que tange aos crimes contra a administração pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A  Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa. ERRADA

     

    LETRA B  Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. CORRETA

     

    LETRA C  Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave. ERRADA

     

    LETRA D Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa ERRADA

     

    LETRA E  Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. ERRADA

     

    SACANAGEM ESSE TIPO DE QUESTÃO (SÓ ACHO)

  • achei que era a alternativa A

    muito parecidas as respostas

  • a cada questão sinto um alivio de nao ter ido fazer essa prova --'

  • PORCARIA DE BANCA COBRANDO PENA! 

    QUE BOSTA!

    DERRUBOU TODOS!

  • PENSAVAMOS QUE CESPE ERA A  PIOR.

  • Que questão foi essa?

  • fiz essa prova e essa questão me deixou P da vida

  • Correta ''B''

    Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano:

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

  • pensei que fosse A que banca foi essa meu Deus!!!!!

  • Extremamaente imbecil a questão...... cobrar penas..... É o fim da picada....

  • Macetinho os crimes contra a ADM publica em sua maioria corrupção (ativa/ passiva), peculato, prevaricação. Reclusão de 2 a 12 anos Macete=lembrar do Lula Reclusão 12 anos Dai vc não esquece a pena máxima
  • Gab B

    Banca lixo da porra, cobrar quantum de pena, essa bosta ainda vai fazer o concurso da PMGO.

  • SO CONHEÇO UMA PESSOA QUE ACERTOU ESSA QUESTÃO,FOI UM AMIGO MEU QUE VIAJOU COMIGO ELE FICOU DE CARA,E NOS TAMBEM PORQUE ELE LEMBROU DESSE CRIME, E POR ENCRIVEL QUE PAREÇA! DA PENA 

     

  • Foram várias questões cobrando penas nessa prova da PMTO. Um absurdo!!!

  • Quando lembro que entregaram a prova da PMGO pra essa banca...

  • Tô até vendo o edital da PMGO
    item 1. Direito Penal... 1.1 Penas de todos os crimes 

  • aiaiai... agora vou ter que fazer uma "tabuada" de direito penal contendo todas as penas

  • Na próxima vez a banca poderia contratar um estagiário de direito para elaboração dessa prova , ia ficar muito melhor.
  • a) O crime de peculato ocorre quando o funcionário público apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desvia-o, em proveito próprio ou alheio, e a pena correspondente é de reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.  

     

    b) Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano é crime que incide em pena de reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa

     

    c) Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, é crime com pena de reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constituir crime mais grave

     

    d) O crime de corrupção passiva ocorre quando um funcionário público solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem. Possui previsão de pena de RECLUSÃO2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.   

     

    e) O crime de prevaricação ocorre quando um funcionário público retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou pratica-o contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Possui previsão de pena de DETENÇÃO, de três meses a UM ANO, e multa.

     

    Gabarito B - os demais erros estão em vermelho.

     

    HEY HO LET'S GO!

  • A mesma banca irá fazer o concurso para a PMGO... complicado isso viu!

  • Que tiro foi esse?? kkkkk AOCbosta

  • A banca cobrar pena é sacanagem.

  • Vocês são chorões demais, puta que me pariu. Estudem e parem de chorar, galera.

  • O povo já sabe a letra da lei. Agora eles irão para as PENAS , quase ninguém sabe de có hahah.

     

    Infinitas penas no juízo mais os prazos de lei. Bora lá! Não desistiremos.

  • Ao pessoal postando comentários em favor da banca: nós, não só como futuros servidores públicos, mas como sociedade, temos que continuamente cobrar das bancas provas que realmente selecionem os melhores. O Brasil resolveu adotar esse sistema de concurso público de provas e/ou títulos como forma de entrada para grande parte dos cargos públicos, então temos que, no mínimo, fazer pressão para que se garanta que essa prova irá selecionar aqueles com maior aptidão e melhores conhecimentos práticos para o cargo em questão. 90% das pessoas que acertam questões assim são aquelas que chutam.

