As vacas leiteiras geram caixa para transformar os pontos de interrogação em estrelas. Logo, determinar quais pontos de interrogação (ou gatos selvagens) serão transformados em estrela é uma decisão estratégica básica, assim como escolher o momento em que o cão (ou abacaxi) deve ser retirado do mercado. Após a fase da estrela, o empreendimento tende a se tornar uma vaca leiteira, pois a taxa de crescimento do mercado passa a ser cada vez menor e ele entra numa fase de amadurecimento. Os pontos de interrogação que não forem escolhidos devem ser administrados até se tornarem cães. Estes devem ser retirados do portfólio após gerar o máximo de caixa possível. Classificações de produtos segundo a matriz BCG: • Vacas Leiteiras: inseridos em mercados de baixo crescimento, oferecem um bom fluxo de caixa por terem uma grande parcela deste mercado.
• Cães (ou abacaxi): fraca posição competitiva. Inserido em mercado de baixo crescimento, pode ser tornar uma armadilha por oferecer fluxos de caixa pequenos.
• Estrela: inseridos em mercados de alto crescimento, consomem muitos recursos para sustentar o seu próprio crescimento. Tendem a gerar altos lucros e ao longo de sua consolidação no mercado, equilibrar a geração de caixa.
• Pontos de interrogação (ou gatos selvagens): pouca participação em mercados de alto crescimento. Consomem grandes recursos mas
geram pouco fluxo de caixa.
Fonte: LOBATO, D. M. et al. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.