SóProvas


ID
263854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da matriz BCG:
    Estrelas - Participaçao elevada de produtos em mercados com altas taxas de crescimento - alta potencial de lucratividade. (É o caso da questão)
    Ponto de interrogação - participação baixa de produtos em mercados com altas taxas de crescimento. É necessário investimento, porém o retorno é incerto.
    Vacas leiteras - participação alta de produtos em mercados estabilizados - Não há necessidade de investimentos para haver retorno financeiro
    Vira-latas ou cão - participação baixa de produtos em mercados com baixa participação no mercado. Precisam de dinheiro para sobreviver, mas não ganham suficiente para tanto.

    Importante observar que a colocação da empresa nessa matriz é dinâmica, ou seja, pode mudar de posição na matriz.
  • ASSERTIVA A

    A matriz BCG (Boston Consulting Group) torna mais precisa a avaliação do portfólio de produtos de uma empresa, facilitando assim as decisões sobre as ações a serem tomadas para cada produto, inclusive de investimentos.


    As vacas leiteiras geram caixa para transformar os pontos de interrogação em estrelas. Logo, determinar quais pontos de interrogação (ou gatos selvagens) serão transformados em estrela é uma decisão estratégica básica, assim como escolher o momento em que o cão (ou abacaxi) deve ser retirado do mercado. Após a fase da estrela, o empreendimento tende a se tornar uma vaca leiteira, pois a taxa de crescimento do mercado passa a ser cada vez menor e ele entra numa fase de amadurecimento. Os pontos de interrogação que não forem escolhidos devem ser administrados até se tornarem cães. Estes devem ser retirados do portfólio após gerar o máximo de caixa possível.


    Classificações de produtos segundo a matriz BCG:

    • Vacas Leiteiras: inseridos em mercados de baixo crescimento, oferecem um bom fluxo de caixa por terem uma grande parcela deste mercado.
    • Cães (ou abacaxi): fraca posição competitiva. Inserido em mercado de baixo crescimento, pode ser tornar uma armadilha por oferecer fluxos de caixa pequenos.
    Estrela: inseridos em mercados de alto crescimento, consomem muitos recursos para sustentar o seu próprio crescimento. Tendem a gerar altos lucros e ao longo de sua consolidação no mercado, equilibrar a geração de caixa.
    • Pontos de interrogação (ou gatos selvagens): pouca participação em mercados de alto crescimento. Consomem grandes recursos mas
    geram pouco fluxo de caixa.

    Fonte: LOBATO, D. M. et al. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
  • Olhar uma figura sempre é preferível a ler uma explicação.

  • Resumo

    Matriz BCG = 4 Quadrantes 

    Estrela = mercado em crescimento;

    vaca leiteira = gera muito fluxo de caixa, empresa estabilizada, não cresce;

    abacaxi = retira produto do mercado;

    interrogação = tem potencial p/ crescimento.

  • LETRA A.

    participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas= ESTRELA