     

    Tendo sido dito isso, diga-me, qual a razão de cobrar que um Soldado de Polícia Militar saiba de cor o quantum de pena? Pergunte a quaisquer policiais militares que conhecer, mesmo que oficiais: "quantas vezes você teve que saber de cabeça quanto é a pena de um crime?" Eu ainda ousaria a ir além, e dizer que nem mesmo juízes entram no cargo com penas em mente, e pra quê, também, se eles podem ter quaisquer leis em sua disposição para consulta?

     

    Não é só chegar e falar que o pessoal é preguiçoso e mandar todos estudarem mais. É óbvio que esse tipo de questão é típica de uma banca preguiçosa.

     

    É importante saber a hora de defender a banca de estudantes preguiçosos, ou defender nós, os concurseiros, de bancas preguiçosas.

  • Vamos fazer algo? Ficar só relcamando da banca não adianta.

     

    Vamos constituir um grupo e fazer um abaixo-assinado e encaminhar para o Ministério Público, alegando a incapacidade e desonestidade da Banca para organizar os próximos concursos, vide o da PMGO. Será outra lástima. Tem tantas Bancas sérias e o governo escolheu esta??

  • CADETE 01

    O erro está relacionado ao tempo da Pena: 

    Art. 312. - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

  • PEDRO ZUMBA VOCÊ DEVE ENTENDER QUE NA RUA NÃO PRECISA SABER O TEMPO DE PENA, SIMPLISMENTE SE O FATO É OU NÃO É CRIME. ISSO E COISA DE BANCA DESPRERADA, QUE DESEJA GANHAR FAMA DE SER MUITO RIGOROSA, ISSO NÃO CHEGA NEM A SER RIGOR. TENHO PENA DE QUEM PENSA IGUAL.

  • Em relação a este tipo de questão, entra na PM quem tem sorte, poque não é possível que alguém decore o tempo das penas, pelo amor de Deus. Achou que vou continuar rebolando minha bunda, é mais fácil. 

  • Parece piada esse tipo de questão. Errei e não faço questão de aprender esses prazos!

  • uma questao perdida

     

  • Questão injusta, porém há um meio para resolvê-la sem necessidade de decorar todos os prazos, esse racícionio se aplica em outras do gênero. Basta analisar as alternativas e observar a quantidade de pena aplicada e a medida aplicada (reclusão, detenção ou prisão simples).

    Vejamos:

     a) O crime de peculato ocorre quando o funcionário público apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desvia-o, em proveito próprio ou alheio, e a pena correspondente é de reclusão, de dois a dez anos, e multa.
    Em se tratando dos crimes contra a Administração Pública comumente os tipos penais mais graves, geralmente, a pena é Rec. de 2 a 12 anos e multa. Ex: 312, 313-A, 316 § 2, 317. 

     b) Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano é crime que incide em pena de reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
    Correta. 

     c) Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, é crime com pena de reclusão, de um a cinco anos, se o fato não constituir crime mais grave. 
    Geralmente os tipos penais apresentam as seguintes penas (Reclusão de 1 a 4 anos, Rec. de 2 a 5 anos)

     d) O crime de corrupção passiva ocorre quando um funcionário público solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem. Possui previsão de pena de detenção, de 2 (dois) a 10 (dez) anos, e multa. 
    A figura da detenção em relação a quantidade de pena, logo por exclusão se torna simples.

     e) O crime de prevaricação ocorre quando um funcionário público retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou pratica-o contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Possui previsão de pena de reclusão, de três meses a oito meses, e multa. 
    Quatidade apresentada de pena é absurda e ainda o instituto da reclusão aplicado a pena muito branda.

    Nem sempre funciona dependendo da complexidade das questões, espero ter ajudado.

    Força, guerreiros!!  

  • Para os defensedores dessa banquinha lixo aí...

