-
c) O CONARQ e não o SINAR
-
Decreto nº 4.073
Art. 2o Compete ao CONARQ:
VIII - estimular a integração e modernização dos arquivos públicos e privados;
-
O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e pprivados,visando à gestão,à preservação,e ao acesso aos documento de arquivos.
-
pra nunca mais errar competencias de SINAR E CONARQ basta gravar os verbos que só aparecem no SINAR: Implementar, Disseminar, Garantir, Colaborar, Possibilitar, Proporcionar(cuidado pois é parecido com o Verbo Propor que aparece no CONARQ) e Promover(se falar em promover Gestão/Preservação/Acesso/Integraçao/Modernização é SINAR, se falar em Promover Interrelacionamento entre Arquivos Publicos e Privados e Promover a Elaboração do cadastro é CONARQ)
pra quem preferir gravar os verbos que só aparecem no CONARQ: Estabelecer(questão), Estimular, Zelar, Subsidiar, Identificar, Recomendar, Propor, Articular, Manter e Promover(Cadastro nacional e Inter-relacionamento entre arq. publico e privado)
-
A) Os arquivos das câmaras municipais integram o Sistema Nacional de Arquivo. Lembrem-se que o SINAR é um sistema nacional de arquivos, e o integram todos os arquivos de todos os poderes e esferas, inclusive o DF. "Art. 12. Integram o SINAR: I o Arquivo Nacional.... VII - os arquivos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo."
B) Os integrantes do SINAR seguirão as diretrizes e normas emanadas do CONARQ. Isso é o conhecimento mais básico sobre o decreto 4.073.
C) O SINAR tem por finalidade estimular a integração e modernização dos arquivos públicos e privados. Quando fala-se de SINAR e CONARQ, temos que lembrar que o SINAR põe a mão na massa. "Decreto nº 4.073, Art. 2o Compete ao CONARQ: ...VIII - estimular a integração e modernização dos arquivos públicos e privados;"
D) Aos integrantes do SINAR compete garantir a guarda e o acesso aos documentos de valor permanente. Põe a mão na massa, novamente.