    Recuso-me a prestar qualquer concurso desta banca. Existem inúmeras bancas descentes que cobram o "conhecimento prático" do candidáto e não o "chute" ou a "decoreba sem nexo".

    Boa ""SORTE"" nos chutes, para quem se sujeitar a prestar uma provinha infantil como esta.

  • pra quer saber as valores quantidades ou tempo de penas se eu não pretendo não quero nao devo cometer nenhum crime(mas sim deveria e sou obrigado a conhecer as leis e os crimes para poder nao praticar-los)

  • Para de chorar e vá estudar.

  • Banca lixo

  • Essa banca e a IBFC são lixo em questao de cobrar pena, pro amigao ai q falou pra parar de chorar,pelo jeito vc é robo pra lembrar de todas as penas de todas as leis.

  •  Fatos que me ajudaram a resolver a questao:

    a), b) e c)

    Sobre a pena do peculato: PE-CU-LA-TO, 4 sílabas. 

    2 é múltiplo de 4, e 4 é múltiplo de 12.  Peculato: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    Decora logo que Peculato, Inserção de dados falsos em sistema de informações, Corrupcao Ativa e Passiva possuem a mesma magnitude da pena. 

    e) A questao exigia mais do que saber as penas específicas, mas experiencia. Pena de reclusao é no mínimo de 1 ano, logo ao afirmar que o crime de prevaricacao é de 3 meses a um ano, está errado porque deveria ser de detencao. 

  • Quando eu lembro que desisti de sair de Fortaleza para ir fazer essa prova em Tocantins me da alivio. 

  • Nem Juízes sabem as penas e eles querem COBRAR isso.

  • q banca mediucre, ainda vai fazer a prova da PMGO

  • Tudo bem que uma Banca pode testar o conhecimento do candidato da forma que quiser, desde que não ultrapasse os limites do intelectual humano. Entretanto, aplicar questões visando a quantidade de anos de uma pena, foge completamente da normalidade. Me arrisco até em dizer que é falta de capacidade dos organizadores da banca, no que tange à elaboração de questões com mais dinamismo. Não quero diminuir o mérito das questões, mas é preciso que tenha-se mais ética e bom senso por parte dos responsáveis. Afinal, muitas pessoas como eu, estão diariamente estudando, afim de conquistar o tão sonhado cargo público. Então, que pelo menos possamos ter a chance de competir em um nível mais ético e sério.

  • A questão em comento pretende aferir os conhecimentos dos candidatos a respeito dos crimes contra a administração pública. Analisaremos cada alternativa separadamente:
    Letra AIncorreta. O erro da alternativa consiste no quantum da pena máxima. Segundo o art. 312 do CP, a pena é de reclusão, de 2 a 12 anos, e multa e não de 2 a 10 anos e multa constante na alternativa. 
    Letra BCorreta. Transcrição literal do art. 313-A do CP.
    Letra CIncorreta. Conforme disposto no art. 314 do CP, a pena é de reclusão de 1 a 4 anos, se o crime não constituir crime mais grave e não de 1 a 5 anos como pretendeu a questão.
    Letra DIncorreta. Segundo art. 317 do CP, a pena para o crime de corrupção passiva é de reclusão, de 2 a 12 anos e multa.
    Letra EIncorreta. Conforme dispõe o art. 319 do CP, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa.

    GABARITO: LETRA B
  • Essa banca é maluca... Fazem isso só para não ter recurso ! Fora a incapacidade deles em gerir a própria organização do certame...É pagamento que não é confirmado... É funcionário preguiçoso... Cruzes AOCP, me larga vei !

  • Pra que uma banca dessa quer que as pessoas decore quantidade de pena. Nem em prova de delegado, promotor e de juiz cobra um tipo de questão dessa, querer saber qual e a pena de determinado crime. Vade mecum existe pra que?

  • Banca ridícula!!!

  • Absurdo isso.

  • Essa banca só pode tá de brincadeira

  • Questão ridícula!!!

  • meu deus kkk

  • AOCPENA k

  • kkkkkkkkkkkkkkk que ridícula esta questão

  • gab- b

  • banca lixo!

  • Vocês reclamam demais

    qsl.Tu sabe qual e o bizu,vai papirar.

  • Essa sabe medir o nível de conhecimento de alguém kkkk Ela consegue criar uma questão pior que a outra!!

  • VCS DEIXA DE CHORAR E VAI ESTUDAR AS PENAS

  • Sinceramente cobrar pena só mostra que a banca é mto despreparada.
  • PMBA Domingo quero chegar GRANDÃO

  • Banca lixo

  • essa banca e das piores, ela coloca questao errada faltando um (s)

  • A questão de cima dava pra eliminar de duas a três questões... essa daí tá fumo mesmo kkkkkkk

  • Banca lixo, cobrar pena!

  • Lixo de banca cobrando pena

  • Esses fdp querem cobrar até o tempo da pena? Isso é muito injusto!
  • AOCPena. kkkkk

  • ela dá os conceitos corretos para cobrar a pena. QUE LIXOOO

  • Essa banca é uma pegadinha

  • Questão que envolve pena é dar pena.

  • GABARITO=B

  • Se cobrou prazo, já sabemos que é AOCP. Atestado de incompetência. Ainda bem que é só ela. E que não ganhe mais licitações!
  • olha as estatísticas kk

  • EU ACHO QUE A BANCA QUER JUIZ E NÃO SOLDADO

  • Inserção de dados falsos em sistema de informações.

    cp 313-A pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa.

    313-b Modificar os dados pena de 3 meses a 2 anos.

  • FAMOSO BIZU!= ESTUDAR

  • Acertei,porém,questão desse modelo é muita sacanagem da banca.

  • Banca lixo. AOCP E INSTITUTO AOCP SÃO BANCAS DIFERENTES OK?

  • GABARITO - B

    Peculato Eletrônico prevê a mesma pena do peculato normal...

    Parabéns! Você acertou!

  • Qual a necessidade de cobrar pena em abstrato para PM??? Nem em prova de juiz tem isso

  • AOC PENAS

  • Questão suscetível a anulação.

  • AOCPena !!

  • Galera, olhem as estatísticas kkkkkk, ninguém decora as penas, essa banca...

  • desnecessário a banca cobrar quantidade de anos da pena em questão ,ninguém consegue guardar em mente todas as penas em não

  • Essa questão era pra soldado ou pra juiz? Ridículo ficar cobrando penas assim, uma questão dessas eu só pulo...

  • cobrar pena é desumano!

  • PM-TOFORA

  • É um absurdo cobrar pena para prova de PM ou de nível médio. É até difícil prova de juiz ou MP cobrar.

  • Essa banca AOCP é a banda mais sem noção.

  • A questão foi letra de lei. Artigo 313-A com os verbos, INSERIR OU FACILITAR, já mataria a questão.

    PROXPERA!!

  • a) PECULATO: Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    b) INSERÇÃO DE DADOS FALSOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    c) EXTRAVIO, SONEGAÇÃO OU INUTIIZAÇÃO DE LIVRO OU DOCUMENTO: Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, é crime com pena de reclusão, de um a cinco anos, se o fato não constituir crime mais grave.

    d) CORRUPÇÃO PASSIVA: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

    Pena - Reclusão de dois a doze anos, e multa.

    e) PREVARICAÇÃO: Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

     Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    BIZU: SÃO PENAS GRAVES DE 12 ANOS:

    Peculato, Inserção de dados falsos, Concussão, corrupção passiva e ativa.

    Pena de Reclusão de 2 a 12 anos, e multa.

    MENOR IMPORTÂNCIA: menos 1/6 a 1/3 da pena.

    PEQUENO VALOR: menos 1 a 2/3 da pena.